• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

CarbonTeam - Fábrica de Quadros de Carbono Nacional

David Raquel

Well-Known Member
A CarbonTeam (fábrica) não te vai vender enquanto consumidor final daí que não vais ter noção dos preços praticamos entre a fábrica e as marcas para quem fabricam.
 

jcca

Well-Known Member
A CarbonTeam (fábrica) não te vai vender enquanto consumidor final daí que não vais ter noção dos preços praticamos entre a fábrica e as marcas para quem fabricam.
Não estava a falar de comprar diretamente, quando colocas a opção de comprar Btwin ou Triban (custo muito inferior a outras marcas) no Alumínio estás a comprar produto produzido cá.
Mas se tocas nesse ponto ao se ler a noticia isso também fica em aberto "é um 'open model' (modelo aberto) em que qualquer pessoa pode montar a sua bicicleta".
Eu não sou jornalista mas este "open model" é marca branca genérica para não sei qtas Jorbi's, Quer's, Colueur's, MMR's, ProtoType's (sim tb tiveram bicicletas), mesmo as da Decathlon, etc. que existem.
 

David Raquel

Well-Known Member
Exacto! Mas o cliente final não vai chegar à fábrica e comprar um quadro, daí que a diferença do quadro ser produzido cá ou noutro país não vai ser notada por ti.
 

cconst

Well-Known Member
Exacto! Mas o cliente final não vai chegar à fábrica e comprar um quadro, daí que a diferença do quadro ser produzido cá ou noutro país não vai ser notada por ti.
Mesmo assim sendo, o que depreendi pelo que o @jcca escreveu foi que se a diferença de preço for aceitável, que dará preferência a uma fabricação nacional.

Tendo duas bicicletas que são idênticas quer no preço quer na qualidade, o facto de ser produzida em PT pode ser o fator diferenciador. Gosto desta abordagem do consumo o que é nosso. Fomenta a economia interna e a produção nacional (empregos, evolução tecnológica...).
 

Velhadas

Well-Known Member
Mesmo assim sendo, o que depreendi pelo que o @jcca escreveu foi que se a diferença de preço for aceitável, que dará preferência a uma fabricação nacional.

Tendo duas bicicletas que são idênticas quer no preço quer na qualidade, o facto de ser produzida em PT pode ser o fator diferenciador. Gosto desta abordagem do consumo o que é nosso. Fomenta a economia interna e a produção nacional (empregos, evolução tecnológica...).

Desde que eles nao ponham a sede fiscal na holanda.

Senao tornam-se iguais a qq marca europeia que tenha fabrica em PT
 

David Raquel

Well-Known Member
Mesmo assim sendo, o que depreendi pelo que o @jcca escreveu foi que se a diferença de preço for aceitável, que dará preferência a uma fabricação nacional.

Tendo duas bicicletas que são idênticas quer no preço quer na qualidade, o facto de ser produzida em PT pode ser o fator diferenciador. Gosto desta abordagem do consumo o que é nosso. Fomenta a economia interna e a produção nacional (empregos, evolução tecnológica...).

Em "princípio" todas as marcas que trabalham com estes fabricantes Open Mould, costumam ter preços consideravelmente mais baixos que os chamados "grandes" da industria.

Anyway, tenho conhecimento deste projeto já há alguns meses e tenho lidado com alguns intervenientes do mesmo e, do que ouvido, é uma fábrica com todas as condições seja ao nível de know-how técnico como de infra-estruturas para produzir material com muita qualidade!
 

pratoni

Well-Known Member
Desde que eles nao ponham a sede fiscal na holanda.

Senao tornam-se iguais a qq marca europeia que tenha fabrica em PT
Pelo que percebi o (ou um dos) investidor(es) é alemão portanto o amor à camisola portuguesa não dev ser o forte...:p
 

el-solitario

Well-Known Member
Só espero que não seja mais um caso de "lavagem de dinheiro" como uma marca de telemóveis "portuguesa" fez a uns anos atras. Também fez um investimento de milhões (alta publicidade fizeram na altura), trouxe a produção de telemóveis para cá, acho que no Alentejo, apostou na cortiça e mais umas tretas e no fim lançava telemóveis obsoletos a preços de topos de gama que ninguém comprava. Olho para este tipo de investimentos de pé atras. Trazer para cá, modelos de negocio que "não funcionam" na europa pela competição asiática... Só faltava esta empresa lançar um inovador quadro com travões no aro QR 135. :p

Mas da mesma maneira que tenho um bicicleta da decathlon comprava perfeitamente uma bicicleta com um quadro deles. Desde que seja um produto serio e actual.

