Cassete 12 ou 11-30 funciona?!

kostaviks

Well-Known Member
#1
Bom dia.

Gostaria de ter a opinião da malta entendida no assunto.
Tenho desviador Dura Ace 9000 de caixa normal. O pedaleiro é 52-39 e estou a usar neste momento cassete 11-28.
A questão é se este desviador terá algum problema em trabalhar com uma cassete de 11 ou 12-30.
Desde já agradeço as eventuais dicas.

Abraços.
 

grouk

Active Member
#2
Nap dá. Dura ace pelas instrucoes do fabricante so suporta ate 28. Poses sempre mexer no parafuso mas mesmo assim vai ficar apertado.
 

MigC77

Well-Known Member
#3
Estas questões de mecânica e compatibilidade não são propriamente a minha praia... Mas como recentemente actualizei um grupo Dura-Ace, retive algumas coisas... Efectivamente na gama Dura-Ace o desviador traseiro só existe em versão Short Cage, portanto tal como foi dito... out-of-the-box não dá para ir além de 28.

No entanto com um roadlink resolves essa questão e podes colocar k7 com carretos maiores.

Se me permites uma opinião, no teu caso, antes de colocar outra k7 trocava os pratos para 50-34 (Compacto)... Se a tua k7 for Dura-Ace escusavas de estar a fazer um downgrade.

My 2cents
 

kostaviks

Well-Known Member
#4
O problema é que o meu pedaleiro é Campagnolo Super Record com o bcd de 130.5... ou seja, nem prato 38 consigo por!
O que pretendia era montar 52-36, mas como ninguém pega neste pedaleiro ando a ver alternativas... :confused:
 

kostaviks

Well-Known Member
#6
A dúvida é: apertando o parafuso de afinação atrás no desviador e nao usando a bike em 52 metida com 30 atrás de funciona?!
Não pretendo alterar uma transmissão dura ace para ir para ultegra...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
#8
Boas -
partilho a minha experiência ... montei uma transmissão de vários conjuntos ... com cassete de 11-30 ... de BTT ... tudo me dizia que ia correr mal ...

e correu ... já fez mais de 20000km e está cada vez mais ávida de fazer km ...

Se podia ter uma coisinha melhor ??? podia ... mas isso custava aerios e ... não era a mesma coisa ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
#9
É simples em vez de estares a forçar, compras um roadlink, que é uma peça destas:

http://www.wolftoothcomponents.com/collections/derailleur-optimization/products/roadlink
Boas
parece um drop out mais curto ... esses ajustes também se conseguem com o comprimento do braço do desviador traseiro ... mas cada montagem ... é uma unica e tem reacções singulares ...
A montagem final do conjunto deve cumprir um lote curto de regras ... entre posição do desviador na posição mais folgada ... tensão na corrente ... ajuste do desviador às posições da cassete ...

Por vezes certos grupos não admitem (tão favoravelmente) a talega ou a mais pequena em toda a cassete ... mas isso são coisas que podem ser ainda ajustadas por afinação ...
 

MigC77

Well-Known Member
#10
Boas
parece um drop out mais curto ... esses ajustes também se conseguem com o comprimento do braço do desviador traseiro ... mas cada montagem ... é uma unica e tem reacções singulares ...
O roadlink é um acrescento que fazes ao dropout para "baixar" a posição do desviador. É como se fosse um extensor.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
#11
A dúvida é: apertando o parafuso de afinação atrás no desviador e nao usando a bike em 52 metida com 30 atrás de funciona?!
Não pretendo alterar uma transmissão dura ace para ir para ultegra...
O facto de ter um componente de gama mais baixa não deprecia a qualidade do conjunto ... e isso de Dura ace's/Ultegra's ... gosto muito ... de ver aos outros :D
 

zorza

Well-Known Member
#12
Tenho um short cage ultegra atrás, e consegui colocar uma casseta 11-32 atrás.

Não mudei corrente nem pedaleiro. Sò mudei a cassete e ajustei o parafuso B para a corrente não tocar quando no 32.

De qualquer forma, não permite o cruzamento completo. Ou seja, não posso ir no 52 à frente e colocar o 32 atrás.. Mas, isso já é bastante bem sabido que não se deve cruzar a corrente toda! Custo: a cassete 11-32.
 
#13
Aqui vai a minha experiência .

Com 53/39 e desviador cx curta (grupo 105 10x) tenho milhares de Km com o 11/30 e também fiz mais de 500 com 12/32 sem qualquer problema ,

Com 50/34 e desviador cx curta (Grupo Ultegra 10x ) tenho milhares de Km com 11/30 e por se dizer que o 11/32 não dava meti o roadlink ( pois vou fazer uns km na estrela e nos pirinèus ) e já fiz mais de 1000 km com o roadlink sem problemas .

Tenho um amigo que tem uma Canyon com Ultegra 11x e cx curta .Montou uma cassete 11/32 e na oficina , já tinham o desviador cx média , disseram-lhe que não era preciso pois aquele dava .Já tem uns milhares de Km sem problemas.

Na 2ª feira tentei montar na bike de um amigo , com DA 11x cx curta o roadlink e 11/32 , mas devo ter feito algo errado e não dava .Tenho que tentar novamente para a semana . Como vamos para a estrela no fim de semana montei a cassete 11/32 e mudei a corrente com + 2 elos e afinação no parafuso (Ele tinha 50/34 e 11/28 DA ) Já fizemos quase 200 Km e não houve problemas .
 
