SantosDaCasa
Well-Known Member
Na Holanda se a ciclovia existe, as bicicletas vão lá mas os peões não.
Corrigido!
Na Holanda se a ciclovia existe, as bicicletas vão lá mas os peões não.
Atenção que isto não é bem assim! Em Portugal a sinalização vertical redonda e de cor azul que surge no início de muitas ciclovias confere carácter obrigatório à sua utilização por parte dos ciclistas.O facto de existir ali uma ciclovia (que também serve para passear, correr, andar com carrinhos de bebé e cães) não obriga nenhum ciclista a utilizá-la, tal como está plasmado no código da estrada, portanto a ciclovia é uma falsa questão que serve apenas para desculpar o automobilista e culpar a vítima.
Atenção que isto não é bem assim! Em Portugal a sinalização vertical redonda e de cor azul que surge no início de muitas ciclovias confere carácter obrigatório à sua utilização por parte dos ciclistas.
Se não existir sinalização vertical, não é efectivamente obrigatória a sua utilização.
então quer dizer que nesta imagem seguinte com o sinal D7e, os peões não podem ir na calçada assim como as bicicletas não podem ir na estrada:Refiro-me a estes sinais:
Impressionantes os números portugueses de condutores apanhados sem carta, sem seguro ou com alcoól no sangue, já não falo na fuga com omissão de auxílio ou no excesso de velocidade. E perante mais uma desgraça destas neste contexto de guerra civil, a 1a coisa que as cabeças se lembram é: ciclovia. O culpado é o homem que ia a caminho do trabalho tranquilamente sem incomodar ninguém. Revoltante no mínimo.
Atenção a essa falácia. A hierarquia do código da estrada é a seguinte:“Os velocípedes deixam de estar obrigados a circular nas pistas que lhes são destinadas podendo fazê-lo junto do restante trânsito se se considerar que esta seja uma alternativa mais vantajosa.”
Fonte: http://www.ansr.pt/SegurancaRodoviaria/Publicacoes/Documents/GUIA CONDUTOR VELOCÍPEDE.pdf
Qd foi ao porto de bike por toda essa estrada apanhei grupos de 20++.Há ciclovias boas, más e péssimas. Eu tenho a liberdade de escolha mediante as condições da ciclovia, se é conveniente e sobretudo se é segura. O facto de existir perto da rua/estrada uma faixa pintada no chão, com mil e um perigos no seu rumo ou à volta, prefiro sempre correr os ricos de optar por seguir no car doom, partilhando a estrada com os restantes veículos motorizados. Até porque as boas ciclovias são escassas e se as estradas estão lá é para serem pedaladas e partilhadas.
Quem reside na zona conhece bem a estrada em questão, a EN108 que bordeja a margem direita do Douro. A maior parte dos ciclistas do Grande Porto, e não só, já deu ou dá boas pedaladas por esta estrada, no troço Porto - Barragem de Crestuma/Lever. Muitos esticam ainda a volta até Entre-os Rios, ou mais além.
Anualmente, em Outubro, é organizado um evento internacional, o Spirit of 78, onde dezenas de participantes pedalam vários quilómetros por esta estrada. No dia da prova a organização tem o cuidado de espalhar estas cartazes na estrada (na foto).
Ora isto não é novidade. Num sábado ou domingo de manhã são aos magotes os ciclistas a pedalar por ali, o que é bom de ver. Pelo menos os automobilistas habituais já devem estar habituados à sua presença. Ao longo desta estrada não existem ciclovias (apenas uma pseudo-ciclovia partilhada entre Gramido e o Freixo mas que de nada serve ao chamado ciclista licrado.
Mesmo sendo, talvez, informação redundante para o automobilista e/ou motociclista habitual utilizador desta estrada, o "aviso à navegação" é importante. É importante relembrar-lhes que circulam muitos ciclistas pela estrada e que é preciso redobrar a atenção. As autoridades, municipais ou outras que geram as infraestruturas rodoviárias, deveriam inclusive espalhar esta informação em pontos nevrálgicos da via para a segurança de todos. Deviam seguir exemplos (poucos) que felizmente já vamos vendo em algumas zonas do país.
Exato, e é por isso que tento compreender com pessoas que pensam como eu o porquê de não ser utilizada.@jocarreira @elchocollat tu falaste nas ciclovias, mas se fores ver o cano de esgoto do FB é o que todos dizem, ou seja o senso comum do automobilista é de que o ciclista não devia ir ali ponto. O automobilista e seu comportamento são completamente excluídos da equação.