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Topico albertismo/carolismo

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daniel_mb1

Active Member
Esse negocio de cabos? Quem vai mudar? Tu ou o mecanico?
Ehehehe calmex calmex! Digo eu!!

Estas-me a sair já cá um biscate do caraiiii o Daniel!! Lol

Já sabes com quem estás a falar aqui!! Tudo bem!!mas não quero que sejas tu a mudar isso!! Leva a quem sabe! E é assim!! Só tens que dizer!! O chefe!! Faça o que lhe peço!! E não se ponha aí a inventar! E para mudar os cabos e deixe estar a posição das manetes e do guiador!!, não mexa em nada nem altere em medidas da bicicleta!!

E que já ouvi a aí dizer que há por aí uns mecânicos que gostam de inventar!! Levas lá para mudar os cabos e quando vais a ver alteram medidas de selim e de guiador etc!! Só porque sim!! Só porque acham que é melhor assim!!! Isto é cada artista!!! Está tudo fudido!!! Como e que o ciclismo em Portugal pode evoluir? Com estes standards? E artistada? Sinceramente!!
Isto é um mrolema!! Como diz o outro!!

Assim é um mrolema complicasseeeee!!!

Grande abraço...

Eichh
Já troquei...
Mas, sinto-me relativamente à vontade para o fazer :rolleyes:

Não deu tempo para terminar tudo hoje, tive que sair! Falta cortar os cabos e colocar os terminais.

Já não será necessário mexer mais nas manetes? Amanhã já meto a fita. Estou ansioso para experimentar
 

albertosemcontador

Well-Known Member
eheh yoga nao:D
ora bem tb nao acho tamanho do quadro exagerado mas é sempre bom saber a opiniao de alguem c mais conhecimentos e experiencia.
no passado apenas fazia btt (com um quadro 1 tamanho a baixo do recomendado).manias ou nao, n gosto de conduzir uma btt grande pq se perde mt em maneabilidade.
dp fui na onda do ciclismo de estrada e comprei esta 56cm. bike super confortavel e com um desempenho que me satisfaz. a minha questao agora é encontrar uma posiçao em q possa pedalar sem ter os braços tao esticados. penso q por vezes isso me mete tensao nos ombros. dp de tanta coisa ter lido acerca de tamanhaos e afins estou um pouco confuso. o avanço troquei p um de 90mm mas ainda acho o selim mt recuado. teria beneficio de trocar o espigao p um sem recuo? seria essa uma opçao ?
nunca fiz competiçao nem é esse o objectivo mas gosto mm de pedalar :) com a malta tudo a divertir e a curtir. claro q chega sempre o momento em q é preciso ter pernas p acompanhar o coomboio e dp vai td a ganir :)
obrigado eu pela disponibilidade
agora caminha q amanha 6h30 vou p cima dela :)
abraço ate amanha e obrigado

O cockpit é uma coisa, o selim e outra!

Acho que o cockpit está bem assim, é importante ganhar força de core o que te vai permitir, ganhar melhor posição na bicicleta, evidentemente que se estiveres mal sentado não te vai ajudar em muito!

Eu para já deixava estar o avanço, aliás, se treinares bem daqui por um ano quem sabe se não estás num de 100 seria o ideal, o de 90 já é muito pequeno, mas podemos começar por ver o selim se quiseres, acho que apesar de a anca estar bem estabilizada, logo altura não é o problema, noto que há aí uma certa rotatividade escusada! Logo se quiseres deixa-me ver a posição do selim nos rails, com setback e tudo? A ver o que podemos fazer aí?

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Olá pessoal!

Antes de mais gostaria de saudar e agradecer aos autores do tópico pois tem sido um prazer ler tanta informação útil e ver que tem ajudado muita gente aqui do fórum e também outros, como eu, que vinham aqui ler sem estar registados.

Aproveito para pedir ajuda na escolha de uma bicicleta e respectivo tamanho. Tenho 1.74m, pouca flexibilidade e, mais do que componentes e pesos, estou à procura de uma bicicleta que me dê gosto em pedalar.

