ajuda para adquirir bicicleta de estrada

#1
Bom dia a todos!

Tenho uma bicicleta de btt que fui adaptando a estrada a pouco e pouco.
Não fui gastando muito mas é uma bicicleta com cerca de 20 kgs de peso, se não mais, pedaleira 50 39 30 e cassete 14 28.
Só dá para aquela cassete, pois na altura que coloquei nova aconselharam a não colocar mais do que 6, pelo espaço e depois por causa das mudanças.
Em relação aos termos das bicicletas ainda tenho muito a aprender, por isso não levem a mal a descrição.
Pneus são 26 * 1.5

Interessava comprar uma que fosse mais leve, e a relação pedaleira/cassete permitisse andar em estrada com alguma velocidade mas que não ficasse mal em montanha, que é o que tenho feito mais ultimamente.

Agora, umas coisas que vi é que a minha anda pouco em estrada pelo peso, mas também pela relação transmissão por exemplo 50/14.
E em montanha não tenho ficado muito mal com 30/28, praticamente 1.

Não sei se o pessoal na estrada costuma ter relações para montanha inferiores a 1, mas para o BTT sei que tem, e até mesmo 0.4 pedaleira/cassete.

Também os pneus podem ter aqui alguma influência.

Então pergunto, pois gosto de dar umas voltas e com alguma dificuldade, a última das quais com trajecto de 80kms, e 3 subidas com inclinação média superior a 8%,
que tipo de bicicleta de estrada e transmissão, pneus devo comprar, que conselhos me podem dar.

Algumas que vi, ultimamente têm por 50/34 e cassete 11/32 com pneus 28.

Desde já, obrigado!
 

cou7inho

Well-Known Member
#3
Bom dia a todos!

Tenho uma bicicleta de btt que fui adaptando a estrada a pouco e pouco.
Não fui gastando muito mas é uma bicicleta com cerca de 20 kgs de peso, se não mais, pedaleira 50 39 30 e cassete 14 28.
Só dá para aquela cassete, pois na altura que coloquei nova aconselharam a não colocar mais do que 6, pelo espaço e depois por causa das mudanças.
Em relação aos termos das bicicletas ainda tenho muito a aprender, por isso não levem a mal a descrição.
Pneus são 26 * 1.5

Interessava comprar uma que fosse mais leve, e a relação pedaleira/cassete permitisse andar em estrada com alguma velocidade mas que não ficasse mal em montanha, que é o que tenho feito mais ultimamente.

Agora, umas coisas que vi é que a minha anda pouco em estrada pelo peso, mas também pela relação transmissão por exemplo 50/14.
E em montanha não tenho ficado muito mal com 30/28, praticamente 1.

Não sei se o pessoal na estrada costuma ter relações para montanha inferiores a 1, mas para o BTT sei que tem, e até mesmo 0.4 pedaleira/cassete.

Também os pneus podem ter aqui alguma influência.

Então pergunto, pois gosto de dar umas voltas e com alguma dificuldade, a última das quais com trajecto de 80kms, e 3 subidas com inclinação média superior a 8%,
que tipo de bicicleta de estrada e transmissão, pneus devo comprar, que conselhos me podem dar.

Algumas que vi, ultimamente têm por 50/34 e cassete 11/32 com pneus 28.

Desde já, obrigado!
Basta comprares uma bike de estrada de entrada de gama e já tiras ai uns 7 kg que fazem toda a diferença.
Numa bicicleta de estrada vais usar pneus ainda mais finos o que vai fazer toda a diferença.
Efetivamente em estrada não é comum usar relações inferiores a 1. Quanto muito usasse um 50-34/11-34. Se comprares uma bicicleta com uma relação 50-34/11-32 vais ter a mesma facilidade em subir as montanhas.
Mas falta saber orçamente, que tipo de condição física tens, se tens boa flexibilidade, altura, entre pernas... Só assim será possível perceber que tipo de bicicleta será mais adequada e quais as possíveis opções de mercado.
 
#4
Muito bem, se não fui claro.
A bicicleta que tenho tem pelo menos 15 anos e tem dado bastantes voltas só em estrada.

O que pretendo adquirir é mesmo estrada, e já vi algumas questões esclarecidas, como a questão da relação pedaleira/ cassete dificilmente ser menor do que 1 em estrada.
Quando refiro montanha/subidas é para estrada, e com bastante inclinação, e por isso perguntei a relação, pois anda pouco se for menos do 1, mas penso que também será mais leve em grandes dificuldades.

Acho, que já dei mais algum esclarecimento
 
#5
Altura 170 e peso 75kgs, outras medições terei que ver, mas por esta dimensão, penso que será tamanho S ou M e não mais de pneus 28, pois pode trazer mais dificuldades se calhar...

a condição física é razoável, pois já vou conseguindo fazer estas subidas e até umas faria talvez 20 kms apenas e a rolar.

Mas a ideia principal será para trajectos como este que fiz, onde é possível andar com alguma velocidade a descer e a direito, mas também permita subir o que é preciso.

Posso dizer, neste momento que tento fazer médias a direito de 25kms hora e não é fácil, mas ao mesmo tempo sinto que também algo o está a prender...

