Giant Defy Advanced 1

DMA

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#81
O aro ter maior largura interna deveria ter aumentado o conforto; maior largura interna equivale um maior volume de ar no interior do pneu e maior capacidade de amortecimento.
A questão deve estar ligada a passagem de Al para carbono e/ou o enraimento das rodas (tipologia, tensão dos raios, etc.)
 

kostaviks

Well-Known Member
#82
O aro ter maior largura interna deveria ter aumentado o conforto; maior largura interna equivale um maior volume de ar no interior do pneu e maior capacidade de amortecimento.
A questão deve estar ligada a passagem de Al para carbono e/ou o enraimento das rodas (tipologia, tensão dos raios, etc.)
Está aqui tudo...
 

joseruivo

Well-Known Member
#83
O aro ter maior largura interna deveria ter aumentado o conforto; maior largura interna equivale um maior volume de ar no interior do pneu e maior capacidade de amortecimento.
Sem mexer na largura do pneu, o volume de ar é igual com aro mais largo ou estreito, muda apenas o perfil do pneu (montado no aro), que passou a ser mais baixo. Se trocares os pneus de perfil normal/alto de um carro, por uns de baixo perfil, o conforto aumenta ou diminui?

A questão deve estar ligada [...] enraimento das rodas (tipologia, tensão dos raios, etc.)
Tinha perguntado pelo número de raios, esqueci-me da tipologia - radial ou cruzada - e tensão...
 

DMA

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#84
No caso do pneu da bike, a diminuição do perfil deve ser mínima.
No caso do pneu do carro tu compras especificamente algo com um menor perfil.
Num pneu 205/60 para um pneu 205/55 estamos a falar de aprox 10mm de diferença no perfil.

https://cyclingtips.com/2016/11/the-new-normal-the-thinking-behind-wide-road-wheels/

"As a result, you not only get more air volume for the same tire size, but also less casing deformation under load at at a given inflation pressure, and a larger-radius curvature on the tread cap."
 

edununo

Well-Known Member
#85
Specialized Roval C 38 Disc Set features:
  • Rim Type: Carbon clincher, 2Bliss Ready
  • Rim Material: Carbon
  • Braking Surface: Disc brake only
  • Rim Depth: 38mm
  • Rim Width: 21mm internal, 26.6mm external
  • Front Spoke Pattern: Two-cross/Radial
  • Rear Spoke Pattern: Two-cross/Two-cross
  • Spoke Count: 24 front, 24 rear
  • Spoke Type: DT Swiss Competition Race J-bend
  • Nipple Type: DT Swiss Pro Lock Brass hexagonal
  • Front Hub: DT Swiss 350 Disc for Roval, 100x12mm, Centre Lock™
  • Rear Hub: DT Swiss 350 Disc for Roval, 142x12mm, Centre Lock™, 11-speed
  • Assembly Method: Hand-built
  • Extras: Roval tubeless tape and tubeless valves
São estas as specs das rodas.
 

DMA

Well-Known Member
#86
Com 21mm internos e pneus 28mm acho que tens tudo para a bike ser relativamente confortável. Parece-me que vai passar muito por jogar com a pressão e ver o impacto dessas modificações.
Ainda para mais com pneus tubeless tens uma grande amplitude para "brincar".
Mais tarde podes é ver o impacto que pneus diferentes possam eventualmente ter (carcaças com mais TPIs por exemplo ..)
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
#87
Tenho essas rodas, e vim de Mavic Aksium, e depois de DT Swiss RC38c, que basicamente são identicas a estas mas para pinças. As medidas das rodas são do melhor e do mais actual, tal como já te disseram, algum perfil, boas para subir e descer, sem sentir muito o impacto do vento, largura interna e externa para proporcionar ganhos aerodinamicos (largura externa, pneu à face com a roda, sendo o ideal medidas entre 26 e 28), e conforto (largura interna, dá para jogar com as pressões).
Tem o sistema star-ratchet, para tornar a pedalada mais suave, e com center lock, no fundo são umas grandes rodas.

Não gosto: para quem gosta de ouvir o cubo, roda livre, esquece, nunca tive nada tão silencioso, ouve-se mais a corrente a passar na pedalada do que a roda livre, que aliás, com vento ou velocidade não consegues mesmo ouvir.

Em relação ao conforto, não és o único a dizer que são desconfortáveis (https://intheknowcycling.com/the-best-carbon-wheelset-for-the-money-2/) mas para mim, no meu quadro, e vindo das RC38c, honestamente não senti qualquer diferença, mas cada caso é um caso. Para mim dos melhores selins que tive, era uma tábua de carbono sem padding, sem qualquer espuma.

