Dormência e Ardor nos Pés

Remi

New Member
#1
Olá pessoal,

Ultimamente tenho tido bastante dormência que com o passar dos km's evolui também para algum ardor nos pés

Os sintomas vêm bastante rapidamente (logo ao fim de meia duzia de km's) e às vezes a dormência até persiste alguns dias como se tivesse algum nervo magoado ou algo do género, isto caso faça muitos km's.

Já troquei de sapatos, comprei uns com sola mais rígida e não notei diferência, até acho que sinto mais os sintomas.

Já esperimentei outros pedais (troquei temporariamente os meus Keo por uns SPD-SL) e não também notei melhoras.

Já experimentei diversas posições de cleats, também sem melhoras.

Já não sei o que mais fazer .. alguém tem ou teve este problema?
 
#2
Como deves saber o nosso corpo é um enmaranhado de nervos e outras coisas mais que não interessa aprofundar.

Por exemplo a dor ciática (ou siática :S) que muitos de nós já ouvimos falar, é uma dor que se sente nas pernas, mas razão dessa dor é na coluna, normalmente a existência de érnias discais.

Embora isto possa parecer que nao está relacionado com o tema, está realmente, isto para explicar que o formigueiro que sentes dos pés, ou essa dor, pode não ser originada realmente dos pés, mas pode sim ser originada por alguma parte do teu corpo que esteja a ser pressionada no teu contacto com o selim.

Convém sempre verificar o ajustamento da bicicleta à tua pessoa, a tua posição etc.

Sentes-te confortável quando estás sentado no selin, não sentes pressão na zona da próstata nem nada?
 

mvit

New Member
#3
Pois é, eu sofro do mesmo problema!!
ja tentei mudar os encaixes dos sapatos mais para a frente, por ex. , melhorou, mas não resolveu.
ultimamente tenho verificado que na bike de estrada ainda me doi mais doque no btt, no btt o prob. so aparece nas voltas maiores, mas na estrada é logo ao fim de 10 km, chegando ao fim, no outro dia nem conseguia meter o pé direito no chão!!
utilizo os mesmos sapatos nas duas bicicletas, com pedais spd.
 
#7
Eu por exemplo nos sapatos de estrada se usar umas meias mais grossas tambem me adormecem com frequência os pés. Mas claro está uma pessoa de tempos a tempos tem que aliviar as fitas para ajudar a circulação. O pedalar muito tempo sentado tambem pode ajudar a agravar o problema.
 
#8
Também pode ser uma má postura sobre a bicicleta; tamanho do quadro incorrecto, ou ajustes defecientes que podem causar desconforto, dores e em casos extremos , lesões.
 
#9
Cada caso é um caso, no entanto tenta rectificar a inclinação do selim, tal como já foi dito. Comigo acontecia sentir como se me estivessem a espetar um prego na zona da "bola" do pé. Rectifiquei a inclinação do selim e ajustei as traves dos sapatos e passou. Se não der resultado, pensa em mudar de selim. Penso que a chave da "coisa" deve estar no selim.
 
#10
Boas!

Obrigado a todos pelas respostas!

Realmente já estive inclinado para adquirir umas palmilhas novas, mas são iguais às dos meus sapatos de btt que também são de carbono e da mesma marca, por isso estava a tentar ver se não haveria outra resposta ao problema.

O selim em si não será o problema pois também tenho os sintomas no rolo com outra bike diferente com um selim diferente.

Em btt pedalo menos tempo continuo e numa posição menos "agressiva" ... de momento a minha principal suspeita da causa do adormecimento será a mesma que causa o adormecimento no rabo e "partes" quando vamos muito tempo sentados numa subida: falta de relaxamento por estar muito tempo a pedalar na mesma posição e em contínuo e alguma falta de habituação ao novo calçado e posições.

Esta semana tenho treinado bastante em estrada e hoje fiz uma longa subida (Covilhã>Torre) e já sinto menos os sintomas, devo estar a ficar mais habituado à posição, mas mesmo assim vou de facto dar uma vista de olhos à posição/altura do selim e experimentar umas palmilhas de gel para ver se atenua e se me permite pedalar mais tempo em carga.
 
#11
Companheiro só tenho um concelho a dar em vez de andares a gastares dinheiro em material (palmilhas de gel, pedais etc), consulta um médico (ortopedista) e ele em principio manda-te efectuar alguns exames e logo vez o que é.
 
#12
Tenho 4 bicicletas (duas de BTT, uma no rolo e uma de estrada) e faço regularmente muitos km's em todas elas, só na de estrada é que me acontece isto.

Acho que não é nenhum problema ortopédico, mas ...
 
#13
O que eu te aconselho é a consultares alguém (médico) se o problema persistir, e colocares as tuas queixas em vez de andares por tentativas a resolver a questão, pois pode ser uma coisa simples de resolução (técnica) ou algo mais complicado (saúde).
Apenas te digo que tive um problema similar que aparentava ser do material, troquei avanço, selim etc. só faltou comprar uma nova bike, e passado 1 ano e muito dinheiro gasto, afinal era um problema na coluna que me comprimia um nervo.
Boa sorte e que seja só um problema de material.
 

{the_crow}

Well-Known Member
#14
O que eu te aconselho é a consultares alguém (médico) se afinal era um problema na coluna que me comprimia um nervo.
Penso que é o motivo pelo qual tb tenho dormencia e ardor nos pes.. e devido o facto de tar mais pesado.. mais sobrecarga na coluna.. A unica soluçao é encontrar 1 posiçao mais confortavel na bicicleta.
 
#15
Penso que é o motivo pelo qual tb tenho dormencia e ardor nos pes.. e devido o facto de tar mais pesado.. mais sobrecarga na coluna.. A unica soluçao é encontrar 1 posiçao mais confortavel na bicicleta.
Tu tens esse problema nos pés, provavelmente porque não usas sapatos de sola rija. Quando eu andava de sapatilha normal, fazia 20 Km e estava arrumado, cheio de dores dos pés. Acho que devias investir, quando pudesses. ;)
 
Last edited: