@TiagoLopes tanto quanto sei, a ciclovia da AR será mudada. Em vez de "ocupar" metade de uma faixa em ambos os sentidos, irá "ocupar" uma faixa inteira no sentido descendente (com 2 sentidos de circulação para bicicletas).
O objetivo desta medida (que não defendo nem contraponho... ainda não gastei muito a pensar no tema) é o de facilitar a saída da cidade e dificultar o acesso ao centro.
Tenho lido nas redes sociais muita polémica acerca disto... Mas ainda não sei será melhor ou pior.
Quanto às restantes medidas (redução em 10 Km/h e fechar a Av Liberdade): ainda há muita desinformação por aí. Li que foi aprovado, logo será para implementar. MAS a comunicação está a ser mal feita (talvez propositadamente). Será possível continuar a circular do Marquês de Pombal até aos Restauradores (e vice-versa) pelas paralelas à Av. Liberdade, deixando assim espaço para os TAXIs e acesso quer a garagens quer a ruas perpendiculars.
Quanto à redução da velocidade... bem... apenas quem é totalmente averso a outro tipo de locomoção que não o automóvel é que não vê vantagens. Em hora de ponta a velocidade média da 2ª circular deve rondar os 50 ou 60Km/h. Se esta reduzir o limite de 80 para 70... a grande maioria não vai notar nadinha!!!! Assim como nas restantes artérias de 50Km/h dentro da cidade.
Partilho - apenas para entretenimento e para se ter a noção do que a malta de Lisboa pensa sobre isto - o podcast do programa Irritações da Sic Radical (a partir do minuto 20'30):
https://omny.fm/shows/expresso-irrita-es/express-es-jovens-que-se-t-m-de-abolir-regras-de-c
Antes que venham aí pessoas que acham que eu sou um privilegiado e que faço tudo de bike ou a pé ou a partir de casa... O único TPC que me pode deixar no trabalho, em condições normais, demora 50 minutos para fazer o que eu faço de moto com transito em 10 ou de bike em 30. A minha esposa para ir para o trabalho dela... demoraria cerca de 55 minutos de TPC para lá chegar. De carro, em hora de ponta, demora 35~40.
O que está mal aqui? O local onde moro. Ou onde trabalhamos.
Agora mais a sério: os TPC apesar de serem bastante completos em Lisboa, têm ainda muitas lacunas. Mas sendo os TPC empresas, enquanto essas empresas não virem justificadas as melhorias (enquanto não houver procura) não vão melhorar. Por outro lado: enquanto os TPC não melhorarem, as pessoas não deixam os carros em casa.
Eu tenho tanto para dizer sobre este tema... apesar de não ser um defensor acérrimo da mobilidade sustentável. Tenho pena de não conseguir organizar tão bem o meu pensamento como o seguinte artigo:
https://tomasribeiro.medium.com/lisboa-e-o-carro-os-mitos-urbanos-e9c1d5d1217a