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Desafio Audace FPCUB o que é?

Figueiredo

Active Member
Aqui fica a explicação oficial por parte da organização, da qual partilho o espirito a 100%...


"...Os Desafios Audace FPCUB são passeios de cicloturismo de média e longa distância, em autonomia total e andamento livre.

As distâncias são percorridas em orientação com rodbook, GPS ou placas indicadoras de direcção sem acompanhamento de carros de apoio e cumprindo escrupolosamente com o código da estrada, circulando sempre na metade direita da faixa de rodagem.

Os participantes não são obrigados a circular em grupo, cada um pedala no seu próprio ritmo, o horário de encerramento do passeio e dos postos de controlo determina o ritmo mínimo nos eventos.

O Desafio Audace FPCUB não é uma prova de competição, o objectivo é terminar a distância dentro do tempo limite previsto pela organização, seguindo um percurso estabelecido, parando nos postos de controlo (PC) para carimbar as cartas do percurso e somar pontos (1 ponto por km).

Os Desafios Audace estão abertos a todos os utilizadores de bicicleta, individualmente ou em grupo (equipa) desde os mais determinados cicloturistas, aos que fazem uso recreativo ou ocasional da bicicleta. São eventos que representam um desafio e atingem altos padrões de satisfação pessoal.

A FPCUB organizará um ranking baseado nos pontos obtidos e atribuirá um galardão anual ás organizações, equipas e individuais. Serão válidos para organização do ranking todos os desafios devidamente validados. Para atribuição dos galardões anuais serão nomeados todos os que ocuparem as três primeiras posições do ranking..."
 

pratoni

Well-Known Member
Concordo a 100% com o espirito da coisa mas, só não percebo uma coisa.

Primeiro falam que:

O Desafio Audace FPCUB não é uma prova de competição, o objectivo é terminar a distância dentro do tempo limite previsto pela organização (...) parando nos postos de controlo (PC) para carimbar as cartas do percurso e somar pontos (1 ponto por km)

e depois dizem que:

A FPCUB organizará um ranking baseado nos pontos obtidos e atribuirá um galardão anual ás organizações, equipas e individuais. Serão válidos para organização do ranking todos os desafios devidamente validados. Para atribuição dos galardões anuais serão nomeados todos os que ocuparem as três primeiras posições do ranking...

Se os pontos se dão apenas pelo nº de quilómetros, de certeza que irá haver mais do que 3 individuos a ter o nº máximo de pontos.

Assim sendo como distinguem as 3 primeiras posições?

Não estou a ver outra alternativa a não ser através do tempo...

Assim, volta a ser uma competição "dissimulada", não? Ou estou a ver mal a coisa? :)
 

Figueiredo

Active Member
@ pratoni

Neste momento em 2012 a classificação é atribuida assim, se tiveres no final 10 elementos com os mesmos pontos são os 10 premiados com o 1.º lugar não há desempate por isso mesmo pelo facto de não ser uma competição.

Por exempo aqui está a classificação neste momento, para perceberes:

Posição Dorsal Sócio Nº Nome Pontos Tempo
1 108 22661 José dos Santos Gonçalves 4744 117:02:00
1 101 20167 José Manuel Neves dos Santos Silva 4744 119:11:00
1 264 21172 Vítor Manuel da Silva Cotrim 4744 91:25:00
2 485 28777 Basílio de Sá Rodrigues 4513 89:47:00
3 402 28534 Paulo Jorge Marques Gomes 4421 99:42:00
4 109 27814 Rui Rodrigo Fonseca Gonçalves 4281 98:24:00
5 23 27806 Hugo Manuel Bernardo Esteves 4280 87:13:00
6 456 5053 Luís Maria Candeias Varela 4161 85:01:00
7 459 732 Eduardo Inácio Vaquinhas 4065 73:05:00
8 443 24551 Telmo David Soares Silva 3987 95:00:00
9 6 22751 Rui Franco Frazão 3555 70:28:00
10 237 13972 Leonel Oliveira Mendonça 3311 79:28:00
11 481 9283 Alfredo do Vale Soares Cravo 3278 78:22:00
11 141 16493 José Casimiro Deus de Melo 3278 76:42:00
11 28 20593 Manuel Ramos de Deus 3278 78:37:00
12 105 26658 Carlos Alberto Pais da Fonseca 3137 68:51:00
....

