Então a pessoa que tem pouca experiência e mau gosto vai dizer de sua justiça em relação a rodas…
Quando se avalia a performance dumas rodas tem-se em conta alguns parâmetros como a aceleração, aerodinâmica e rigidez torsional. Por outro lado é conveniente ter em conta a robustez das mesmas, a qualidade dos materiais e suavidade/atrito dos cubos, etc… Quando o orçamento é limitado não se consegue ter tudo ao mesmo tempo no mesmo set de rodas. Mas vamos aqui partir do princípio que neste caso vamos considerar apenas marcas com provas dadas em termos de qualidade dos materiais e robustez.
Então agora vejamos o que encontramos nos diferentes segmentos de rodas alumínio (baixo perfil).
- Entrada de gama. Rodas que custam entre 100-200€ o set e que pesam à volta dos 1900-2000g. É o caso das RS10/11, das Mavic Aksium, etc… São umas boas rodas para substituir as rodas de “marca branca” que por vezes vem de série numa bicicleta nova. Mas em termos de performance se houver algum ganho significativo será em termos de rigidez torsional. Em termos de aceleração e aerodinâmica as diferenças serão quase imperceptíveis. A robustez e qualidade dos materiais por norma também costuma ser superior às “marcas brancas”.
- Gama média 400-500€. Normalmente estas rodas pesam entre os 1500-1600g. Nesta gama entram as RS81, Ksyrium Elite, Zonda, etc… Aqui a principal diferença será em termos de aceleração. Estamos a falar de cerca de 300g de diferença no aro da roda e isto faz MUITA diferença em termos de aceleração/desaceleração. Noutro tópico já referi a lei da física que justifica isso e se dúvidas restarem posso voltar explicar com base na Física e não em conversa fiada.
- Gama alta a partir dos 800€. Neste caso o peso do set andará à volta dos 1400-1500g e aqui estamos a falar das DA C24, Shamal, das Ksyrium Pro ou superiores, etc… Para a gama anterior existirão diferenças ao nível do aro (em termos de peso poucas) mas sobretudo o que muda é o cubo/rolamentos, ao nível do peso e da suavidade/atrito. No caso das RS81 para as C24, o cubo das C24 é mais maquinado e inclui elementos em titanium.
Posto isto, negar que duma roda que pesa cerca de 2kg para uma que pesa 1,6kg não se vão notar diferenças é querer negar o óbvio. É muito mais subtil a diferença entre as de gama média para as de gama alta do que duma gama baixa para a gama média.
Em termos de problemas, umas boas rodas de gama média por vezes dão menos problemas que se calhar muitas de gama alta… É que às vezes parece que tem que ser o 8 ou o 80! Ou são as rodas de entrada de gama ou as de gama alta! O que está no meio é um engodo! As marcas devem andar a fazer de nós estúpidos só pode… E anda muita gente enganada! Cada um é livre de fazer as suas escolhas e gastar os tais 400€ como bem entender, seja em rodas, em periféricos, etc… mas é disparatado querer negar o óbvio só para tentar justificar as nossas escolhas/conselhos.
Agora para que fiquem bem claro: nenhumas das rodas que estamos a considerar nesta discussão faz milagres! Mas que umas rodas mais leves ajudam nas mudanças de ritmo, a subir, etc… isso que ninguém coloque em causa!
Por último para que não pensem que estou apenas a falar com base na Física menciono que já tive/tenho rodas de qualquer uma destas gamas.
Agora cada um que acredite no que quiser ou que comprove como bem entender.