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Bicicleta urbana

Joao12345

New Member
Boa tarde


Pretendo comprar uma bicicleta tipicamente urbana (De maneira que fique com postura vertical) , no entanto preciso de ajuda para a escolher.

Será para utilização em cidade deslocação para o trabalho
Pretendo com cesto (à frente) e suporte de bagagem (atrás)

Iluminação à frente e atrás

- Preço até 300/350€ (máximo)

Alguém me poder indicar dentro deste orçamento qual seria a melhor compra?

Vi algumas na Decathlon mas não sou entendido no assunto
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Quanto á iluminação, pensa em algo com gerador proprio, vulgo dinamo de cubo, é menos uma grande preocupação diaria, é pegar na bicicleta e andar
Quando á bicicleta, vê as da decathlon, ensencialmente pela assitencia e peças de substituição
 

Joao12345

New Member
Iluminação pensei por dínamo. Obrigado pela dica Guilherme Oliveira .Particularmente qual modelo é que me aconselhava na Decathlon?

Elops 520, 540,120???

Todas dentro do meu orçamento mas para mim o tanto que sou entendido na matéria parecem me todas iguais.
 

nmt

Well-Known Member
Eu tenho a Elops 520 e estou muito satisfeito com ela. Pontos importantes:
- É pesada, muito pesada, cerca de 19 kg, como ando com alforge e cadeado fica acima dos 20. No entanto rola muito bem;
- O sistema de dínamo só funciona em andamento, é preciso ter cuidado quando se para encostado ao meio fio para virar à esquerda, as luzes apagam à frente e atrás. Uso uma luz de presença a bateria atrás por causa disso, como complemento;
- A minha veio toda desafinada da Decathlon e com o carreto gripado. Substituíram em garantia.
Acho que em termos da relação preço/qualidade é a melhor opção.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Para resolver esse problema de apagar quando se para, comprar luz para a frente e para trás já com alguma autonomia para quando se está parado, as minhas acho que duram 2 minutos, tanto a da frente como a de trás, inclusive a minha de trás faz simulação de travagem, quando abrandas ou paras da sinal para quem vem atrás
 

nmt

Well-Known Member
Para resolver esse problema de apagar quando se para, comprar luz para a frente e para trás já com alguma autonomia para quando se está parado, as minhas acho que duram 2 minutos, tanto a da frente como a de trás, inclusive a minha de trás faz simulação de travagem, quando abrandas ou paras da sinal para quem vem atrás
Na Elops 520 o sistema vem de origem, com a cablagem interna e o farol da frente integrado na testa e o traseiro no guarda-lamas, não permite adaptações.
 

nmt

Well-Known Member
O que acham desta

Hipermercado e bicicletas... não casam... se perceberes de mecânica e estiveres preparado para verificar todos os apertos, afinar transmissão e travões, verificar raios, etc, poderá ser uma opção, mas seguramente que a Decathlon é melhor opção.
 

Memento vivire

Active Member
Boa noite para não abrir novo tópico, aproveito este.
Pretendo comprar uma bike no elétrica para efetuar as deslocações para o trabalho, 10 km em cada viagem, regresso com acumulado de 150 a 200 m de acumulado.
Como pretendo comprar aproveitando o fundo ambiental fico algo limitado no que gosto, mas vi estas duas e gostaria de saber opinião sobre as mesmas, vantagens versus desvantagens e caso consigam verificar o peso, eu não encontrei.
Caso estejam a par se ambas se enquadram no fundo ambiental
Obrigado
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
Ainda de manhã durante a minha mini voltinha voltei a pensar que se calhar era melhor largar a bike de estrada e arranjar uma eléctrica, e apareces hoje com este tema :eek:.

Na altura que andei a olhar para este assunto gostei muito desta da cube (e uma outra, acho que da Fildo, mas já não me recordo bem)... e tem muito mais informação... essas que indicas, por muito interessantes que possam ser, parece um bocado comprar no escuro.


E a cube tem ainda outras opções.
 

Memento vivire

Active Member
Ainda de manhã durante a minha mini voltinha voltei a pensar que se calhar era melhor largar a bike de estrada e arranjar uma eléctrica, e apareces hoje com este tema :eek:.

Na altura que andei a olhar para este assunto gostei muito desta da cube (e uma outra, acho que da Fildo, mas já não me recordo bem)... e tem muito mais informação... essas que indicas, por muito interessantes que possam ser, parece um bocado comprar no escuro.


