• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Granfondo Aldeias do Xisto 2018 - 30/09/2018

adrianoagostinho

Active Member
Bom dia :D,

Então como está a recuperação do empeno?

Meu primeiro "grande" evento do género, antes deste só participei no MF de Santarém, logo não tenho bem termo de comparação de "grandes" eventos.

A nível de organização acho que teve 5*, o percurso esteve muito bom, boas paisagens e muito duro, acho que também é isso que o faz "especial", se tudo correr bem e poder irei mais vezes.

Uma fotografia já depois da meta.

42887258_2147740675265623_7254694238233821184_n.jpg
 

Bernalve

Well-Known Member
Também fiz este Domingo o Mediofondo. No dia anterior fomos à Torre e onde mandei um valente trambolhão numa curva a descer. Fui ao médico ontem e não está nada partido, apenas inflamações. Com fraca mobilidade no braço direito lá fui eu sem grande vontade no Domingo fazer a prova. Em cima da bicicleta até não me sentia mal, apenas não conseguia ir como a mão direita aos bolsos, usei a esquerda. Mas com o receio de cair outra vez e porque tinha a roda de trás empenada, não me dava confiança nenhuma, fiz as descidas de forma relaxada. Quem passava por mim que passasse. As subidas fiz mais ou menos ao meu ritmo, mas vi logo que estava cansado do dia de ontem. Foi sempre a fazer menos Watts a cada subida que passava, mas terminei sem sustos e foi um bela volta para ganhar ritmo para o Tavira no próximo fim de semana. Acabei em 47º.

Foi GF com a paisagem mais bonita que fiz este ano, mas com as descidas mais perigosas. E também fiquei a achar que foi o mais duro. O percurso do Mediofondo foi mais duro que os percursos de Grandfondos que fiz este ano, Algarve, Arrábida, Lisboa e Santarém. Mas duro que o Mediofondo da Serra da Estrela. Tinha de tudo, descidas perigosas, rápidas, rampas a 15%, subidas longas, estradas em mau estado, tudo.

Irei repetir, zona com muito por onde explorar. A primeira subida é coisa mais brutal que fiz este ano, em dificuldade e paisagem.. A vila do Fundão podia ser mais turística, ainda tem muito por onde melhorar nessa parte.
 

jocarreira

Well-Known Member
Percurso muito bonito e muito duro, mas cheguei ao fim e quase quase dentro do horário previsto. Disse à namorada que provavelmente chegava por volta das 15h, cheguei às 15h03 :)
Não consegui fazer a preparação ideal para uma prova deste tipo mas pronto, enfrentei o desafio e consegui concluir, ainda que as cãibras tenham aparecido logo a meio do percurso (eu só pensava "estou fdd, ainda falta metade ai ai ai")

Fazendo um apanhado da organização e da prova (fiz o Granfondo), aqui vai:
Quando levantei o dorsal deram-me um saco com uns "brindes": panfletos, uma caneta e uma braçadeira/porta-chaves. Na inscrição dizia "Oferta de um brinde especial (oferta limitada aos primeiros 1000 inscritos)", se calhar esse brinde especial era a dor de pernas. Por 35€ de inscrição estava à espera de mais, basta olhar para os brindes oferecidos nos eventos Bikeservice.
O arranque da prova foi feito logo a abrir, nem sei se existiram os 4km de andamento controlado.
Percurso muito bonito e também muito duro mas já ia mentalizado que ia ser assim, só não esperava era que a primeira cãibra fosse a meio portanto se já ia a gerir na primeira parte, na segunda parte ainda tive que gerir mais (ou seja, abrandar).
Do ponto de vista dos abastecimentos, acho que só falhou um ponto de água anunciado ao km 57 (Alto de Fajão) mas afinal estava um par de km mais à frente. Inclusive tinha uma placa a anunciar abastecimento líquido a 500m mas chegando lá nem vê-lo. De qualquer maneira não ia a fazer conta de parar mas vi pessoal a queixar-se disso.
Grande parte do percurso fiz a solo (a partir da separação dos percursos) o que tornou a prova ainda mais desafiante, mas eu até gosto de andar a solo. Quando me deu a primeira cãibra (subida para o Miradouro do Orvalho acho eu) passou por mim um senhor do Grupetto D'Arrábida que ao ver-me a diminuir a velocidade e a esticar as pernas avisou-me logo: "Cãibras? Tens que beber água!!" e lá foi ele. Segui ao meu ritmo controlado e no início da subida seguinte passei por ele, estava parado a encher os bidons de água junto da organização. (Aqui deixo um ponto positivo em relação à organização que tinha alguns abastecimentos de água que não estavam assinalados, não parei em nenhum mas sabe bem encontrá-los). Ao passar por ele, diz-me assim: "Ai estás a rir? Mete água, olha as cãibras!!!" e como eu ia num ritmo mais baixo logo à frente apanhou-me, trocámos algumas palavras e convidou-me a seguir na roda dele: "Vai na roda, não é ao lado, é na roda!". Foi das poucas vezes em que consegui aproveitar uma roda e seguimos juntos até quase ao último abastecimento em Bogas de Cima. Depois parei nesse abastecimento, ele também parou menos tempo e nunca mais o vi.
Mais uma vez, as duas últimas subidas (Açor e Alcongosta) foram feitas sempre a gerir e a enxotar as cãibras quando elas começavam a dar sinal de voltar. No dia anterior tinha ido fazer a última subida numa espécie de mexer as pernas e reconhecer o final (apesar de já ter passado lá várias vezes de carro). Nesse dia depois da volta disse à minha namorada "Amanhã vou ver pessoal a pé na subida de Alcongosta." Dito e feito, na prova quando começo a fazer a primeira rampa já lá iam alguns a empurrar a bicicleta, tinha lá partes bem duras ao fim de 140km (para os do granfondo).
Nos últimos 3km até à meta já tinha cãibras nas duas pernas, já só conseguia pedalar em pé e foi sempre a cerrar os dentes até à meta, afinal de contas queria cumprir a hora que tinha dito, 15h.
Sobre o almoço e duches não posso dar a minha opinião, já tinha almoço noutro lado à minha espera.
Sobre o percurso, estava bem assinalado e não tenho nada a apontar.
Quanto à organização no geral, é mais fraca do que a da Bikeservice (fiz o mediofondo do Douro à 2 anos). O preço da inscrição é igual mas não há brindes, as fotos são pagas (mas as minhas até estão bem fixes, se calhar ainda compro o que faz com que a inscrição acabe por ficar ainda mais cara) e o diploma digital não faço ideia onde se faz o download (no Douro aquilo era automático no site da cronometragem).

