• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Aumento combustíveis?? Hora de encher os pneus e dar ao pedal...

TiagoLopes

Well-Known Member
Eu não opino sobre o caso dessa ciclovia em Lisboa porque não conheço, embora já esteja farto de ouvir polémicas sobre isso.
De qualquer forma, em Portugal as ciclovias são simples obras para "o inglês ver". Em Portugal.o carro é rei e senhor e o resto é paisagem, mesmo que o resto seja uma alternativa bem melhor que o carro em certos casos.
Agora que uso a bicicleta todos os dias para ir para a empresa onde estou a estagiar tenho-me apercebido ainda mais da falta de respeito que há para com os utilizadores das bicicletas. E não me venham com a história dos "gajos de licra". Nas minhas viagens diárias sou só um gajo de roupa normal numa bicicletazinha e mesmo vejo uma falta de noção por parte de terceiros que é assustador.
Olha que no outro dia estava a voltar de bicicleta com cadeirinha com o meu filho ( 2 anos ) da creche, e um FDP a apitar insistentemente atras de mim pq não conseguia passar ( transito e a outra via estava com fila, e eu ia na estrada estava a incomoda-lo :rolleyes: ). Olha que é que preciso ser-se uma espécie especial de FDP para estar a apitar atras de uma criança. fdx. um boi da pior especie :mad::mad::mad:
 

pratoni

Well-Known Member
Volta Medina estás perdoado!o_O

Grande filho da mãe deste Moedas.:mad:

Era provavelmente a unica ciclovia bem feita na capital, ou melhor, a mais bem feita.

Ok que os carros demoram um pouco mais a fazer a avenida, mas qual o problema?

Se vierem com a desculpa dos maus transportes publicos, não se esqueçam que existe uma linha de metro mesmo por baixo da avenida desde a alameda até ao rossio e com várias saídas. Para alem de varios autocarros...

Estou mesmo sem palavras...
 

Trizade

Well-Known Member
Eu perco a conta à quantidade de anormais que encontro nos meus treinos semanais... É surreal. Infelizmente já vou estando habituado por isso é encolher os ombros e continuar a treinar... Enfim...
 

cconst

Well-Known Member
@TiagoLopes tanto quanto sei, a ciclovia da AR será mudada. Em vez de "ocupar" metade de uma faixa em ambos os sentidos, irá "ocupar" uma faixa inteira no sentido descendente (com 2 sentidos de circulação para bicicletas).
O objetivo desta medida (que não defendo nem contraponho... ainda não gastei muito a pensar no tema) é o de facilitar a saída da cidade e dificultar o acesso ao centro.

Tenho lido nas redes sociais muita polémica acerca disto... Mas ainda não sei será melhor ou pior.

Quanto às restantes medidas (redução em 10 Km/h e fechar a Av Liberdade): ainda há muita desinformação por aí. Li que foi aprovado, logo será para implementar. MAS a comunicação está a ser mal feita (talvez propositadamente). Será possível continuar a circular do Marquês de Pombal até aos Restauradores (e vice-versa) pelas paralelas à Av. Liberdade, deixando assim espaço para os TAXIs e acesso quer a garagens quer a ruas perpendiculars.
Quanto à redução da velocidade... bem... apenas quem é totalmente averso a outro tipo de locomoção que não o automóvel é que não vê vantagens. Em hora de ponta a velocidade média da 2ª circular deve rondar os 50 ou 60Km/h. Se esta reduzir o limite de 80 para 70... a grande maioria não vai notar nadinha!!!! Assim como nas restantes artérias de 50Km/h dentro da cidade.

Partilho - apenas para entretenimento e para se ter a noção do que a malta de Lisboa pensa sobre isto - o podcast do programa Irritações da Sic Radical (a partir do minuto 20'30): https://omny.fm/shows/expresso-irrita-es/express-es-jovens-que-se-t-m-de-abolir-regras-de-c

Antes que venham aí pessoas que acham que eu sou um privilegiado e que faço tudo de bike ou a pé ou a partir de casa... O único TPC que me pode deixar no trabalho, em condições normais, demora 50 minutos para fazer o que eu faço de moto com transito em 10 ou de bike em 30. A minha esposa para ir para o trabalho dela... demoraria cerca de 55 minutos de TPC para lá chegar. De carro, em hora de ponta, demora 35~40.