Em 2023/2024 cá estaremos para ver no que deu este projecto. Ando a juntar dinheiro para comprar uma bicicleta de carbono, pode ser uma deles.
 

Duke

Well-Known Member
Eu ontem vi essa noticia até fiquei a pensar se seria Fake News lol

Depois dei por mim a pensar 8,4M€ -> 120empregados é um excelente investimento, se o governo em vez de enterrar tanto dinheiro na TAP se investisse forte na industria das bicletas em PT apoiando estes empresários não conseguiria criar uma concorrência forte e competitiva?
 

cconst

Well-Known Member
Pelo que percebi o (ou um dos) investidor(es) é alemão portanto o amor à camisola portuguesa não dev ser o forte...:p
Não interessa quem é o dono.
Está em PT, é taxado em PT, são empregos diretos e indiretos em PT...

Se quem enriquece goza o seu noutro país... está no seu direito. Entretanto, se enriqueceu cá na tugalândia, deixou cá impostos. Deixou cá competências.
 

Duke

Well-Known Member
https://www.bike-eu.com/market/nieu...50.396004743.1615372300-2129147393.1615372300

"CAMPIA, Portugal - To serve the need for carbon fiber products in Europe a group of investors have founded ‘Carbon Team’ in Portugal. After the success of Triangle’s aluminum frame production founded by Rodi, Miranda and Ciclo Fapril, these 3 Portuguese companies joined forces with Bike Ahead composites (Germany) and Art Collection (Taiwan) to bring mass production of carbon fiber frames to Europe."

Pelo menos a Miranda nao é portuguesa?
Pelo que parece são vários acionistas
 

jcca

Well-Known Member
Exacto! Mas o cliente final não vai chegar à fábrica e comprar um quadro, daí que a diferença do quadro ser produzido cá ou noutro país não vai ser notada por ti.

Malta eu estou a partir do pressuposto que o produto vai ser mais caro, pois a mão de obra será mais cara que na Ásia.
E até digo que "até certa diferença" estou disposto a pagar mais.

Desde que eles nao ponham a sede fiscal na holanda.
Senao tornam-se iguais a qq marca europeia que tenha fabrica em PT

Mesmo com a sede fiscal no benelux os salários são nacionais, a SS é nacional as retenções são nacionais, o lucro é que é lá tributado e mesmo assim tem umas contas acaba sempre por cair cá qq coisa, mas empregos fazem falta, empregos de mão de obra técnica/especializada/superior fazem mta falta.

Isto vem de um projecto da ABIMOTA e de três empresas da zona de Águeda,

Já neste momento muito do Investimento (os €€€€€€) não é nacional na maioria das regiões onde existem fábricas...... o que existe é empregos nacionais.........
Não sei onde vivem nem onde trabalham, mas na região onde eu vivo exitem mtas empresas ligadas aos moldes e as maiores que dão mt trabalho a outras mais pequenas são na sua maioria de investimento internacional.
 

elchocollat

Well-Known Member
Eu ontem vi essa noticia até fiquei a pensar se seria Fake News lol

Depois dei por mim a pensar 8,4M€ -> 120empregados é um excelente investimento, se o governo em vez de enterrar tanto dinheiro na TAP se investisse forte na industria das bicletas em PT apoiando estes empresários não conseguiria criar uma concorrência forte e competitiva?
Concorrência com quê? Com a TAP!?!?
 

pratoni

Well-Known Member
https://www.bike-eu.com/market/nieu...50.396004743.1615372300-2129147393.1615372300

"CAMPIA, Portugal - To serve the need for carbon fiber products in Europe a group of investors have founded ‘Carbon Team’ in Portugal. After the success of Triangle’s aluminum frame production founded by Rodi, Miranda and Ciclo Fapril, these 3 Portuguese companies joined forces with Bike Ahead composites (Germany) and Art Collection (Taiwan) to bring mass production of carbon fiber frames to Europe."