Fica aqui uma foto (gratuita, yeeeeeee) com o amarelinho na frente :D
FB_IMG_1538429156479.jpg
 

Pratas7

Active Member
como se costuma dizer.... "Quem vê caras nao vê Coraçoes"... neste caso das Aldeias de Xisto Fundao... "quem vê graficos nao vê a dureza" :eek::oops::eek:

- Pelo acumulado todo pessoal sabia que ia ser duro, mas existia mt rampinha( 10% ou 15%) com 400 a 600 metros escondidas fora das montanhas assinaladas!
- Alem disso, na 1ºmontanha com 13 km onde a inclinaçao media maxima por km era 9%, na realidade era tipo 400m a 4% e o resto a 15%.... DOEU

Sobre a Prova:
- Fiz ao meu ritmo, até a primeira montanha fui tranquilo, no entanto nao entrei bem na 1ºmontanha devido a dureza das rampas, devido ao meu peso e cassete 28 nao consegui ter 1 ritmo certo e os BPM iam a 1000.... ia mt desconfortavel (fui ao inferno)
- Depois da 1º montanha, a historia foi outra(o pior estava feito), respirei fundo...e segue para bingo, as restantes dificuldades apesar de algumas % elevadas nao eram longas e era possivel por um ritmo constante!! percurso sobe e desce com varios grupos perdidos, andei apenas 15km sem ninguem..
Acabei muito bem tendo em conta os primeiros 35km com 1000 de acumulado!

Dureza: foi o meu primeiro Aldeias de Xisto e axei muito duro comparado com os restantes, ainda bem que o @Bernalve diz os mesmo em relaçao aos GF!!

Paisagems espectaculares...foi a primeira vez que andei a sacar do telemovel para tirar fotos durante a prova!
Abastecimentos: Normais, parei em ambos para abastecer de agua e comer umas barras horriveis
Quedas: Foi tambem a primeira vez que nao vi nenhuma queda e o pessoal até se portou muito bem...
Afluencia: Sinceramente pensava que a participação ia ser maior, apenas cerca de 1000 ciclistas

Fiz o MF em 4h.21m e 100º na Geral..

Nota: As organizaçoes têm que parar de dar sacos com "brindes", quando na realidade é 1 RESMA de papel de publicidade e 1 porta chaves :rolleyes:

Ta feito..... :cool:
 

h_orvalho

Active Member
Um ponto positivo : O almoço foi melhor do que o "normal" neste tipo de eventos de estrada a que tenho ido.
Um ponto negativo : os abastecimento poderiam ter mais variedade.
 

jocarreira

Well-Known Member
Estas já são as fotos a pagar certo? Se conhecerem algum sitio onde estejam fotos digam, por agora só encontrei mesmo na página do Facebook do Skyroad Granfondo e no site quieromisfotos.
 
Top