Como podes ver tens 3 primeiros lugares, independentemente do tempo gasto por cada um para realizar os percursos.
 

pratoni

Well-Known Member
ok, assim tudo bem. :)

Mas ter um ranking, em algo que explicitamente não é considerado competição, a mim, fará sempre alguma impressão... ;)
 

Figueiredo

Active Member
Trata-se apenas de uma forma de motivação, cada um dá-lhe a importância que entender... sendo que estão todos os cicloturistas á partida em pé de igualdade para a conquista do prémio simbólico que é entregue usualmente no final da época.
 

Figueiredo

Active Member
No fundo os galardões entregues no final do ano não são mais que um prémio de "assiduidade"



Galardões entregues em 2011 num jantar de final de ano.
 

Figueiredo

Active Member
@ Pratoni

Regulamento Desafio Audace 2012

"...B — DISTÂNCIA
Os desafios em estrada desenvolvem-se apartir dos 100km. As distâncias superiores a 300km caracterizam-se pela divisão em etapas e neutralização ao final do dia. A FPCUB e seus associados colectivos poderão organizar distâncias mais curtas em estrada que servirão apenas para divulgação e captação de novos ciclo turistas, não contando para o ranking nem tendo direito a caderneta. Estes eventos serão denominados de Miniaudace.
As distâncias são percorridas em orientação por placas indicadoras de direcção, roadbook ou GPS.
Na vertente de BTT as distâncias poderão ser inferiores ás praticadas em estrada e serão válidas para o ranking...."
 

Figueiredo

Active Member
Regulamento do Desafio AudaceFPCUB®

SUMÁRIO

I — APRESENTAÇÃO GERAL
A – DEFINIÇÃO
B – DISTÂNCIA
C – LIMITE DE TEMPO

II — REGULAMENTO
Artigo 1 – ORGANIZAÇÃO
Artigo 2 – CONDIÇÕES DE ORGANIZAÇÃO
Artigo 3 – PARTICIPANTES INDIVIDUAIS E EQUIPAS
Artigo 4 – HORÁRIO
Artigo 5 – EXIGÊNCIAS DE UM DESAFIO AUDACE FPCUB
Artigo 6 – A RESPEITO DO ITINERÁRIO E INÍCIO
Artigo 7 – SEGURANÇA
Artigo 8 – CARTA DE VALIDAÇÃO DE PERCURSO
Artigo 9 – VALIDAÇÕES DOS DESAFIOS
Artigo 10 – CONTESTAÇÕES
Artigo 11 – FISCALIZAÇÃO

I — APRESENTAÇÃO GERAL

A — DEFINIÇÃO
Os Desafios Audace FPCUB são passeios de bicicleta de média e longa distância, em autonomia total e andamento livre.
As distâncias são percorridas em orientação, por placas indicadoras de direcção, roadbook ou GPS. Os participantes não são obrigados a circular em grupo. Assim, cada um pedala no seu próprio ritmo. O ritmo mínimo nos eventos é determinado pelo horário de encerramento dos postos de controlo (PC).
O Desafio Audace FPCUB não é uma prova de competição: o objectivo é terminar a distância dentro do tempo limite previsto pela organização, seguindo um percurso estabelecido, parando nos postos de controlo (PC) e somando os pontos do percurso (cada ponto equivale a um quilometro ou a dez metros de acumulado de subida). O Desafio Audace está aberto a todos os utilizadores de bicicleta: individualmente ou em equipa; dos mais determinados cicloturistas aos que fazem uso recreativo ou ocasional da bicicleta. São eventos que representam um desafio e atingem altos padrões de satisfação pessoal.
A FPCUB organiza um ranking das equipas e indivíduos para todos os seus associados com as quotas em dia. São válidos para organização do ranking todos os desafios devidamente validados no final.
NOTA – Como em qualquer actividade física, aconselha-se a realização de um exame médico preventivo.

