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BH RC1 8.7 vs. Goka Shaft vs. "sugestões aceitam-se"

Tiago Navarro

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Bem, chegou a minha vez de abrir um tópico, similar a tantos outros, a pedir meia dúzia de palavras de encorajamento para o dispêndio de uma quantia monetária menos desprezável na aquisição de um velocípede para desfrutar de muitos kilómetros de asfalto.

Depois de muita pesquisa em busca da melhor "pechincha", encorajada pela migre disponibilidade monetária, donde com tempo bastante para ponderação enquanto do juntar de uns trocos, estou no impasse entre dois achados além fronteira, sendo estes os mencionados no título do tópico.

Pela BH terei de desembolsar 1600€, equipada de série como listada no site de marca: http://www.bhbikes.com/catalogo/rc1-8-7

A Goka faz-se mais leve em 200€, equipada com rodas Mavic Aksium, transmissão e travões Shimano 105, pedais Look Keo Classic e restantes componentes carimbados pela própria marca: http://www.totalbikeshop.com/cas/site/productos-ficha.asp?id=799

O desejo incita-me à compra da BH. Contudo os 200€ de diferença na compra da Goka dariam para cobrir uns sapatos e capacete, que estão também em falta, por um valor similar ao da BH. Ademais, a primeira vem sem pedais.

Conheço o conselho de ir pelo que agrada ao coração para não gerar remorsos futuros, pelo que estou inclinado a deixar-me levar. Não obstante, opiniões são bem vindas, caso contrário, como é óbvio, não teria aberto o tópico. Se alguém tiver informações de outras marcas a oferecerem modelos com uma relação qualidade/preço similar, não fugindo muito aos 1500€, também agradeceria a partilha da informação.

cumprimentos,
Tiago Navarro
 

Tiago Navarro

New Member
plx,
Realmente, sou parvo. A Prisma 7.7 será uma óptima opção para poupar no dispêndio, a 1200€. Resta saber se o "knock-off" da G5 apresenta um comportamento similar à original e se a diferença de desempenho entre esta e a Prisma justifica a diferença de 400€ entre o preço de ambas. A contenção com o dispêndio na Prisma daria para começar a pensar na aquisição de um par de rodas mais ligeiro para um futuro menos distante. Por outro lado, a RC1 é mais bonita... =P

SBRDYDY,
Di-lo por experiência recorrente? Tenho algumas reticências relativamente aos usados devido à perda da garantia, em particular quando não há a possibilidade de comprovar o estado do material antes de o comprar.
 

azulen

New Member
Também tenho a mesma duvida, mas em vez da BH estou a pensar numa Giant TCR 0 compact (full ultegra).

Desaconselharam-me a comprar a Goka porque pelos vistos os quadros tem pouca rigidez (quando eventualmente se abusa um bocadinho na força a roda de trás raspa nas escoras(?)) e a marca faliu.. não faço ideia se alguma destas coisas sobre a goka é verdade; se alguém pudesse elucidar agradecia.

SNRDYDY, se não dor muito incomodo, em que sites? A G5 é linda, na minha opinião melhor só Orbea orca :D
 

Tiago Navarro

New Member
azulen,

Também me deparei com rumores similares relativamente à situação financeira da Goka. Não os sei confirmar. Li algumas análises positivas relativamente ao quadro em questão, mas feitas por particulares, uma vez que a marca é pouco difundida. Onde para a verdade entre ambas as opiniões, não sei e não será nas minhas mãos, entenda-se pernas, inexperientes que se poderá confirmar.

Também já vi quem escreva em queixa da rigidez da RC1. Em contraposição, outros afirmam-na similar à G5 em rigidez . A diferença entre as duas é, alegadamente pela marca, mínima. O molde é o mesmo. Diferem na qualidade das fibras de carbono utilizadas em alguns pontos menos fulcrais para o desempenho do quadro e, pormenor mais nítido à vista, no comprimento do tubo do selim.

Atenção que a TCR tem o quadro em alumínio. Espero não estar a dar nenhuma novidade.

Na desconversa, faz uma semana que passou por Mértola uma equipa da Orbea, trazendo com ela mais de uma dúzia de Orca's 2011, e respectivos ciclistas. Foi pena não ter tido câmara fotográfica para documentar. Bem sei que o pessoal vibra com estas coisas.
 

azulen

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Quem me disse essas coisas da Goka, foi um lojista de uma loja de bicicletas e como toda a gente sabe o que eles não vendem, não vale um chavo, enfim. Até agora nunca ouvi nenhum dono de uma goka queixar-se, já procurei por fóruns espanhóis e pelos vistos estão muito contentes.. E o facto da empresa falir a mim não me diz muito, já sei que não vou comprar nenhum topo de gama e se partir, estando a fabrica falida ou não, é quase a mesma coisa, é uma visão pessimista mas também realista.

