Desviador de BTT para bike estrada

Morg

Well-Known Member
#1
Boas,

Parti o meu desviador Ultegra.

Queria alguma coisa para desenrascar no fim de semana e tenho em casa um Deore de BTT, por acaso é invertido.

Alguém sabe se dá para meter com manípulos Ultegra sem problemas?

Obrigado
 

ivan

New Member
#4
sim deve de dar pois ja vi uma bike antes do compact existir tinha manipulos dura-ace 9V com desviador XTR para ter casstes de btt portanto deves de poder dessenrrascar algo
 

Morg

Well-Known Member
#5
Arranjei o dropout (Look) e vou experimentar o Deore.

Vamos ver como corre o fim de semana prolongado.

Depois conto como se portou.
 
#6
Já há uns anos quando ia muito pra sintra com o pessoal do clube português de freeride,havia muita gente que só usava desviadores traseiros de estrada........
 

Morg

Well-Known Member
#7
Venho aqui relatar a experiência.

Começo por dizer como estraguei o equipamento.
Há precisamente 1 semana atrás ia eu a rolar um pouco acima de 30 km/h quando a roda traseira bloqueou. Andei uns metros a gastar pneu e parei sem cair. Quando olhei para trás o desviador estava dentro da roda................
Depois de avaliar os danos foi este o resultado: Dropout partido, desviador partido e torto nas roldanas, corrente torcida e cravada entre a cassete e os raios.
E uma grande tristeza..........
Quando desmontei tudo vi que a corrente desgastou os raios, fiquei com algum medo que cedem-se mas depois de verificar acho que o desgaste não foi muito grande e dava para andar.

Tinha planos para o fim de semana seguinte e o mais importante era meter a bike operacional novamente.

Primeiro problema o dropout, na minha zona (Beja) não conheço lojas Look e pensei imediatamente no representante nacional na Batalha.
Como ia passar o fim de semana a Castelo Branco não era muito longe ir lá buscar a peça.
Depois de contar o sucedido a uma amigo diz-me que talvez me arranje um em Évora. Trocámos mails com imagens e era igual.
Ficava de caminho e tudo, espectáculo!!!!!
É preciso ter sorte e grandes amigos!

Já tinha o mais difícil de encontrar. Segundo passo o desviador. Rondei as lojas e pelo preço na net de um igual ao meu, Ultegra, só arranjava 105 e ainda por cima era longo que eu não queria. Pensei em arranjar uma solução para uma semana e comprar na net. Tinha um desviador SIS na bike dos rolos, aqueles mais fracos da shimano. Tinha também um Deore na 2ª bike de btt que está meio desmontada. Optei pelo Deore.

Tinha em casa uma corrente ultegra que retirei quando meti cassete nova e ainda não estava a 0.75 de desgaste.

Quando cheguei a Castelo Branco e fui meter mãos à obra tive outra surpresa, a roda estava bastante empenada..........Era daqueles empenos em 8, toca num lado e logo a seguir toca no outro. Demorei algum tempo mas ficou alinhada.

O desviador também deu algum trabalho mas como não sou muito picuinhas desde que entrassem a maioria das mudanças já não era mau.

Tudo pronto para experimentar no dia seguinte sábado.

Sábado rumei a Castelo Novo, não tive problemas na viagem. Passado alguns kms algumas mudanças precisavam de "duplas" para entrar mas como o objectivo não era contra-relógio mas passar uma boa manha a rolar pela estrada não me preocupei.
Foram 70km muito bonitos. Rolar com a encosta da Gardunha à frente para quem anda na planície todo o ano é uma visão do outro mundo.



Aqui está a máquina no Pelourinho frente à câmara municipal onde parei para abastecer de água da serra :)

Segundo dia estava planeado ir a Monsanto, outra aldeia histórica.
A viagem foi cerca de 100km, mas não tive razão de queixa da bicicleta, talvez das pernas do ciclista :)

Não foi pelo desviador que deixei de fazer o que tinha planeado.
 

Madone

New Member
#8
Boas .
Tem atenção ao afinador que limita a aproximação do desviador aos raios.O que te aconteceu , ou foi o afinador limitador mal afinado e o desviador tocou nos raios e embrulhou tudo ou então foi o dopout que cedeu por qualquer motivo.
 

Morg

Well-Known Member
#9
Foi mesmo um arame :) Eu retirei do desviador um arame ferrugento com uns 20-30cm :)

Já meti o desviador novo Ultegra, igual ao anterior, é muito mais suave e preciso que o Deore.