B — DISTÂNCIA
Os desafios em estrada desenvolvem-se a partir dos cem kilometros. As distâncias superiores a trezentos kilometros caracterizam-se pela divisão em etapas e descanso ao final do dia. A FPCUB e seus associados colectivos poderão organizar distâncias mais curtas em estrada. Estes eventos – denominados de Miniaudace – servirão apenas para divulgação e captação de novos cicloturistas, não contando para o ranking nem tendo direito a caderneta.
As distâncias são percorridas em orientação por placas indicadoras de direcção, roadbook ou GPS.
Na vertente de BTT as distâncias poderão ser inferiores às praticadas em estrada e serão válidas para o ranking.

C — LIMITE DE TEMPO
O tempo limite para encerramento dos postos de controlo e conclusão do percurso têm como base a média horária de 15 km/h para percursos em estrada e 10 km/h para percursos de BTT. Nos percursos com elevado acumulado de subida e elevado nivel de dificuldade física, a organização pode calcular o horário do fecho do controlo, baixando a média horária de base.

Para que os desafios sejam validados, os participantes terão que parar obrigatoriamente nos postos de controlo antes do seu encerramento e completar a distância dentro do tempo limite estabelecido pela organização.

.II — REGULAMENTO
Artigo 1 — ORGANIZAÇÃO
1/1 – Só os associados da FPCUB podem solicitar a organização de um Desafio junto da Comissão Técnica do Desafio Audace.
1/2 – As organizações deverão aceitar, no Desafio Audace, todos os tipos de bicicletas movidas exclusivamente a propulsão humana.
1/3 – O responsável do Desafio compromete-se a apenas aceitar cicloturistas associados da FPCUB, com as quotas em dia e que desejem participar.
1/4 – Por razões de estrutura (alimentação, alojamento), a organização pode limitar o número de participantes.
1/5 – O organizador pode excluir do seu Desafio (e de Desafios futuros) um participante que, pelo seu comportamento, esteja a colocar em perigo a segurança dos outros participantes.
1/6 – O organizador deverá indicar uma data limite para inscrição.

Artigo 2 — CONDIÇÕES DE ORGANIZAÇÃO
2/1 – O organizador, antes de obter a autorização, deve comunicar a data pretendida ao responsável do calendário FPCUB.
2/2 – O percurso deverá ser estabelecido sobre as estradas em melhor estado, pouco frequentadas, mas bem sinalizadas e de preferência com dificuldade média quanto ao relevo. Os percursos escolhidos devem ser, ainda, turisticamente atraentes e preferencialmente com partida e chegada no mesmo local.
2/3 – O percurso será sujeito a aprovação da FPCUB . Esta apresentação deverá fazer-se o mais semelhantemente possível ao modelo do documento a utilizar pelo participante.
O pedido deverá ter:
• a numeração das estradas, permitindo a verificação do trajecto sobre todos os mapas rodoviários recentes e as determinações sobre o terreno;
• as mais importantes localidades de passagem;
• numa mudança de direcção, o nome da localidade, lugar ou cruzamento dessa modificação, que deverá ser de acordo com a sinalização da estrada;
• as quilometragens parciais e acumuladas, na distância entre dois postos de controlo;
• mais, eventualmente, todas as explicações complementares que o organizador julgar necessário para a compreensão de seu dossier (pedido).
2/4 – O organizador deverá aceitar as possíveis modificações propostas pela Comissão Técnica do Desafio Audace.
2/5 – A Comissão Técnica do Desafio Audace dará todo o apoio pedido e necessário.

Artigo 3 — PARTICIPANTES INDIVIDUAIS E EQUIPAS
3/1 – Todos os participantes terão que estar devidamente inscritos na FPCUB como associados e com a quota do ano regularizada.
3/2 – Na primeira participação será atribuída uma caderneta e um dorsal com número de série.
3/3 – Na caderneta serão colocados os carimbos e colados os selos de autentificação dos eventos terminados com êxito.
3/4 – Os participantes menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelo responsável legal ou por uma pessoa qualificada com autorização paternal. Não existe limite de idade.
3/5 – Cada participante deve ser autossustentável, não podendo receber qualquer apoio fora dos postos de controlo (PC) por carros de apoio ou pessoas que não estejam a participar no evento. Caso ocorra algum problema mecânico, apenas ele mesmo ou qualquer outro participante inscrito na prova poderá providenciar o conserto.
3/6 – Não há qualquer prémio por ordem de chegada. Uma vez que se trata de desafio individual, cada um completa o percurso conforme os seus próprios limites.
3/7 –São consideradas equipas, formações com cinco ou mais elementos devidamente inscritas como Equipa Audace. As equipas audace têm obrigatoriamente de ser associado colectivo ou representar um, com a quota anual regularizada.
3/8 – Os elementos que formam uma equipa são também considerados individuais.
3/9 – Os pontos para a equipa serão contabilizados através da soma dos pontos dos elementos que validem no final, até um máximo de nove ciclistas na chegada.
3/10 – Todos os participantes nos Desafios são responsáveis pelo cumprimento das regras de trânsito em vigor.