Pelo menos a Miranda nao é portuguesa?
Pelo que parece são vários acionistas
A Rodi também é Portuguesa. A Ciclo Fapril não sei mas acredito que sim...
 

Duke

Well-Known Member
Concorrência com quê? Com a TAP!?!?
fds já bebeste café? lol

com os fabricantes asiáticos com quem é que havia de ser?

O governo em vez de enterrar dinheiro numa empresa falida e num sector sem grande futuro se investisse esse mesmo dinheiro em reforçar aqui em Portugal a produção de bicicletas podíamos desenvolver aqui uma seria rival aos asiáticos.
As próprias empresas na asia que já tem muita experiencia podiam até eventualmente criar aqui uma segunda fabrica para efeitos de redundância ou estratégia.

Para teres ideia os 3000M que vais enterrar na TAP dava para criar umas 300 fabricas destas... 36mil postos de trabalho assim em contas de alfaiate
 

elchocollat

Well-Known Member
Okkll entendi :D
Mas mesmo assim continuo com a opinião inicial que tinha e acabei por não expor:
Isso não faz sentido. O turismo vai trazer muito mais lucro, muito mais visibilidade.
Nós, ciclistas, temos que perceber que somos pessoas que gostamos muito da bicicleta e tal mas não é do ciclismo que se vive. Basta ver pelos profissionais.

Eu percebo o que dizes mas acho que a TAP foi mau exemplo :) só isso.
Lá que fosse um outro investimento, percebo. Se consigo arranjar? Não. Mas a TAP por muito má que seja, traz muita gente para Portugal que ppr sua vez traz muito dinheiro. Eu não tenho formação por isso não quero entrar muito por aqui :D
 

Duke

Well-Known Member
Okkll entendi :D
Mas mesmo assim continuo com a opinião inicial que tinha e acabei por não expor:
Isso não faz sentido. O turismo vai trazer muito mais lucro, muito mais visibilidade.
Nós, ciclistas, temos que perceber que somos pessoas que gostamos muito da bicicleta e tal mas não é do ciclismo que se vive. Basta ver pelos profissionais.

Eu percebo o que dizes mas acho que a TAP foi mau exemplo :) só isso.
Lá que fosse um outro investimento, percebo. Se consigo arranjar? Não. Mas a TAP por muito má que seja, traz muita gente para Portugal que ppr sua vez traz muito dinheiro. Eu não tenho formação por isso não quero entrar muito por aqui :D
Os turistas se tiverem de vir vão vir na mesma seja na TAP na RyanAir na lufthansa ou na AirAndorinha...

O nosso país precisa é de criar postos de trabalho.
 

joseruivo

Well-Known Member
Malta eu estou a partir do pressuposto que o produto vai ser mais caro, pois a mão de obra será mais cara que na Ásia.
E até digo que "até certa diferença" estou disposto a pagar mais.



Mesmo com a sede fiscal no benelux os salários são nacionais, a SS é nacional as retenções são nacionais, o lucro é que é lá tributado e mesmo assim tem umas contas acaba sempre por cair cá qq coisa, mas empregos fazem falta, empregos de mão de obra técnica/especializada/superior fazem mta falta.

Isto vem de um projecto da ABIMOTA e de três empresas da zona de Águeda,

Já neste momento muito do Investimento (os €€€€€€) não é nacional na maioria das regiões onde existem fábricas...... o que existe é empregos nacionais.........
Não sei onde vivem nem onde trabalham, mas na região onde eu vivo exitem mtas empresas ligadas aos moldes e as maiores que dão mt trabalho a outras mais pequenas são na sua maioria de investimento internacional.
Mesmo que possam não pagar cá um tostão de IRC - como fazem, salvo erro, o Pingo Doce e a dona da Meo - só pelos postos de trabalho já valia a pena.
Eu uso correntes Sram porque são feitas em Coimbra.
 
Top