Mas é um perigo porque não trava o suficiente ou é um perigo porque escorrega? É que se for a segunda hipótese, os travões de disco não vão resolver, pode até ser necessário maior cuidado por bloquearem com mais facilidade.Tenho uma simples bicicleta de alumínio (1000€) e como apanho zonas com alguma humidade a descer é um perigo e tenho de passar para discos "obrigatoriamente". Para já quero esmifrar este material ao máximo para justificar uma nova, tem 3 anos com cerca de 15k km. A ideia inicial era aos 5 anos com 30k no lombo migrar para o carbono e discos, mas como isto esta não sei não. Andava a namorar uma canyon mas no espaço de um ano aumentou mais de 600€
Fulcrum Racing 4, 35 mm de perfil. Rodas muito resistentes, rolam muito bem. Como ponto negativo apenas os rolamentos subdimensionados.
Eu já tive umas Rothar de 55mm e eram dificeis de controlar com o vento, agora tenho as DT swiss 47mm e não têm nada a ver, rolam melhor e mesmo em condições ventosas não tenho problemas...
Acho que devido ao formato do perfil das DT Swiss ser mais arredondado o comportamento é bem melhor, ou seja às vezes ter a mesma altura de perfil não quer dizer que tenham o mesmo comportamento.
Faz se não estiveres a pensar trocar de bicicleta tão cedo...Diria que actualmente já não faz sentido comprar rodas de carbono para bicicletas com travões convencionais.
Eu tenho essa vontade porque não estou a pensar trocar a minha bicicleta nos próximos 4 ou 5 anosDiria que actualmente já não faz sentido comprar rodas de carbono para bicicletas com travões convencionais.
Não, não é assim, eu comprei Fulcrum 3Reparo quem usa perfil mais baixo geralmente é porque foram essas rodas que vieram com a bicicleta, que é o meu caso. Claro
que por norma são mais baratas e por isso as marcas não inflacionam os preços á custa das rodas.
Reparo também que quem mudou para um perfil alto (50 ou mais) raramente volta atrás, mesmo que elas comprometam mais a subir (é o que leio, não o que sei).
Normalmente quem mudou para perfil de 50 ou mais também largou uma boa nota pelas rodas e não vai andar para trás assim de qualquer maneira. Em todo o caso, penso que também depende muito do tipo de terreno onde se anda. Quem faz mais planície e rola a velocidades mais altas, certamente que pode beneficiar de um perfil mais alto. Quem anda em terrenos mais desnivelados, compensa mais umas rodas de baixo perfil, normalmente mais leves e com melhor aceleração.Reparo também que quem mudou para um perfil alto (50 ou mais) raramente volta atrás, mesmo que elas comprometam mais a subir (é o que leio, não o que sei).
Normalmente quem mudou para perfil de 50 ou mais também largou uma boa nota pelas rodas e não vai andar para trás assim de qualquer maneira. Em todo o caso, penso que também depende muito do tipo de terreno onde se anda. Quem faz mais planície e rola a velocidades mais altas, certamente que pode beneficiar de um perfil mais alto. Quem anda em terrenos mais desnivelados, compensa mais umas rodas de baixo perfil, normalmente mais leves e com melhor aceleração.
Normalmente quem mudou para perfil de 50 ou mais também largou uma boa nota pelas rodas e não vai andar para trás assim de qualquer maneira. Em todo o caso, penso que também depende muito do tipo de terreno onde se anda. Quem faz mais planície e rola a velocidades mais altas, certamente que pode beneficiar de um perfil mais alto. Quem anda em terrenos mais desnivelados, compensa mais umas rodas de baixo perfil, normalmente mais leves e com melhor aceleração.
A aceleração não se faz sentir só nas subidas, onde eu noto mais é precisamente em plano pelas mesmas razões que apontas (em subida não tenho pernas para isso).A questão da aceleração/peso é algo enganadora - a esmagadora maioria de nós não é nível Pro / World Tour e não tem necessidade nem capacidade de ir ali aos ataques/repelões em subidas (e muito menos nas mais acentuadas). Andamos quase sempre em ritmo constante nas subidas e aí a diferença de peso não é muito relevante. E como o que sobe também desce e há muito plano para se fazer entre as subidas e as descidas, só vejo vantagens numas boas rodas com um perfil entre os 30mm e 50mm.