A minha indecisão na TCR vs Goka é (entre outras) o material do quadro. Prefiro um alumínio "topo de gama" que um carbono gama baixa. Nunca vi nenhuma goka ao vivo e tenho medo de ter uma desilusão, a TCR por outro lado é bem bonita. Em principio vou aguardar mais umas semanas ou meses para saírem os novos modelos e assim "negociar" um modelo de 2011. Há lojas que tem tanto stock para despachar que por vezes há grandes promoções!

Pois a orca é uma obra de arte, mas só o quadro custa uma Goka, ou TCR, ou BH prisma 7.8.. etc etc. Essa equipa não terá sido a Euskaltel-euskadi?
 

Tiago Navarro

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O carbono parte, bom ou não. O alumínio amolga. Em termos de performance, não sou engenheiro para afirmar diferenças com base estatística, nem tanto tenho experiência prática que me permita opinar, mas pelo que leio o carbono é mais rígido e mais confortável. Há muitos a adquirir os badalados quadros chineses contrafeitos, ou feitos a partir de moldes originais/"protótipos rejeitados". Estes não serão manufacturados com o mais avançado dos materiais, mas quem os compra afirma não ter motivo para queixa. Isto regra geral, já que o controlo de qualidade não será certamente tão apertado quanto o da maioria das marcas conceituadas que lhes meta carimbos em cima.

Estando a fugir ao tema do tópico, se entrasse numa loja e me dessem a escolher uma qualquer, quereria uma BMC SLR01. Contudo, o dinheiro não abunda para todos, pelo que muitos, nós exemplo, vêm aqui tentar esclarecer dúvidas para poupar uns trocos. Isto para dizer que, numa transição um tanto ou quanto rebuscada, não sei até que ponto se verificam essas promoções maravilhosas com a entrada das novas colecções, pois o ano passado bem que procurei , menos informado, verdade seja dita, mas pouco encontrei. Tal e qual como referes, estas promoções acabam por se aplicar aos stocks não escoados, que podem não ser da medida ideal, ou do agrado do freguês. Tenho ainda na ideia que a transição de stock não se dá de um dia para o outro com a saída dos novos modelos, pelo que boas oportunidades serão pontuais.

Variáveis à parte, a minha situação é não ter bicicleta. Por enquanto vou dando uso a uma btt emprestada. Como ando sozinho, não há crise. Custa, mas vai e dá pernas duras. Quando regressar a Lisboa tenho à minha disponibilidade uma maravilhosa biketour, sabe-se lá com que peso e com bastante porrada em cima, rodas empenadas, transmissão comida, etc.. Daí alguma ansiedade em adquirir uma bicicleta.

Relativamente à equipa, não era a Euskaltel-Euskadi. possivelmente seria a Orbea-Continental, se bem que o equipamento era azul e não preto. Tinham uns carros de apoio azuis com um grande autocolante da Orbea no capô. De onde vinham e para onde iam, não cheguei a perguntar.
 

ivan

New Member
quanto a Goka estar a falir nao sei. sei é que um colega que tinha uma Greenwish caiu a descer, mas inventou a desculpa que partiu a subir nao é que um mes depois andava com uma Goka knife com os componentes da montagem velha sem custos.
 

azulen

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Amigo Tiago, permita-me discordar em parte, já agora cito um texto que vem na freebikes.
"Se o leitor, por exemplo, tiver 1000€, não deve adquirir uma bicicleta em carbono, pois estaria a prescindir de vectores tão importantes como o design e o material (sim os carbonos nao sao todos iguais) em detrimento de ter o menos valor possivel. Em termos de materiais existem tantas diferencas tecnologicas que é possivel ter um quadro a custar 50€ ou 1000€ e terem o mesmo peso apenas dependendo da forma de fabrico do quadro, independentemente do seu design e que em tudo terá impacto na longevidade e/ou performance (nao no peso mas sim da resposta dinamica do quadro em esforço e transmissao da energia o mais eficiente possivel para o andamento). Isso é valido tanto para o carbono como para os mais simples aço e aluminino. Ou seja mais vale um bom quadro em aluminio que um mau carbono ou titanio. Sendo uma das peças mais caras da bicicleta e que se pretende mais duradouras, é importante tambem valorizar o serviço pos-venda e da garantia do fabricante e da loja onde comprar. No entanto essas garantias habitualmente sao apenas validas para o um dono e em caso de segunda so as lojas as podem estender".

Isto tudo para dizer que no meu caso vejo com melhores olhos a TCR que as Goka.
Apenas falei nas promoções porque a nova "coleção" está ai à porta e é sempre melhor dar 1700 ou 1800 do que 2000. E procurando bem tudo se encontra.

Também estou mais ou menos na mesma situação, vai ser a minha primeira fininha, no entanto nao estou com pressa, moro no algarve e andar por aqui de dia no Verão é suicídio, prefiro esperar por algum bom negocio, do que comprar já, encosta-la até setembro...
 
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