E a cube tem ainda outras opções.
@Carvalhon , também pesquisei a Cube e não me lembro de ter visto esta. No entanto esta poderá não entrar na segunda parte do negócio, ser enquadrável no fundo ambiental, portanto citadinas.
Nas que postei a Vitória tem na designação Urban e a da BH pela forma como está equipada parece enquadrável.
No entanto obrigado e vou pesquisar melhor, pelo que vi poderá não ser essa mas vi que têm outros modelos que talvez sejam enquadráveis, só tenho de traduzir no google, que mal entendo o portuga.
Estas que mencionei seriam ambas adquiridas em loja e na Amadora, o que facilita, pois já enviei para ele me informar dos aspetos que acho importantes e não consegui encontrar.
Representante próximo?
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
Essa tb está na secção de city, por isso deve enquadrar. O representante mais próximo é em Algés, Biclas do Rio. É falares com eles... acredito que te saibam dar essa informação.

Eles costumam ter eléctricas na loja, com um bocado de sorte, até pode ser que tenham alguma dessas. Em cascais, a equinócio tb é representante.
 

JBG

Well-Known Member
Boa noite para não abrir novo tópico, aproveito este.
Pretendo comprar uma bike no elétrica para efetuar as deslocações para o trabalho, 10 km em cada viagem, regresso com acumulado de 150 a 200 m de acumulado.
Como pretendo comprar aproveitando o fundo ambiental fico algo limitado no que gosto, mas vi estas duas e gostaria de saber opinião sobre as mesmas, vantagens versus desvantagens e caso consigam verificar o peso, eu não encontrei.
Caso estejam a par se ambas se enquadram no fundo ambiental
Obrigado

Para fazer 10 km precisas mesmo de uma bicicleta eléctrica?
Mesmo com o fundo ambiental fica bem mais cara que uma bicicleta "tradicional"
 

Memento vivire

Active Member
Para fazer 10 km precisas mesmo de uma bicicleta eléctrica?
Mesmo com o fundo ambiental fica bem mais cara que uma bicicleta "tradicional"
@JBG, se preciso, talvez não, até porque tenho uma de gravel que é o meio de transporte que utilizo. Portanto entendo o que queres dizer mas também ficas a perceber que essa questão para mim está mais do que vista e digo porque utilizo bike para ir trabalhar para aí a uns dez anos.
Razão da bike elétrica, conforto, principalmente no regresso, 10 Km nunca menos de 150 metros acumulado, só isso.
Obrigado pelo alerta.
 

JBG

Well-Known Member
@JBG, se preciso, talvez não, até porque tenho uma de gravel que é o meio de transporte que utilizo. Portanto entendo o que queres dizer mas também ficas a perceber que essa questão para mim está mais do que vista e digo porque utilizo bike para ir trabalhar para aí a uns dez anos.
Razão da bike elétrica, conforto, principalmente no regresso, 10 Km nunca menos de 150 metros acumulado, só isso.
Obrigado pelo alerta.

Eu se algum dia voltar a trabalho presencial, preferia ter uma bicicleta que precise da menor manutenção possível, principalmente em termos de limpeza, ie, de preferencia com correia em vez de corrente, e mudanças no cubo, algo deste género:

855300_S_00.jpg
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Eu se algum dia voltar a trabalho presencial, preferia ter uma bicicleta que precise da menor manutenção possível, principalmente em termos de limpeza, ie, de preferencia com correia em vez de corrente, e mudanças no cubo, algo deste género:

855300_S_00.jpg
A maioria das bicicletas não precisam da maioria das coisas que lhes fazemos, nos é que criamos os problemas, a minha ultima bicicleta de BTT é a que menos tempo dedico, limpeza, manutenção, etc
Ainda ontem fui dar uma voltinha pequena aqui pelo bairro, 40km 2/3 de BTT em caminhos, troquei a roda na ultima vez, por ter estalado o aro, da última vez que foi mudar os cabos e espirais veio com um relatório enorme, tinha de trocar uma carrada de coisas, não troquei nada e fez a volta toda sem problemas
Está a precisar de transmissão nova mas ainda faz mais uns 800km, ao todo os mesmo que a última fez, já não a lavo para aí á uns 3 meses, óleo na corrente deve ter sido no mês passado porque fui fazer a descida do Picoto e como estava húmido o tempo meti óleo para tempo molhado, passei por água para não sujar o carro
Vai fazer 6 anos, vai para a terceira transmissão, tem quase 11000km, devo ter lavado uns 20 vezes, revisão geral fez 1 vez, uma revisão a suspensão que já veio de outra bicicleta (+22000km), nunca ficou em nenhum lado e tem dado umas belas voltas
Na que fazia as voltas grandes de estrada, nunca fiz uma revisão geral, mudei uma vez a corrente porque sim, levou um pneu novo, nada mais viu que umas lavagens esporádicas e óleo na corrente de vez enquando, tem 7800km, a transmissão passou para a nova de aço com troca de corrente (porque sim)
 

