rfcarvalho
Active Member
Estou a pensar em fazer a passagem dos estribos que uso actualmente para pedais de encaixe.
Já pesquisei no fórum pelo que existe de discussão sobre a utilização de SPD em estrada, e as opiniões divergem um bocado.
A maior parte aconselha SPD-SL - força mais bem distribuida pelo pedal, menor peso, mais aerodinamico, etc. A loja aqui da zona nem fala em outra coisa, assim que começo a conversa "SPD-SL e mais nada"
Experimentei uns sapatos SPD-SL nessa loja e a aderencia é de perto de zero. Provavelmente a performance ao pedalar é muito boa, mas começo a considerar SPD-SL algo que se calhar para mim nesta fase do campeonato é algo um bocado extremo.
Quando saio de manhã, tenho de descer com a bicicleta uns lanços de escadas, ou eventualmente só tirá-la da garagem (o piso é em mosaico), e imagino o festival de dança que se iria dar ali. Quem diz aí, diz num simples café a meio da viagem, já tive de galgar umas escadas com a bicicleta atrás, para não a deixar na rua à merce de qualquer ladrão de ocasião, e imagino o risco de fazer isso com SPD-SL...
Para além das linhas de BTT, existem gamas SPD para estrada, que a Shimano por exemplo chama "Road Touring", basicamente são sapatos com as cleats recolhidas (não raspam no chão) e com solas em borracha que permitem andar muito mais à vontade e em segurança.
A estética dos sapatos são semelhantes aos de estrada, estes são os Shimano RT82:
A nível de pedais achei interessantes estes, os Shimano A600:
São gama ao nível de Ultegra, e pesam 290g o par, são 30g mais pesados que uns Ultegra em SPD-SL. São single-sided, e têm uma plataforma um bocado maior, suportando um bocado melhor o pé do que outros pedais SPD.
Eu não coloco em questão a eficácia de SPD-SL, claro que sao feitos para o que são, e não existe nada melhor para performance. Provavelmente no futuro, até sou capaz de optar por esse sistema. Mas agora, poder andar com mais segurança parece-me mais importante. E concerteza não é por ter uns sapatos ou pedais destes que vou deixar de subir seja o que for, ao nível a que estou o maior upgrade que poderei fazer nos próximos anos é ao motor
Quais é a vossa opinião?
Já pesquisei no fórum pelo que existe de discussão sobre a utilização de SPD em estrada, e as opiniões divergem um bocado.
A maior parte aconselha SPD-SL - força mais bem distribuida pelo pedal, menor peso, mais aerodinamico, etc. A loja aqui da zona nem fala em outra coisa, assim que começo a conversa "SPD-SL e mais nada"
Experimentei uns sapatos SPD-SL nessa loja e a aderencia é de perto de zero. Provavelmente a performance ao pedalar é muito boa, mas começo a considerar SPD-SL algo que se calhar para mim nesta fase do campeonato é algo um bocado extremo.
Quando saio de manhã, tenho de descer com a bicicleta uns lanços de escadas, ou eventualmente só tirá-la da garagem (o piso é em mosaico), e imagino o festival de dança que se iria dar ali. Quem diz aí, diz num simples café a meio da viagem, já tive de galgar umas escadas com a bicicleta atrás, para não a deixar na rua à merce de qualquer ladrão de ocasião, e imagino o risco de fazer isso com SPD-SL...
Para além das linhas de BTT, existem gamas SPD para estrada, que a Shimano por exemplo chama "Road Touring", basicamente são sapatos com as cleats recolhidas (não raspam no chão) e com solas em borracha que permitem andar muito mais à vontade e em segurança.
A estética dos sapatos são semelhantes aos de estrada, estes são os Shimano RT82:
A nível de pedais achei interessantes estes, os Shimano A600:
São gama ao nível de Ultegra, e pesam 290g o par, são 30g mais pesados que uns Ultegra em SPD-SL. São single-sided, e têm uma plataforma um bocado maior, suportando um bocado melhor o pé do que outros pedais SPD.
Eu não coloco em questão a eficácia de SPD-SL, claro que sao feitos para o que são, e não existe nada melhor para performance. Provavelmente no futuro, até sou capaz de optar por esse sistema. Mas agora, poder andar com mais segurança parece-me mais importante. E concerteza não é por ter uns sapatos ou pedais destes que vou deixar de subir seja o que for, ao nível a que estou o maior upgrade que poderei fazer nos próximos anos é ao motor
Quais é a vossa opinião?