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Afinar rodas de carbono

Burning Dogma

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Ora aqui vai uma questão que sempre me fez alguma confusão, mas que espero esclarecer convosco.

Uma roda com aro de carbono tem, tal como as congéneres de alumínio, apertos nas cabeças dos raios, para permitir afinação da tensão dos mesmos, a fim de manter o aro direito. O que me faz espécie é imaginar um aro de carbono torto. Todos já vimos um aro de alumínio torto, quer seja lateralmente, ou ovalizado, agora um de carbono... Um aro de carbono tem a mesma "margem de manobra" para afinações que um de alumínio?
 

pgmnv

New Member
Ora aqui vai uma questão que sempre me fez alguma confusão, mas que espero esclarecer convosco.

Uma roda com aro de carbono tem, tal como as congéneres de alumínio, apertos nas cabeças dos raios, para permitir afinação da tensão dos mesmos, a fim de manter o aro direito. O que me faz espécie é imaginar um aro de carbono torto. Todos já vimos um aro de alumínio torto, quer seja lateralmente, ou ovalizado, agora um de carbono... Um aro de carbono tem a mesma "margem de manobra" para afinações que um de alumínio?

Boas, penso que essa afinação não passará pelo equilibrio do aro, mas sim, unicamente, pela tensão dos raios, que se querem iguais, para uma longa vida útil dos mesmos e uma boa rigidez da roda.

Um abraço

Pedro Vicente
 

nogueira.nuno

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É assim pelo que eu sei ou minha experiencia a afinar ou montar rodas porque tem alguma ciencia o enraiar.
Sobre o que tu falas de um Aro seja ele de aluminio ou Carbono estar tordo presumo que falas lateralmente.
Numa Roda há um raio sim raio não e cada um em sua ponta do cubo num esquema de montagem ou não em que aumenta ou não a rigidez com menos tensão nos raios, exemplo uma roda de 16 raios para 24 em que a primeira não se cruza nada e a segunda já há cruzamento e por ventura mais rigidez lateral.

A nivel de o Aro estar tordo lateralmente esse problema e sendo um problema vai ser corrigido pelos raios que como disse um puxa para um lado e o outro logo a seguir puxa para o outro, havendo por exemplo um empeno minimo para o lado esquerdo vais detectar essa zona bem como a Area e apertar o raio oposto para como que puxar o Aro para o centro, se tem uma Area grande tens que apertar mais 2 ou 3 até o Aro ficar direito e sem bater nos calços ou no stand de afinação de rodas.
Claro que tem que haver um limite de aperto ou tensão para corrigir esse empeno ou ntão podes danificar a Cabeça do raio ou ele proprio partir mais tarde devido a tensão exagerada ou o Proprio Aro fracturar na zona da cabeça do Raio por isso com algum conhecimento podes em vez do dar muito aperto ou tensão num raio espacifico podes aliviar o raio aonde o empeno se encontra.

Isto aplica-se num raio de aluminio ou Carbono embora o de carbono seja mais rigido lateralemente tal como é verticalmente.
Num grande empeno lateral em que aconteça num Aro de carbono e até possa haver fracturas não há nada a fazer, num de aluminio hoje em dia eles são tão finos e frageis por assim dizer que não há salvação mas se houver é com a afinação que referi e repito novamente embora o Aro de Carbono seja um pouco mais rigido lateralmente que o de Aluminio por isso há uma pequena diferença a quando dos apertos ou tensões!!

Empenos ou ajustes verticais num Aro são os mas dificeis de resolver ou normalmente não têm mais solução para ficarem a 100% porque se há tensão nos raios para não haver torção lateral e essa tensão é uma força que fora para dentro não se consegue que o raio puxe o Aro para fora para não se notar aquele subir e descer do empeno quando se rola.
Normalmente as paredes laterais dou de travagem ficam também danificadas e num Aro de Aluminio pode-se tentar endireitar e disfarçar mas a quando até da travagem pode-se notar que há ali algo, num Aro de Carbono nunca tive essa experiencia nem quero ter por enquanto eu sendo eu o responsavel mas pode-se tentar reparar a zona de travagem e de certo fica direita mas nunca é mais o mesmo e depende de muitos factores e do estado em que ficou mas da mesma maneira do aluminino não vai dar para puxar o Aro para fora ou ser possivel afinar nesse caso.
 
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