Não preciso fazer médias do ciclismo profissional mas pode ser um pouco melhor
 
#6
Pelo que mencionas, qualquer bicicleta de estrada faz o que queres

Esquece as comparações da bicicleta de btt com a de estrada, esquece as relações, as bicicletas de estrada vêm quase todas com as mesmas relações, não percebi a sena dos pneus 28, mas ultimamente aparece por aqui muito pessoal com problemas de sexo ou outra coisa qualquer que não dá para perceber quais as duvidas dos pneus 28

Eu tinha aqui uma debaixo de olho, mas se calhar é um pouco cara, 6450€, nesta nem se mete o caso do peso, só andar com ela é quase como uma medalhar de alto gabarito

Tens de ser mais explicito, quanto pretendes gastar, só depois de saber qual o modelo se pensa em tamanho, sim, porque M numa marca pode ser grande e noutra o M pode ser pequeno, isto não é como comprar umas calças de ganga, compramos o 40 e é a mesma medida em quase todas as marcas
 
#7
ok, não pretendo entrar em competição...
só se for para participar em algo distrital ou assim por diversão...
talvez até 2000 euros, senão o lazer passa a ser uma obrigação e não é para isso que pedi aconselhamento.
Quanto aos pneus, tenho ideia que quanto maiores, também terão influência para rolar melhor mas possivelmente para subir com mais dificuldade, e isso pode ter a ver com o tamanho da pessoa, mas como comecei por dizer, sei muito pouco, por isso pedi conselhos
 
#8
Por esse preço e se fosse para mim, seria a Scott addict 20 Disc, tem tudo o que eu preciso para muitos ou poucos quilometros, para subidas ou descidas
É daquelas bicicletas que podem ser melhoradas, por exemplo rodas, ou ficar como veio de origem, possivelmente eu nos primeiros tempos nem mexia nela, era só desfrutar do investimento


Já agora, no tamanho deve de ser o 52
 
#9
boa noite,

estive a ver algumas coisas de que tinha falado antes, que devem ter implicações no rendimento, e portanto na escolha de bicicleta.

a pedaleira tem braço de 13cm o que deve dificultar algo em relação às actuais.
A forma física permite pedalar na relação mais pesada que tenho de 50/14 em cerca de 82 rotações dos pedais por minuto em estrada direita/plana durante alguns kms
A velocidade que consegui atingir hoje mesmo a descer não passa de 35kmh pois a partir daí nem consigo pedalar.
Em algumas rampas curtas consegui velocidades perto de 50kmh, mas acho que com outra transmissão e pneus de outra dimensão, devo conseguir rendimento superior e possivelmente pedalar acima de 35kmh.
Com terreno direito e a pedalar bem talvez consiga fazer 25kmh mas não é fácil.
As medidas que retirei é de 170cm altura, 60 cm braços, 70cm entre pernas.

Penso que com uma bicicleta mesmo de estrada, como a que indicaram, certamente posso melhorar algo.

Se tiverem outras ideias ou opiniões, agradeço.
 

cou7inho

Well-Known Member
#11
A velocidade que consegui atingir hoje mesmo a descer não passa de 35kmh pois a partir daí nem consigo pedalar.
Oh diabo... algo de errado não está certo. Como é que ficas sem relação a 35km/h com uma relação que pode ter 50/14? Eu a 35km/h na minha de BTT com 32/11 tenho transmissão ainda para pedalar (se bem que é preciso dar à perna).
Não te preocupes muito com isso das velocidades. Acredita que com uma bicicleta de estrada vai ser um mundo diferente e vais conseguir fazer médias muito melhores e ter andamentos bem confortáveis.
O importante agora perceber que tipo de geometria é mais adequada.
 
#12
O valor foi a descer e tinha um gps a dar valores, mas fiquei sem poder pedalar, foi só aproveitar percurso a descer mas o valor certo não deve ser muito diferente atendendo às características da pessoa e da bicicleta.
Só me preocupa o tempo total e as médias, não a velocidade.

O valor entre pernas penso que vi no site da Scott quando vi a bicicleta e tamanhos, penso que deve o S52.
 

Sword

Well-Known Member
#13
O valor foi a descer e tinha um gps a dar valores, mas fiquei sem poder pedalar, foi só aproveitar percurso a descer mas o valor certo não deve ser muito diferente atendendo às características da pessoa e da bicicleta.
Só me preocupa o tempo total e as médias, não a velocidade.

O valor entre pernas penso que vi no site da Scott quando vi a bicicleta e tamanhos, penso que deve o S52.
Viste? Tens de medir...

 

cou7inho

Well-Known Member
#14
Só me preocupa o tempo total e as médias, não a velocidade.
Sem mais velocidade não há melhores médios...
Esquece isto das médias e tempos totais. Estás a pensar demasiado em algo que não é relevante neste momento, pois como uma bicicleta de estrada vais sentir uma diferença brutal, como já disse antes, e vais andar bem melhor.
Preocupa-te com comprar o tamanho certo. Isso sim é importante. Caso contrario não há bicicleta de 10 mil euros que te faça andar melhor.
 

fcsaimon

Well-Known Member
#16
O tamanho em biciyde estrada deve ser sempre mais pequeno e não para o maior. Assim na Scott adict para 1,70m deve ser mais entre o xs/s... Atenção ao tamanho. Isso é o principal