Barulho parasita identificado, ajuda a resolver!

#1
Boa pessoal.

Ando com um barulho parasita, já foi identificado de onde sai, mas está difícil de resolver, por esse motivo, necessito da vossa ajuda :)

Resumo do problema:

Cada vez que pedalo com mais força, na maioria dos casos quando pedalo em pé, e faço força no crank direito, na zona do crank esquerdo dá um estalo, apenas e só no lado esquerdo! Se não fizer força no direito, não faz barulho nenhum!

Tentativas de solução do problema, mas sem resultado:

Movimento pedaleiro novo.
Testar com outras rodas/cassete
Corrente nova
Verificar o aperto dos parafusos dos pratos
Apesar de fazer apenas em pé, foi lubrificado os carris do selim e espigão de selim.
Verificar o dropout
Testar com outros apertos rápidos

Mas de onde vem o barulho?

Do parafuso do desviador!



Deixo um pequeno clip:



Tentativa de solução:

Desmontar o parafuso, limpar, e meter massa. Resultou, durante meia dúzia de km.

Estava a pensar enviar o desviador para garantia, mas no entanto, surgiu uma oportunidade e fiz upgrade para DI2, tudo montado e afinado na loja, e após a umas semanas, voltou de novo o problema.

Curiosidade:
Quando tinha o sistema ultegra mecânico, ao mexer no parafuso de afinação do cabo (desafinar e voltar afinar) o barulho desaparecia, por tempo incerto, podia durar 200km sem fazer nada, ou aparecer logo ao fim de 10km.

Será problema com o quadro?
Dropout?

Peço desculpa pelo longo post, tentei explicar da melhor maneira o problema, entretanto, estou sem soluções e ideias, o raio do barulho parasita é desesperante! :p


Obrigado pessoal!
 
#3
Isso já me aconteceu, pelo menos o som é igual e no mesmo sitio levei ao mecânico ele afinou e o barulho desapareceu:)
Obrigado pelo feedback.
Exacto, se eu neste momento desafinar e voltar a afinar, o barulho desaparece, durante uns kms incertos, mas acaba por voltar.
Eu queria era tentar resolver isto de vez!
 

Bruso

Well-Known Member
#8
Deita um pouco de massa no ponto de contacto entre o aperto rápido das rodas e o quadro.

Também apontaria para a caixa de direção.
Se meteres power sentado não há barulho?

O dropout tem um ligeira folga mas deveria ser problema. Se fosse para ser sólido de certo que não estaria fixo com dois parafusos tão pequenos.
 
#9
Deita um pouco de massa no ponto de contacto entre o aperto rápido das rodas e o quadro.

Também apontaria para a caixa de direção.
Se meteres power sentado não há barulho?

O dropout tem um ligeira folga mas deveria ser problema. Se fosse para ser sólido de certo que não estaria fixo com dois parafusos tão pequenos.
Barulho aparece 99% das vezes no crank esquerdo após ter feito força em pé no crank direito.
Sentado muito raramente, 1% das vezes.

Quando troquei as rodas, troquei os apertos rápidos, mas não lubrifiquei, vou fazer isso e rever a caixa de direcção.
Obrigado.
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
#12
O espigao é de carbono??? Se sim tira fora limpa e mete massa de fricção e volta a colocar... já tive o msm problema e dois quadros diferentes e em regra era esse pequeno problema. O barulho parecia que vinha inclusive da pedaleira mas a realidade é que fazia era eco com a torção... cmg resultou sempre.
 
#13
O espigao é de carbono??? Se sim tira fora limpa e mete massa de fricção e volta a colocar... já tive o msm problema e dois quadros diferentes e em regra era esse pequeno problema. O barulho parecia que vinha inclusive da pedaleira mas a realidade é que fazia era eco com a torção... cmg resultou sempre.
Já testei, espigao e carris do selim, tudo limpo e colocados com massa anti fricção. Também não é dai. :\