Capacete e Sapatos

Ganfas

Well-Known Member
#1
Boas Pessoal,

Estou a pensar em comprar um capacete novo e uns sapatos, mas não sei bem o que procurar.

O capacete é usado para os treinos, 3 Km de deslocação Casa - Trabalho e para provas de Triatlo. Os sapatos seriam usados apenas para treinos e provas de triatlo.

Em relação aos sapatos, estou na duvida se vale a pena comprar uns sapatos de triatlo, a vantagem seria a facilidade de desmontar / montar com os sapatos presos logo no encaixe, mas isso requer bastante treino e há sempre o risco de ir ao chão. A alternativa é usar uns sapatos de estrada e no Parque de Transição ir a correr com eles calçados (é o que faço actualmente) o que como certamente sabem não da jeito nenhum correr com aquilo calçado e vou dando cabo dos cleats e dos sapatos.

Posto isto que podem aconselhar?
 

Ganfas

Well-Known Member
#3
Não queria gastar muito. Capacetes não tenho ideia dos preços deles.

Sapatos pelo que andei a ver acho que não consigo fugir dos 100€, se arranjasse mais barato era bom claro
 

jpacheco

Well-Known Member
#4
Boas ganfas, deixo aqui mensagem publica pois pode haver mais interessados... na chainreaction estão em liquidação e os sapatos Diadora estão todos a preços absurdamente baratos. Se ainda apanhares números podes fazer um bom negocio ali.
 

MigC77

Well-Known Member
#5
Olá Ganfas, vou dar aqui uma achega em relação à transição natação-bicicleta ;)

Em primeiro lugar o sapato seja ele qual for deve ter fechos de velcro e se em vez de 3 straps tiver só duas melhor… quanto menos melhor…

Numa prova de triatlo de “curta” distancia, julgo que até à data é aquilo que tens feito (e em que o tempo de transição tem mais influencia) vou-te dar uma recomendação que irá chocar muita gente e vai contra o “cânones” estabelecidos…

Queres simplicidade e rapidez??? Sem ter que andar a treinar muito, sem riscos de quedas e acima de tudo que te permita ganhar um tempo ainda considerável face aos outros… Então arranja uns sapatos de btt com fechos de velcro e uns pedais de btt de trail tipo Shimano XTR 9020 (ou similar)… Sais da agua, corres para a tua box, calças meias (opcional), calças os sapatos, metes o capacete, pegas na bike e vais a correr até ao fim da zona de transição. Aí saltas para cima da bike, encaixas os pedais e começas logo a dar gás…

Onde é que ganhas e perdes tempo com esta solução… perdes um pouco mais de tempo a calçar os sapatos na box, a correr até ao fim da zona de transição pouco ou nada perdes face a quem vai descalço e ganhas bastante face a quem vai com sapatos de estrada já calçados. Ao saltar para cima da bicicleta não perdes tempo face a quem ia com sapatos de estrada já calçados mas vais ganhar imenso tempo aqueles que em cima da bicicleta vão estar a calçar os sapatos (com o risco de queda que existe…)

Sei que isto pode parecer “pouco ortodoxo” mas sendo pragmático é uma solução muito rápida para triatlo de curta distancia onde o facto de ires com sapatos/pedais de btt não terá tanta influencia no tempo desse segmento.

Agora se quiseres correr descalço e calçar em cima da bicicleta, compra uns sapatos próprios de triatlo e treina bastante o calçar em andamento em cima da bicicleta para não fazeres figuras tristes nem perderes um tempo absurdo… Já vi muitos artistas a cair, a perder imenso tempo até estarem a pedalar como deve ser, etc…

Abraço