Para melhorar o conforto, passa pelo que já te disseram, jogar com as pressões e tipos de penus (os tais TPIs e experimentar outras larguras de pneus). Como te disse o RTC "por exemplo para uns Vittória Corsa Graphene 28mm que até ficas impressionado com a diferença de conforto que um pneu pode ter com as mesmas pressões" eu concordo em absoluto, são pneus fantásticos. Que pneus tens montados?
 

edununo

Well-Known Member
#88
Eu tenho montados os pneus Giant que vieram com a bike. São Tubeless ready, 28c. Como têm poucos kms vou gastar primeiro estes.
Também já reparei que são muito silenciosas. Por acaso um pouco mais de ruído da roda livre até era bem vindo.
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
#89
Haaa, e têm outra coisa, os apertos das rodas, obrigam a andar com a ferramenta atrás. Fica muito bem, não ter lá nada na roda, super limpa, mas depois temos de levar a chave da roda atrás... Por acaso aponto essa falha à Roval, se não tens ferramenta, tens de forcosamente comprar para o caso de querer tirar uma roda, as tuas @edununo, aconteceu o mesmo?
 

RTC

Moderador
Staff member
#90
@Paulo Almeida Não se desapertam com uma chave allen? Hoje em dia todos nós saímos com um kit chaves dessa no bolso. Tão elementar como levar uma câmera de ar.
Eu substituí os meus apertos Thru axle por uns desses de chave para ficar mais clean. Desapertam com uma chave allen de 8mm.
A única "desvantagem" é demorar mais 5 segundos a tirar a roda. :)
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
#92
@Paulo Almeida Não se desapertam com uma chave allen? Hoje em dia todos nós saímos com um kit chaves dessa no bolso. Tão elementar como levar uma câmera de ar.
Eu substituí os meus apertos Thru axle por uns desses de chave para ficar mais clean. Desapertam com uma chave allen de 8mm.
A única "desvantagem" é demorar mais 5 segundos a tirar a roda. :)
Sim, sim, tenho um kit de chaves, câmera de ar, desmontas e bomba, vão sempre comigo, o que queria dizer, era algo tipo Ikea, se compramos uma mobilia, aquilo tras as chaves necessárias para fazer o serviço, no caso das rodas, quem nao tenha tem que comprar, mas também percebo que é para incentivar a venda nas lojas de kits de chaves :) levo no bolso do jersey em voltas curtas, mas normalmente até vai numa bottle cage agora no Inverno.
 

RTC

Moderador
Staff member
#93
Sim, sim, tenho um kit de chaves, câmera de ar, desmontas e bomba, vão sempre comigo, o que queria dizer, era algo tipo Ikea, se compramos uma mobilia, aquilo tras as chaves necessárias para fazer o serviço, no caso das rodas, quem nao tenha tem que comprar, mas também percebo que é para incentivar a venda nas lojas de kits de chaves :) levo no bolso do jersey em voltas curtas, mas normalmente até vai numa bottle cage agora no Inverno.
Entendido! E faz todo o sentido se a roda é vendida com esse tipo de aperto. :)
 

jppina

Well-Known Member
#94
Hoje em dia, normalmente, esse tipo de rodas, de Thru Axle, não traz apertos, os apertos são específicos do quadro e forqueta... porque cada um tem um passo de rosca diferente!

Por exemplo, um Defy tem passo de rosca 1,5 na forqueta e no quadro, enquanto uma Emonda tem um passo de 1,75 no quadro e forqueta.

Calculo que o Ednuno terá usado os apertos originais que vinham com a bicicleta, e que as rodas que comprou não traziam apertos nenhum...

Pessoalmente também prefiro os apertos de chave sextavada (os que tenho na Epic são de 6, e não de 8 como o RTC e PEtrix têm, mas isso pode variar de aperto para aperto...) pois assim a bicicleta fica mais limpa.
 

edununo

Well-Known Member
#95
Exactamente.
Os Thru Axle são os mesmos. Aliás nem os considero como parte das rodas mas sim do quadro e da forqueta.
Há rodas que são mais versáteis e trazem adaptadores para QR ou para 12x135. Estas Roval não trazem mas para mim não fazem falta.
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
#96
Hoje em dia, normalmente, esse tipo de rodas, de Thru Axle, não traz apertos, os apertos são específicos do quadro e forqueta... porque cada um tem um passo de rosca diferente!

Por exemplo, um Defy tem passo de rosca 1,5 na forqueta e no quadro, enquanto uma Emonda tem um passo de 1,75 no quadro e forqueta.

Calculo que o Ednuno terá usado os apertos originais que vinham com a bicicleta, e que as rodas que comprou não traziam apertos nenhum...

Pessoalmente também prefiro os apertos de chave sextavada (os que tenho na Epic são de 6, e não de 8 como o RTC e PEtrix têm, mas isso pode variar de aperto para aperto...) pois assim a bicicleta fica mais limpa.
Bem visto, faz sentido :)
 

edununo

Well-Known Member
#99
Passei um destes dias na Famabike. Têm algum material com 50% de desconto e estavam lá estas luzes. Custavam 12 euros e ficaram por 6. É só retirar as tampas e colocar as luzes. Ao carregar na própria luz passa de apagado, para fixo, para intermitente e novamente apagado.
Por 6 euros resolvi arriscar.