#15
A capacidade total de um RD-9000 11sp é de 33 dentes ou menos. Se à frente tens 52/39 então atrás conseguirás espetar-lhe até a um máximo de 20 dentes de diferença. O 12-30 deverá encaixar bem aí visto que a diferença entre o carreto maior e o carreto menor é apenas de 18 dentes.

Não podendo trocar de pedaleiro, comprava esse 12-30. Se vires que não encaixa então investes no roadlink. Mas à partida deve dar...
____

As cassetes Miche eram muito usadas há uns anos atrás por quem não queria esbanjar uma fortuna em cassetes Campagnolo. Não sei se são mais duradouras que as Campy ou Shimano mas percebo a tua pergunta. Não é fácil encontrar 12-30 para 11 velocidades e a Miche é capaz de ser uma das poucas opções que tens.
 

MigC77

Well-Known Member
#16
kostaviks, pelo que dizes a montagem que compraste é esta:

Quadro Team Road
Desviadores Dura Ace 9000
Manipulos Dura Ace 9000
Travoes Dura Ace 9000
Pedaleiro Campagnolo Super Record Carbon TI 52/39
Cassete Ultegra 11/28
Corrente Ultegra
Rodas Fulcrum Red Wind XLR 50mm
Espigao selim Pro PLT (provisorio)
Avanço e Guiador Fsa Team Issue
Selim Selle Italia SLR Titanium
Pneus Continental GP 4000S2

Certo?

Nem vou questionar o porquê de teres colocado um pedaleiro Campy no meio duma transmissão Shimano... ;)

Na minha opinião, para manteres a coerência e para ganhares flexibilidade de andamentos, compravas um pedaleiro ultegra compacto. Não custa nenhuma fortuna!

http://www.wiggle.co.uk/shimano-ultegra-6800-11-speed-double-chainset/?lang=pt&curr=eur&dest=12

E és capaz de encontrar mais barato se calhar... este link foi dos primeiros que me apareceu no google.

Agora a última coisa que eu faria. Mas isto são "manias" minhas. Seria utilizar um desviador Dura-Ace para lá daquilo que a Shimano recomenda recorrendo a "afinações", o roadlink para mim já seria mais "aceitável". Eu sei que o material tem sempre margem e acredito naquilo que os outros users relataram... mas por outro lado os fabricantes fazem testes exaustivos aos componentes antes dos comercializar para se salvaguardar e garantir o melhor funcionamento e durabilidade dos mesmos. Se quisesse andar fazer "tunning" aos componentes não seria certamente com Dura-Ace... Mas isto como já referi são manias minhas ;)
 

petrix

Well-Known Member
#17
Eu ontem coloquei uma cassete 11-32 com desviador ultegra de caixa curta e pedaleiro 50-34 ... já fui testar e até agora nada a apontar, claro que não convém usar a corrente cruzada. ;)
 
#18
MigC77,

Não é propriamente tunning mas sim a forma como a Shimano apresenta os dados. A Shimano diz que o maior carreto que podes montar é um 28t se a diferença no pedaleiro for de 16t, isto é, se tiveres a usar um Compacto à frente podes ir até a um máximo de 28 dentes atrás. O único campo que limita estas conjugações é o que eles chamam de Overall capacity. Depois é uma questão de matemática.

O kostaviks ao usar um 52/39 tem uma diferença à frente de apenas 13 dentes o que lhe dá 20 (33-13) dentes extra para brincar atrás. No máximo dos máximos, o desviador que ele tem suporta 12-32 mas estamos a falar do limite e isso eu não aconselho de todo. O 12-30 vai assentar bem uma vez que o desviador seja bem afinado. Pode parecer uma grande relação de andamentos, e é, mas só estamos a falar desta hipótese porque ele tem uma relação muito pequena à frente.

Por acaso já tinha discutido este tipo de assunto com o OTALEM e, ao que parece, a coisa funcionou bem. Desde que se respeite a Overall capacity, está tudo bem ;)

edit: o caso do petrix é um caso em que ele excedeu claramente esse parâmetro. A transmissão dele não suporta todos os andamentos. Um Roadlink aí fazia todo o sentido!
 

kostaviks

Well-Known Member
#19
Boas pessoal.
MigC77, a razão por ter tudo dura ace e um pedaleiro campagnolo é que veio incluido no negocio do quadro. Caso contrário nao teria misturado marcas, de todo. Não gosto de o fazer.
Relativamente a questao da cassete Miche, é mesmo porque oferece uma infinidade de opções de andamentos muito superior as outras marcas que conheço, apesar de sair mais cara até que uma ultegra.
Terei de arranjar uma solução durante a proxima semana... tenho aí o Douro a porta e nao queria ir para lá ganir que nem um cao... Ou pelo menos nao muiiiiiito ;)
 

MigC77

Well-Known Member
#20
@undernardo, antes de mais quero agradecer-te a explicação que deste. Como já disse estas questões de compatibilidade de componentes não são o meu ponto forte e aqui mais uma vez tive a oportunidade de aprender.

@kostaviks, entendo a tua questão… resta-me desejar-te uma boa prestação no evento e que encontres a melhor solução para a transmissão.

Abraços