Distância de 2m para ultrapassar bicicleta ... em 1940!

#2
Agora é mais, é 1.5 até ao ciclista
Mas eu acho que isto nem devia ser preciso se as pessoas soubessem conduzir, acho que a maioria nem tem a noção das dimensões das viaturas que conduzem, é vê-los fazer razia a tudo e a todos, em algumas situações passam a uma distância enorme
O problema está na educação e no saber, o resto é polémicas e conversa que não interessa a niguem
 

cconst

Well-Known Member
#3
este fim de semana aconteceu-me uma: uma Srª que ao passar por mim a distancias claramente inferiores ao 1,5m... decide apitar (no momento em que o carro apenas era visível pelo canto do olho). Apanhei um daqueles cagaços, que se fosse um gato dava um salto de 3 metros no ar com 3 ou 4 mortais e piruetas!!!



Escusado será dizer que enquanto o carro esteve na minha linha de visão me fartei de chamar nomes e de esbracejar... não que conseguisse resolver o que quer que fosse, mas foi a adrenalina do susto.
 

Bruso

Well-Known Member
#4
este fim de semana aconteceu-me uma: uma Srª que ao passar por mim a distancias claramente inferiores ao 1,5m... decide apitar (no momento em que o carro apenas era visível pelo canto do olho). Apanhei um daqueles cagaços, que se fosse um gato dava um salto de 3 metros no ar com 3 ou 4 mortais e piruetas!!!



Escusado será dizer que enquanto o carro esteve na minha linha de visão me fartei de chamar nomes e de esbracejar... não que conseguisse resolver o que quer que fosse, mas foi a adrenalina do susto.
Aí está uma coisa que eu nunca percebi. Porque apitam aquando de uma ultrapassagem? Ignorância pura.
 

jpacheco

Moderador
Staff member
#5
Aí está uma coisa que eu nunca percebi. Porque apitam aquando de uma ultrapassagem? Ignorância pura.
Se apitassem ligeiramente a 200, 300 metros para nos apercebermos do carro é uma coisa. Está alertar... em cima de um gajo tb já apanhei caga cagaço. Até mesmo os que não apitam. Por vezes aparecem do nada e com o vento ou que seja não se houvem ...xiça.
 
#9
Aí está uma coisa que eu nunca percebi. Porque apitam aquando de uma ultrapassagem? Ignorância pura.
Simplesmente porque está no código da estrada. Estava quando o tirei, há muitos anos... e continua a estar!

E era bom que todos apitassem para nos alertar da sua presença, muitas vezes com o vento e/ou velocidade não se ouvem... claro que tem de ser com a devida antecedência, de nada serve apitar quando se está em cima do ciclista...

E obviamente que nas estradas de muito trânsito de nada servem, mas nas outras dá muito jeito... quando bem feito!
 

gfrmartins

Well-Known Member
#12
Simplesmente porque está no código da estrada. Estava quando o tirei, há muitos anos... e continua a estar!

E era bom que todos apitassem para nos alertar da sua presença, muitas vezes com o vento e/ou velocidade não se ouvem... claro que tem de ser com a devida antecedência, de nada serve apitar quando se está em cima do ciclista...

E obviamente que nas estradas de muito trânsito de nada servem, mas nas outras dá muito jeito... quando bem feito!
Onde é que raio está no codigo da estrada que se deve apitar aos ciclistas?

Não é nada bom apitar para avisar, é preciso é haver respeito e cumprir as regras da estrada
 
#17
É isso mesmo, é o artigo 22 do código.

Artigo 22.º Sinais sonoros 1 - Os sinais sonoros devem ser breves. 2 - Só é permitida a utilização de sinais sonoros: a) Em caso de perigo iminente; b) Fora das localidades, para prevenir um condutor da intenção de o ultrapassar e, bem assim, nas curvas, cruzamentos, entroncamentos e lombas de visibilidade reduzida.

Eu agradeço que um carro me apite quando me vai ultrapassar, desde que o faça com a devida antecedência. Apitar mesmo em cima de nada serve... só serve mesmo para nos assustar.

Por onde ando há pouco trânsito, alguns fazem-no, e bem... outros não fazem e outros fazem-no fora de tempo...
 

joao.ads

Well-Known Member
#18
com respeito entre ciclistas e motoristas tudo se resolve mais cm menos cm. O grande problema do Portugues é a impaciencia. Onde eu vivo chego a ter carros a espera 1 km para me passarem. Claro que o respito tem de ser mutuo, se na posicao mais elevada que vou vejo que nao ha perigo do carro me passar faco sinal para ele passar.
Nao quer dizer que nao haja idiotas mas sao em menor numero. E olhem que nao é por habilidade a conduzir que eles sao uns nabos de primeira. é mesmo por serem mais pacientes
 

sickflick

Well-Known Member
#19
Agora é mais, é 1.5 até ao ciclista
Mas eu acho que isto nem devia ser preciso se as pessoas soubessem conduzir, acho que a maioria nem tem a noção das dimensões das viaturas que conduzem, é vê-los fazer razia a tudo e a todos, em algumas situações passam a uma distância enorme
O problema está na educação e no saber, o resto é polémicas e conversa que não interessa a niguem

O Capitão Bina que o diga...


 
#20
Epa eu já vi esse vídeo...
1o posso ser suspeito mas o trabalho dele penso que em nada contribui para a sociedade. Até já pensei em escrever um texto sobre isso...
2o eu quando vou andar vou na berma, em cima das linhas.
Ele vai onde? No meio da estrada?
Penso que vai do pensamento de cada um, e antes que me julguem : Não, ele não mereceu. Nem ele nem ninguém.

Mas vai da abordagem de cada um. Eu tento ir o mais fora da estrada, não vou no meio da via.
Se a mim me pode acontecer o mesmo? Sim.