Cuidado! Ler com atenÇÃo os rÓtulos dos produtos alimentares!!

#1
Venho alertar os frequentadores deste forum para quando adquirirem produtos alimentares terem o cuidado de lerem com atenção os ingredientes de que são compostos. Recentemente tive uma tipica conversa de café com um amigo meu onde este me supreendeu com uma revelação algo supreendente e que considero importante. Nos rótulos de detreminados produtos aparece, além dos diversos aditivos,conservantes e corantes, a GORDURA HIDROGENADA ou TRANS. Esta gordura é extremamente perigosa para o consumidor já que se pensa que é responsavel por um elevado numero de mortes ( com enfartes do coração) e arteriosculerose entre a população que é mais activa. Passo a explicar: A gordura hidrogenada é uma gordura que a indústria a alimentar utiliza para fabricar produtos que tenham um aspecto crocante e seco nos alimentos, tais como batatas fritas, artigos de pastelaria, fast food, etc. Esta gordura de fabrico sintético ou seja não natural é mais nociva do que as gorduras de origem animal extremamente prejudiciais. O consumidor ao ingerir a gor. hidr. estará a solidificar ou a "secar" as principais artérias do sistema circulatório, e como consequência os desportitas ao realizarem grandes esforços, o coraçaõ é obrigado a injectar mais sangue mas as artérias em de vez de dilatarem como uma resposta natural, ficam na mesma forma como se estivese em repouso. Podem calcular o desfecho, ou seja pode haver uma ruptura dessas mesmas artérias. Preocupante é o facto de as crianças serem grandes consumidoras destes produtos ( gomas, etc,etc). Passem a palavra, comentem e alertem. Num futuro próximo irei dispôr a informação mais correcta acerca deste assunto.
 
#2
Do pouco que percebo disso, acho que o mal tem haver com o processo de fabrico dessa gordura. Ultimamente fala-se da margarina ser mais saudável que a manteiga por conter apenas gorduras vegetais, o problema é que a maioria das margarinas contém gorduras hidrogenadas.
 
#3
As plantas( vegetais, cereais) não produzem gorduras, apenas se extraem óleos. A carne iso sim tem gorduras. A gordura que existe na margarina não é propriamente gorduras mas são óleos de origem vegetal que são usados no seu fabrico. A indústria é que chama a esses óleos como gorduras de origem vegetal, o que está errado. Se na composição das margarinas vier a informação de " gorduras hidrogenadas ou parcialmente hidrogenada" deve-se evitar o seu consumo. deve~se escolher as que não tenham como por exemplo, passe a publicidade a Planta.

um abraço

el gato
 
#4
É pá eu levo gomas para a estrada... Puxa.

Já agora atenção ao que compram pois alguns produtos no mercado são prejudiciais, por exemplo a carnitina, aumenta a tensão arterial. E vejam bem onde compra o material de apoio, porque à muitas lojas oonline que martela o material. Comprem ( o moderador que me desculpe, mas é importante e não é propaganda) nas lojas de produtos naturais e numa da internet chamada Enaturel. Qd às outras lojas online cuidado, não vão coprar gato por lebre.