Agressividade para a coluna vertebral...

#1
Olá a todos, estou com um dilema tremendo e preciso de uns conselhos...

Recentemente foi-me diagnosticada uma pequena (por enquanto) lesão a nível da L5-S1. Ainda não é uma hérnia, mas afecta-me bastante a qualidade de vida porque causa-me algumas crises a nível do nervo ciático. O que me atrapalha mais é o facto de eu ser novo (28 anos recentes) e já dar por mim a pensar "se a saúde ajudar"...

Ora o meu dilema é o seguinte: tenho uma BTT, uma KTM Ultra Fun, com a qual costumava dar umas voltinhas fora de estrada. Acontece que me foi recomendado pelo médico que, a andar de bicicleta, o fizesse só em bons pisos. Recentemente, após um interregno de uns 2 meses, fui experimentar uns Kms em estrada com a minha BTT. Gostei e não me fez pior... Mas, sinceramente, não dá grande gozo porque o rendimento é baixo e o esforço elevado para o andamento que dá. Então comecei a pensar numa bike de estrada. Só andei numa de estrada duas ou três vezes, numa altura em que a coluna não me incomodava. Agora surge a minha dúvida: Para as minhas limitações de coluna, uma bike de estrada é demasiado agressiva? E aquelas com guiador plano, são mais suaves ou a diferença é marginal?

Se têem conhecimento de causa, desenvolvam o tema, por favor ;)

Abraços e boas pedaladas!
 
#2
Infelizmente também já tenho alguns problemas nas (L), nem me recordo em quais. Mas ainda são umas 3 ou 4 :eek:

Receei o mesmo que tu, quando passei a andar de asfáltica e inicialmente até me surgiram uma dores na zona cervical. Qualquer médico te dirá para não praticares ciclismo, muito menos em bicicleta de estrada. Mas se fossemos a fazer tudo que dizem...
Com uma "daquelas" como chamas com guiador recto vais numa posição mais confortável, sem dúvida alguma, mas o rendimento é inferior a uma com guiador de estrada (curvo)

O primeiro e principal de tudo é escolheres o tamanho certo! E depois jogar com o comprimento do avanço, altura do selim, ângulo do guiador.

Isto tudo para te sentires confortável em cima da bike.

Troquei recentemente a minha por uma mais pequena, precisamente por não ter escolhido bem o tamanho.

Espero ter ajudado, alguma coisa...apita ;)
 
Last edited:
#3
A posição numa bicicleta de estrada é sempre agressiva, o mais que podes fazer é tentar minimizar isso, com mais anilhas na direcção, avanço invertido, etc. Muito sinceramente, eu acho que o melhor seria uma das tais bikes iguais às de estrada mas com guiador recto, porque se te queixas da coluna não vais utilizar os drops do guiador de estrada. De resto, o rendimento é semelhante porque abas as bikes partilham os mesmos andamentos, só a posição do ciclista é que não é tão aerodinâmica.
 
#4
Eu tenho duas btt: uma com guidor recto e suspensao de 80 mm de curso, outra com guiador elevado e suspensão de 100 mm, logo com uma posição de condução mais elevada, teoricamente mais confortável...

Ora, o estranho é que de vez em quando, a que tem a posiçao mais elevada, me provoca umas dores na base do pescoço... Penso que a explicação está no facto de ela ser mais comprida que a outra, logo longa demais para mim. Por isso talvez possas mesmo comprar uma bike com o guiador curvo, desde que do tamanho adequado.
 
#5
Que tópico tão actuall para a minha presente situação, porque estou em recuperação se uma lombalgia penso eu que fosse causada por uma má postura em cima da minha bicicleta. Tinha baixado a frente da bicicleta, agora estou a pensar voltar a por as anilhas por debaixo do guiador para ver como me vou sentir. Talvez assim me vá sentir bastante mais confortavél em cima da bike.
 
#6
Curiosamente, eu parece que funciono ao contrário. Já andei com anilhas e avanço virados ao contrário. Agora voltei a meter o avanço outra vez para baixo e ainda tirei anilhas e aguento melhor, faço mais kms com menos dores.
 
#7
Mas é curioso que já fiz muitas centenas de km's com esta configuração, mas na semana de carnaval acho que dei algum mau jeito e fiquei todo empenado da coluna. agora vou experimentar com esta configuração menos "radical" para ver como me sinto.
 
#8
Amigo
Eu fui operado à coluna e só depois disso é que comecei a rolar (GANDA MALUKO).
E faço só estrada, nada mais, agora tens é que certificar-te que a bicicleta tem as tuas medidas. Vai a uma boa loja de bicicletas aconselho-te a Specialized que eles lá fazem uma simulação e se necessário corrigem a~lguma coisa na Mula.
Abraços
 
#9
Bem, agora que o companheiro "desenterrou" o tópico, venho dar a minha opinião com base na experiência que entretanto vivi.
Acabei por comprar a bike de estrada e fiz-me ao caminho. Sinceramente não noto que a mesma me prejudique a coluna, porque, se é verdade que é mais rija que a btt, também é verdade que o piso é mais certo... A questão da regulação é importante, dado isso sacrifiquei um pouco a estética e resolvi inverter o avanço. Fiquei com a frente mais elevada, não muito mas o sufuciente para obter uma diferênça considerável na posição e no conforto.
O pior é que agora ando outra vez cheio de crises no nervo ciático e há quase um mês que não toco na bike :( Mas a hipotese de ter piorado por causa da bike é muito remota...
 
#10
Pois a ciatica é lixada, eu fiz agora uma operação, como hei-de dizer enfim ao "anel" e bem sei as saudades de me sentar na mula.
Quanto à ciatica só há uma coisa a fazer Voltaren.
Abraço.
Espero regressar em Janeiro.
 
#11
Foste operado a quê? A uma hernia? É que a minha ciática não tem origem em hernia, pelo menos a julgar pela RM à coluna lombar. Ando um pouco "desesperado" porque ainda não me acertaram com o diagnóstico e os medicamentos só aliviam, não estão a resolver nada. Actualmente sigo um plano de 1 Voltaren Retard 100 por dia, durante 6 dias seguidos. Vou no 4º dia e não vejo melhoras...