Tenho visto algumas e neste momento as que mais gostei foram:

- BH Quartz 105 2016
- Wilier Triestina GTR GrandTurismo 105 2016
- Specialized Tarmac Sport 105 2016

Agradecia uma opinião para ajudar na escolha.

Obrigado.

Olá amigo!

Antes de falarmos em tamanhos, falemos em geometrias...

Tirando a BH Quartz, nenhuma dessas bicicletas tem uma geometria virada para o conforto!

Tendo em conta que tens pouca flexibilidade e como falas em gosto em pedalar, e a tua abordagem parece ser inteligente deixa-me fazer-te a pergunta de outra forma!

Vais ler o teu post outra vez,

Mas na opção ou alternativas de bicicleta aonde diz,

Willier triestina Gtr granturismo, vais ler willier triestina Gtr Team Endurance!! ;)

E quem sabe se não encontras aí a resposta às tuas preces!! :)

Antes de falarmos em tamanho, é importante deixar claro estes pontos, diz-me o que achas!

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eichh
Já troquei...
Mas, sinto-me relativamente à vontade para o fazer :rolleyes:

Não deu tempo para terminar tudo hoje, tive que sair! Falta cortar os cabos e colocar os terminais.

Já não será necessário mexer mais nas manetes? Amanhã já meto a fita. Estou ansioso para experimentar

Sim... Isso agora está montado... É preciso apertar bem!! Apertar bem não é apertar muito!! Tem que ser feito tudo com a respectiva força torque!

Agora é mãos à obra, para começarmos a fazer os ajustes como deve ser! Venha os vídeos...

Grande abraço...
 

Filipe M

Well-Known Member
Pois bem,é a minha vez de deixar um vídeo...
Depois de ver o vídeo,identifico uma postura deficiente...acho-me pouco enquadrado na bike e sobretudo com o selim...nos braços vejo alguma tensão,mas como já tinha referido ao fim de algum tempo eles se vão descontraíndo.
Refiro só que as minhas costas não são totalmente direitas e que em voltas de 4/5 horas não sento qualquer dormência e dor.

[video=youtube;Ti6Q40mrBb8]https://www.youtube.com/watch?v=Ti6Q40mrBb8&feature=youtu.be[/video]
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Pois bem,é a minha vez de deixar um vídeo...
Depois de ver o vídeo,identifico uma postura deficiente...acho-me pouco enquadrado na bike e sobretudo com o selim...nos braços vejo alguma tensão,mas como já tinha referido ao fim de algum tempo eles se vão descontraíndo.
Refiro só que as minhas costas não são totalmente direitas e que em voltas de 4/5 horas não sento qualquer dormência e dor.

[video=youtube;Ti6Q40mrBb8]https://www.youtube.com/watch?v=Ti6Q40mrBb8&feature=youtu.be[/video]

Filipe, o tamanho do quadro é bem jeitoso para ti...

Que medida tem esse avanço?

Tira uma foto a posição do selim nos rails se faz favor!

Grande abraço...
 

Filipe M

Well-Known Member
Alberto selim é de 100mm

IMG_5703.jpg


O selim está assim :rolleyes:

IMG_5699.jpg
 

fcsaimon

Well-Known Member
Pronto!! Então faz uma hora e meia no turbo amanhã de manhã cedo!! Descansa bem o resto do dia todo e a noite!! E depois vais então no outro dia a rua!!

Fazes só 1+1, 1 no turbo e o outro na rua...

Grande abraço...


Feedback aos ajustes:


Treino 1h30 turbo trainer a “marchar bem”

Costas: aparentemente com recrutamento de alguns músculos que não estariam a ser tão utilizados, nomeadamente abaixo das omoplatas nas regiões central e laterais; tendência natural a procurar uma posição mais direita da coluna, parte inferior da coluna Ok.
Pescoço: no turbo apesar de estar menos tempo a olhar para a frente tentei avaliar se tinha dor quando tenho de virar a cabeça para trás (para ver se vem transito) mas não foi conclusivo, vou avaliar melhor na estrada.
Ombros, braços, antebraços, mãos: Ok mas aparentemente não vou aos hoods e drops com tanta naturalidade, a avaliar melhor em estrada
Posição no selim: Ok
Joelhos e pés: Ok

Conclusão: bom treino e de uma forma geral estive numa posição confortavel mas ainda inconclusivo em relação as costas, pescoço, drops e hoods. A surpresa pela positiva foi o conforto no selim. A avaliar melhor na volta maior e em estrada.