Artigo 4 — O HORÁRIO
4/1 – Os tempos de base aplicam-se à hora marcada para o início.
4/2 – A hora de início do Desafio tem de ser obrigatoriamente cumprido pois a contagem de tempo começa à hora marcada. Assim, qualquer participante que parta depois terá o seu tempo contado a partir da hora assinalada como inicial.
4/3 – O horário de abertura dos postos de controlo (PC) será determinado pela passagem do primeiro cicloturista.
4/4 – O horário de encerramento dos postos de controlo (PC) terá como referência a hora de início, calculado sobre uma velocidade média de 15 km/h (para eventos em estrada) e 10 km/h (para eventos em BTT).
4/5 – Os postos de controlo (PC) serão espaçados conforme o indicado no artigo 5/1. A organização deve escolher os lugares dos PCs, em função das possibilidades oferecidas e, eventualmente, prever os abastecimentos alimentares, liquidos e WC.
4/6 – O tempo limite para efectuar o Desafio será calculado tendo por base a média mínima de 10 km/h (BTT) e 15 km/h (estrada). Nos percursos com elevado acumulado de subida e elevado nivel de dificuldade física, a organização pode calcular o horário do fecho do controlo, baixando a média horária de base.
4/7 – O secretariado fecha trinta minutos após a hora de partida.

Artigo 5 — EXIGÊNCIAS DE UM DESAFIO AUDACE
5/1 – A distância das etapas entre postos de controlo (PC) deverá ser, em média, entre 45 e 55 km, num máximo de 70 km. Poderão ser consideradas outras distâncias, considerando as eventuais características especiais do percurso.
5/2 – A média rolante de viagem ficará ao critério de cada participante ou grupo, tendo como único condicionante a obrigatoriedade de chegada antes do encerramento do controlo.
5/3 – É obrigatória a passagem e paragem nos postos de controlo (PC).
5/4 – É obrigatório carimbar e colocar a hora de passagem nas cartas de validação do percurso.
5/5 – A hora de início é deixada à apreciação do organizador.

Artigo 6 —ITINERÁRIOS E INÍCIO
6/1 – O organizador deve fazer respeitar o itinerário aprovado pela FPCUB.
6/2 – O organizador deve entregar, à partida do Desafio, o itinerário detalhado a cada participante, contendo um roadbook, mapa da estrada, carta de validação do percurso, os lugares exactos dos postos de controlo (café, estação, direção, etc., …).
6/3 – Os postos de controlo (PC) podem ser confiados ao comércio local, a pessoas ou entidades que não pertençam à organização.

Artigo 7 — SEGURANÇA
7/1 – O organizador é responsável pela segurança no seu Desafio.
7/2 – O organizador recusará imediatamente viaturas que não sejam da organização e que pretendem prestar assistência a um participante ou membros de um grupo ou clube.
7/3 – Sempre que uma parte do percurso do Desafio seja efectuado de noite, o organizador deverá verificar, na partida, se os participantes dispõem de iluminação adequada na bicicleta (à frente e atrás) e de um colete reflector de boa qualidade.
7/4 – Não é obrigatório o uso do capacete. No entanto, o seu uso é fortemente recomendado pela FPCUB, dadas as condições de circulação e distância a efectuar.
7/5 – Os participantes deverão ocupar apenas a metade direita da faixa de rodagem, de forma a não afectar o trânsito normal, e cumprir escrupulosamente as regras do código da estrada e legislação regulamentar e complementar.
OBS: Os organizadores podem exigir novos itens de segurança conforme as necessidades regionais.