O que está mal aqui? O local onde moro. Ou onde trabalhamos.
Agora mais a sério: os TPC apesar de serem bastante completos em Lisboa, têm ainda muitas lacunas. Mas sendo os TPC empresas, enquanto essas empresas não virem justificadas as melhorias (enquanto não houver procura) não vão melhorar. Por outro lado: enquanto os TPC não melhorarem, as pessoas não deixam os carros em casa.

Eu tenho tanto para dizer sobre este tema... apesar de não ser um defensor acérrimo da mobilidade sustentável. Tenho pena de não conseguir organizar tão bem o meu pensamento como o seguinte artigo:
https://tomasribeiro.medium.com/lisboa-e-o-carro-os-mitos-urbanos-e9c1d5d1217a
 

cconst

Well-Known Member
Olha que no outro dia estava a voltar de bicicleta com cadeirinha com o meu filho ( 2 anos ) da creche, e um FDP a apitar insistentemente atras de mim pq não conseguia passar ( transito e a outra via estava com fila, e eu ia na estrada estava a incomoda-lo :rolleyes: ). Olha que é que preciso ser-se uma espécie especial de FDP para estar a apitar atras de uma criança. fdx. um boi da pior especie :mad::mad::mad:
Para mim, pior que levar com buzinadelas, é levar com razias. Em especial naqueles falsos planos em que não se consegue ir tão rápido como se deseja... Ir a 10Km/h e passarem a menos de 1m a 50+Km/h de nós (com a bebé na cadeira) é arrepiante!

E eu aqui perto de casa tenho um local espetacular para isso: uma estrada de 2 sentidos com apenas uma faixa de cada lado, mas que bem espremido dá para irem 2 carros lado-a-lado... portanto... a [falsa] sensação que um automobilista tem ao passar por um um ciclista que cambem ambos sem problemas leva a que quase ninguém abrande ou se desvie mais para o centro da via ao passar por mim. Assustador.


Se aqui passar em treino, vou normalmente a 20/25Kmh... o diferencial de velocidades é menor e não me custa tanto.. mas com a miuda na "pasteleira"... ui...
 

cconst

Well-Known Member
Bom... ainda não me tinha atualizado hoje... Parece que terão que ser feitos 2 estudos (um para o dia sem carros na Av. Liberdade e outro para a redução em 10Km/h) e após o estudo, uma consulta publica...

Daqui a 2 anos deve-se saber o resultado destes estudos... Vivam os tachos!
 

Negoci8er

Well-Known Member
Depois da pandemia, tenho ficado 60 a 70% remoto. Mas antes da pandemia, nem o tempo chuvoso me assustava. Estamos a falar de 15Km... Se estivesse a chover no momento de saída para o trabalho esperava um pouco até abrandar e ia (para estas distancias, os impermeáveis "baratos" resultam muito bem). Durante os 5 anos de moto, foram poucos os dias em que troquei a moto pelo carro por causa da chuva.

@cconst, qual é o tipo de impermeável que costumas usar?
Fato de macaco (1 peça) ou casaco e calças?
Estou indeciso sobre qual será mais funcional... Tenho o casaco com as proteções e apenas comprava as calças ou comprar apenas 1 peça para vestir sobre a roupa? :confused:
 

cconst

Well-Known Member
Para a moto!?
Para mim, acho que 2 peças é mais pratico. Como o meu casaco de proteção é de couro e oferece [alguma] proteção contra a chuva, nem sempre visto a parte de cima.

Ainda esta segunda feira passada arrisquei e não vesti as calças... cheguei a casa com metade das pernas molhadas... mas como era de regresso, não tem mal ;)

Tenho o casaco com as proteções e apenas comprava as calças ou comprar apenas 1 peça para vestir sobre a roupa? :confused:
Se o teu casaco for impermeável (será certamente até certo ponto, mas se for para usar todos os dias, é chato pegar nele molhado) optaria por duas peças.