JBG

Well-Known Member
A maioria das bicicletas não precisam da maioria das coisas que lhes fazemos, nos é que criamos os problemas, a minha ultima bicicleta de BTT é a que menos tempo dedico, limpeza, manutenção, etc
Ainda ontem fui dar uma voltinha pequena aqui pelo bairro, 40km 2/3 de BTT em caminhos, troquei a roda na ultima vez, por ter estalado o aro, da última vez que foi mudar os cabos e espirais veio com um relatório enorme, tinha de trocar uma carrada de coisas, não troquei nada e fez a volta toda sem problemas
Está a precisar de transmissão nova mas ainda faz mais uns 800km, ao todo os mesmo que a última fez, já não a lavo para aí á uns 3 meses, óleo na corrente deve ter sido no mês passado porque fui fazer a descida do Picoto e como estava húmido o tempo meti óleo para tempo molhado, passei por água para não sujar o carro
Vai fazer 6 anos, vai para a terceira transmissão, tem quase 11000km, devo ter lavado uns 20 vezes, revisão geral fez 1 vez, uma revisão a suspensão que já veio de outra bicicleta (+22000km), nunca ficou em nenhum lado e tem dado umas belas voltas
Na que fazia as voltas grandes de estrada, nunca fiz uma revisão geral, mudei uma vez a corrente porque sim, levou um pneu novo, nada mais viu que umas lavagens esporádicas e óleo na corrente de vez enquando, tem 7800km, a transmissão passou para a nova de aço com troca de corrente (porque sim)

Gosto de manter as bicicletas limpas, como não tenho garagem, ficam dentro de casa.
E para quem for todos os dias para o trabalho, meter oleo 1 vez por mês é mto pouco, especialmente no Inverno.
No UK usava singlespeed diariamente e em termos de limpeza/manutenção era um mimo, cerca de 5-10 minutos ficava impecável, limpa e lubrificada.
 

cconst

Well-Known Member
SOIGNEUR
Pois eu ando a pensar em começar a ir mais ao escritório (gosto de estar em casa, mas...) e queria faze-lo de bike. MAS...
Ainda é um bocadito longe, e sempre no meio da cidade de Lisboa, com algumas subidas (nada de extraordinário, mas não preciso de muito para ficar alagado). Tenho em casa uma Orbita dos 90's que no último ano apenas apanhou chuva. Havia de tratar dela. E gostava de lhe colocar uma roda com motor elétrico (fraquito, apenas de 250W) e uma bateria feita à medida com base numa bomba de ar de quadro (como se viam nas bicicletas de estrada)
s-l1600.webp

A ideia era colocar e tirar a bateria para carregar em casa. Uma autonomia pequena, apenas para ajudar numa ou outra subida para não chegar com muito mau aspeto. Isto numa bicicleta que não tivesse aspeto de ser digna do amigo do alheio...

Problemaas:
- todos os kits vêm com muita fiarada e controladores enormes. Não queria muito. Apenas um botãozito no punho para dar aquele extra...
- fazer uma bateria?! não é só juntar células, também precisa de um controlador de carga. E eu não sou assim tão habilidoso.
 

Bruso

Well-Known Member
SOIGNEUR
Pois eu ando a pensar em começar a ir mais ao escritório (gosto de estar em casa, mas...) e queria faze-lo de bike. MAS...
Ainda é um bocadito longe, e sempre no meio da cidade de Lisboa, com algumas subidas (nada de extraordinário, mas não preciso de muito para ficar alagado). Tenho em casa uma Orbita dos 90's que no último ano apenas apanhou chuva. Havia de tratar dela. E gostava de lhe colocar uma roda com motor elétrico (fraquito, apenas de 250W) e uma bateria feita à medida com base numa bomba de ar de quadro (como se viam nas bicicletas de estrada)
s-l1600.webp

A ideia era colocar e tirar a bateria para carregar em casa. Uma autonomia pequena, apenas para ajudar numa ou outra subida para não chegar com muito mau aspeto. Isto numa bicicleta que não tivesse aspeto de ser digna do amigo do alheio...

Problemaas:
- todos os kits vêm com muita fiarada e controladores enormes. Não queria muito. Apenas um botãozito no punho para dar aquele extra...
- fazer uma bateria?! não é só juntar células, também precisa de um controlador de carga. E eu não sou assim tão habilidoso.
Isso não é fácil mas já vi coisas dessas presas à bike com fita cola portanto não deve ser impossível. Agora é uma questão de se ver se justifica.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Isso não é fácil mas já vi coisas dessas presas à bike com fita cola portanto não deve ser impossível. Agora é uma questão de se ver se justifica.
Não deve ser caro porque ainda no outro dia o meu irmão me falou nisso, é uma questão de procurar que deve haver quem venda e quem monte, para mim o problema é sempre a qualidade das baterias, ao contrário do que se pensa, tem muita influência, tenho algumas baterias de aparafusadoras que se foram sem nenhuma razão e com pouco trabalho ou nenhum, as baterias de lítio lá se vão para o outro mundo, não, não arderam, por e simplesmente morreram, não recebem carga, bateria com menos de 1 ano
 
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