Artigo 8 — A CARTA DE VALIDAÇÃO DO DESAFIO
8/1 – A carta de validação será o único documento a transportar pelo participante, comprovando que passou nos postos de controlo (PC). Nela constará a sua identificação, hora de início, o respectivo horário dos postos de controlo (PC) e tempo limite de chegada. Conterá, ainda, um local próprio para carimbar e colocar a hora de passagem.
8/2 – A carta de validação será entregue a cada participante antes da partida.
8/3 – Os controlos de passagem serão feitos com carimbos do comércio local, entidades locais ou da organização.
8/4 – Na chegada, o organizador está encarregue de carimbar e devolver todas as cartas de validação com o carimbo do seu clube e elaborar a lista de validações, mencionando hora e tempo final.
8/5 – Esta lista será enviada à FPCUB para validação e publicação do resultado e actualização do ranking.
8/6 – A lista será elaborada por ordem alfabética ou nº de dorsal e nunca por ordem crescente ou decrescente dos tempos efectuados.

Artigo 9 – VALIDAÇÕES
9/1 – Um participante terá o seu Desafio validado se chegar ao final dentro do tempo limite e tiver passado e validado a carta em todos os postos de controlo (PC) antes do seu encerramento.
9/2 – Um participante terá a validação negada se no final a carta não cumprir com o disposto no artigo 9/1.
9/3 – Um participante terá a validação negada se for acompanhado ou assistido por uma viatura de apoio própria. A assistência fora dos postos de controlo (PC), será exclusivamente feita por outro ciclista ou viatura da organização.
9/4 – A validação será negada a quem não utilizar devidamente colete reflector e/ou luzes fixas na bicicleta durante os percursos nocturnos.
9/5 – Em caso de organização múltipla no mesmo dia (exemplo: durante um 200 km outro de 100 km), o participante deverá indicar claramente a distância que deseja efectuar. Em caso de abandono nunca poderá fazer validar a distância inferior à escolhida.9/6 – Nas distâncias superiores a 300 km com pernoita, os participantes devem indicar claramente se pretendem efectuar o Desafio na sua totalidade ou em qual das etapas pretende participar. Em caso de abandono serão válidas as etapas devidamente validadas.

Artigo 10 — CONTESTAÇÕES
10/1 – Em caso de litígio entre um organizador anfitrião e um participante, este poderá dirigir-se à Comissão técnica do Desafio Audace da FPCUB através do correio tradicional ou correio electrónico.
10/2 – Se a reclamação for válida, face ao procedimento da organização anfitriã do Desafio Audace, esta poderá receber uma advertência. Em caso de repetição, a FPCUB poderá retirar ao clube o direito de organizar Desafios por um ou mais anos civis.

Artigo 11 – FISCALIZAÇÃO
11/1 – Caberá às organizações a fiscalização do desenrolar do evento. Para isso, deverá nomear pessoal de sua inteira confiança para desempenhar a função.
11/2 – O pessoal nomeado para a função de fiscalização do evento deve estar devidamente identificado.
11/3 – A equipa de fiscalização terá inteira autoridade para fazer cumprir o regulamento geral, assim como o regulamento particular do evento. O não cumprimento das regras mencionadas e a falta de obediência para com a fiscalização será motivo de desqualificação imediata do participante, grupo ou equipa.

RECOMPENSAS
Uma vez que o único objectivo do Desafio Audace é concluir o percurso e, assim, somar os pontos, não há nenhuma recompensa por ordem de chegada.
No final, será atribuido pela organização um selo alusivo ao evento para colar na caderneta, mas poderão ser oferecidas outras lembranças.
No final da época, terá lugar uma cerimónia pública para entrega de diplomas até ao décimo lugar individual e Galardões aos posicionados nos três primeiros lugares do ranking Desafio Audace FPCUB, individual e equipas.

Poderá ser adquirido, por todos os que já tenham participado em pelo menos um Desafio Audace, um jersey alusivo ao Desafio Audace em exclusivo na FPCUB. Os jerseys estarão disponíveis no final da época.

Fonte: http://www.fpcub.pt/audace/regulamento/
 
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