A ter em consideração: proteção para os sapatos.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Para a moto!?
Para mim, acho que 2 peças é mais pratico. Como o meu casaco de proteção é de couro e oferece [alguma] proteção contra a chuva, nem sempre visto a parte de cima.

Ainda esta segunda feira passada arrisquei e não vesti as calças... cheguei a casa com metade das pernas molhadas... mas como era de regresso, não tem mal ;)


Se o teu casaco for impermeável (será certamente até certo ponto, mas se for para usar todos os dias, é chato pegar nele molhado) optaria por duas peças.

A ter em consideração: proteção para os sapatos.
Obrigado @cconst! ;)

Sim referia-me para as viagens de moto com chuva.

O casaco é de cordura, não é impermeável, mas como tem um forro para os dias frios tem funcionado bem nos dias de chuva desta semana. apenas humedece, mas não passa para o interior. E nestes dias tem secado rápido.

Assim sendo, vou comprar apenas as calças impermeáveis e uma botas.

Ontem cheguei ao trabalho com um pé molhado. :D
Ao desviar-me de uma poça, passei por cima de um buraco e molhei o pé esquerdo todo! :D
 

Trizade

Well-Known Member
Obrigado @cconst! ;)

Sim referia-me para as viagens de moto com chuva.

O casaco é de cordura, não é impermeável, mas como tem um forro para os dias frios tem funcionado bem nos dias de chuva desta semana. apenas humedece, mas não passa para o interior. E nestes dias tem secado rápido.

Assim sendo, vou comprar apenas as calças impermeáveis e uma botas.

Ontem cheguei ao trabalho com um pé molhado. :D
Ao desviar-me de uma poça, passei por cima de um buraco e molhei o pé esquerdo todo! :D

eu tenho uns ténis e umas botas da Salomon com Gore Tex para quando ando na moto em dias de chuva. Até hoje nunca tive nem pés nem meias molhadas.
 

cconst

Well-Known Member
eu acho que tenho umas coisas destas (mas já não me lembro onde... 2 anos em que pouco andei e uma mudança de casa...):
3501368855389_1.jpg
 

Negoci8er

Well-Known Member
eu tenho uns ténis e umas botas da Salomon com Gore Tex para quando ando na moto em dias de chuva. Até hoje nunca tive nem pés nem meias molhadas.
Também tenho umas botas adidas terrex goretex, mas não queria andar com elas na moto.
Para além de não protegerem ao andar de moto são mais sujeitas ao desgaste na alavanca das mudanças.
 

Trizade

Well-Known Member
Sem dúvida.

Mas existem locais de trabalho que "exigem" um dress code... para esses, isto pode ser opção.

Exato.
Ou nem sempre dá para trocar de vestuário/calçado quando se chega ao trabalho. Daí eu ter comprado o calçado da Salomon. Pq após saír da mota posso andar na rua/trabalhar como um "civil normal".
E com "botas à motociclista" isso às vezes não dá muito jeito.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Exato.
Ou nem sempre dá para trocar de vestuário/calçado quando se chega ao trabalho. Daí eu ter comprado o calçado da Salomon. Pq após saír da mota posso andar na rua/trabalhar como um "civil normal".
E com "botas à motociclista" isso às vezes não dá muito jeito.
É verdade.
Normalmente as botas de motociclismo também são menos confortáveis.

Mas no meu caso não tenho problemas ao nível de dress code. Tento vestir-me de uma forma "formal" mas ao mesmo tempo descontraída e penso que as botas não chocarão com a imagem. :)

Também não será para todos os dias.
 

pratoni

Well-Known Member
já alguém daqui tem carro PHEV (híbrido Plug-In)? Que tal essas médias? :p
Por curiosidade, carregas a eletricidade em casa ou em postos públicos?

Não estou a ver fazer muito sentido eletricos ou phevs para pessoas que vivam em apartamentos sem box ou garagem para carregar os mesmos a noite...
 
Top