Bem o Wilson pediu uma análise e por culpa dele vão levar aqui com um testamento mais ou menos
...Talvez até ajude alguns que estejam também com ideias de comprar uma fininha,aos mais experientes a análise do material já não diz muito,talvez só a novidade do quadro 2013...
Quando decidi comprar uma fininha estabeleci um orçamento de 400/500 euros...Logo vi que por este preço,novo não tinha muita opção,talvez a triban 3 ou uma berg.Não são más maquinas pelo preço,mas são bikes algo pesadas para estradistas.Andei com duas bikes emprestadas,primeiro uma prisma 2010 e depois uam zaphire,sendo esta última muito mais pesada.Com os colegas que ando,com a prisma até brilhei,mas com a outra tomei 6 coças seguidas...e no BTT eu ando mais que eles,como podia ser !!
Então como a bike era pra treinos mas tb para dar umas voltas com os "leões" por vezes,vi que tinha que ir para uma base mais avançada,e que permitisse margem pra upgrade...
Mas o dinheiro não esticava,estabeleci então 800 euros de orçamento...Aí caí em outro fosso,é que por volta de 1000 euritos já se comprava coisas bem melhores...Eu tenho a perfeita noção que isso nunca mais acaba,por 1000 se compra isso,mas por 1200 talvez se fique mais servido,depois por 1500 é que era,2000...hehehe já sabem do que tou a falar...
Lembrando sempre que ando no BTT,já gasto muito lá,a fininha era um complemento....
Vi que para o orçamento pra fazer render o dinheiro era comprar online....Queria algo como no mínimo grupo 105,talvez umas aksium,peso menos de 8,5kg...humm por 1000 euros só se for quadro de alumínio....
A canyon é a escolha óbvia,mas tava tudo esgotado...Fiquei entre as radons e a rose,até meti noutro post os links com as devidas bikes,vinham muito bem equipadas,os quadros em alumínio eram modernos e leves,cerca de 8.5kg cada sem pedais..não era mau...
Mas já tinha andado numa prisma em carbono e depois numa de alumínio,se no BTT eu como já gosto de HT sei da diferença que são os quadros em carbono,na estrada a diferença é muita mesmo...mas não havia hipótese de eu conseguir ir para uma prisma pelo dinheiro...
Até que na loja que costumo frequentar,por acaso revendedora BH,disse-me que ia a uma apresentação da BH em Monte Real no fim-de-semana e que eu era pra passar lá na segunda que "fazíamos negócio"....
No seguimento fez-me uma proposta e depois de ver o quadro na net já entusiasmei-me,achei que valia a pena um maior esforço,embora não gostasse das rodas,a bike tinha uma ótima base para upgrades,o grupo 105,etc...
Avancei e acho que não vou arrepender-me,até agora só tenho boas impressões...
O quadro:
Sem dúvida a alma e o ponto forte da bike,muito bom,muito confortável,responde à pedalada....
(além do design o novo quadro traz furação para sistema eletrónico)
Periféricos:
Rodas-Já conhecida por todos,shimano R500,são fiáveis,pra treinar tb são boas,pecam obviamente pelo peso,ponto fraco nesta bike,mas vão romper obviamente
Pedaleira-Omega compacta 50/34 BB30....Embora não seja a mais baixa da FSA,é de entrada de gama,rígida e o BB30 faz o seu papel,não compromete,apenas pelo peso...
Grupo- STIs,travões,desviadores 105- Realmente como muitos dizem é um grupo perfeitamente suficiente para quem não faz competição,preciso,eficaz,muito bom
Pneus-Uns michelin dynamic de arame penso eu,cumprem mas um ótimo sítio para tirar peso quando romperem...
Cassete- Bem aqui estas bikes vem de fábrica com uma cassete tiagra 11-25...Não gostei muito desta "poupança",aproveitando que tb queria por uma cassete 11-28 (ah pois,ainda sou novo na estrada e moro no norte !) "exigi" a loja que me metessem uma 105 11-28 sem aumento de custos,pedido que fui atendido.A cassete 105 como sabem já é outro material em relação à Tiagra,aranha em alumínio,etc,outra construção...
Outros periféricos- Na maioria FSA ou da marca BH Titan...O guiador "come-se"...o avanço é leve quanto basta,dá pra manter....O selim,pesei-o na loja e já desconfiava,muito pesado.Foi me oferecido à escolha outros,na casa dos 200g,mas gostei do gel desse Kappa, e como não tou ainda numa de tirar peso por tudo e por nada,deixei-o ficar....
O espigão pesei-o e não aguentei,360g é chumbo,ia ficar mas tinha por casa um parado,que embora não fosse dos mais leves (290g 400mm ) era de carbono,podia ajudar a absorver mais...Pesei ainda a grade de bidão q foi oferecida,o aperto e as duas blocagens que vi logo pela cara que pesavam chumbo.
Isso tudo só para ter uma ideia de quão fácil seria tirar um bom peso à bike se assim o quisesse...
Sem muitas loucuras,trocando selim,espigão,apertos,blocagens,grade e talvez as rodas,não era difícil sacar uns 800/850g....É que assim,já com pedais,a bike está um pouquinho gordita, pesi e deu 8760g....Mas é um peso mais que suficiente pra rolar bem por aí,seria estupidez tar a trocar componentes novos...
Fica a foto dos periféricos mais pesados....