Treino livre em estrada (3h30)

Para este treino optei por estradas já bem conhecidas, ida e regresso do trabalho, com mais uns pozinhos (Mafra-Lisboa-Mafra). O objectivo foi reduzir ao mínimo as novidades no treino, para que as únicas variáveis novas fossem as alterações no setup da bicicleta.
Percurso: a primeira parte com mais descidas, plano e pequenas subidas, a segunda parte com umas subidas jeitosas e um constante sobe e desce, no fundo deu para aproveitar bem toda a cassete e pedaleiro.
Metereologia amena e estradas secas :cool:

1.ª e 2.ª Hora: Tudo ok!!!


Entre a 2.ª e 3.ª hora:

Costas: Ligeiro desconforto logo a baixo das omoplatas, só por períodos, parte inferior da coluna Ok.
Pescoço: Ligeiro desconforto na base do pescoço, por períodos. Movimento de olhar para tras (ao ver transito) também com ligeiro desconforto .
Ombros, braços, antebraços, mãos: Tudo Ok, o movimento até aos hoods e drops é natural, apesar de ficar ligeiramente mais afastado
Posição no selim: Ok
Joelhos e pés: Ok

A partir da 3.ª hora
Costas: O Ligeiro desconforto logo a baixo das omoplatas com tendência a diminuir; parte inferior da coluna com ligeiro desconforto.
Pescoço: Ligeiro desconforto na base do pescoço e olhar para tras (ao ver transito) manteve-se
Ombros, braços, antebraços, mãos: Tudo Ok
Posição no selim: Ok mas a começar a sentir ligeira dormência na coxa esquerda.
Joelhos: Tudo Ok
Pés: ligeira dormência em ambos.


Conclusão: Até as duas horas tudo Ok, depois das duas horas ligeiro desconforto abaixo das omoplatas e base do pescoço. A partir da terceira hora melhor das costas mas manteve se o desconforto do pescoço e surgiu ligeira dormência nos pés.

IMG_20161019_111557.jpg


IMG_20161019_105733.jpg


IMG_3991.jpg


Abraço
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Filipe, o tamanho do quadro é bem jeitoso para ti...

Que medida tem esse avanço?

Tira uma foto a posição do selim nos rails se faz favor!

Grande abraço...

Alberto selim é de 100mm

IMG_5703.jpg


O selim está assim :rolleyes:

IMG_5699.jpg



Aí beneficiavas de um setback maior!!

Sem duvida! Não tens um espigao com um setback maior? Depois é só centrar o selim nos rails...

Um avanço de 110 também me parece melhor que o de 100

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Feedback aos ajustes:


Treino 1h30 turbo trainer a “marchar bem”

Costas: aparentemente com recrutamento de alguns músculos que não estariam a ser tão utilizados, nomeadamente abaixo das omoplatas nas regiões central e laterais; tendência natural a procurar uma posição mais direita da coluna, parte inferior da coluna Ok.
Pescoço: no turbo apesar de estar menos tempo a olhar para a frente tentei avaliar se tinha dor quando tenho de virar a cabeça para trás (para ver se vem transito) mas não foi conclusivo, vou avaliar melhor na estrada.
Ombros, braços, antebraços, mãos: Ok mas aparentemente não vou aos hoods e drops com tanta naturalidade, a avaliar melhor em estrada
Posição no selim: Ok
Joelhos e pés: Ok

Conclusão: bom treino e de uma forma geral estive numa posição confortavel mas ainda inconclusivo em relação as costas, pescoço, drops e hoods. A surpresa pela positiva foi o conforto no selim. A avaliar melhor na volta maior e em estrada.



Treino livre em estrada (3h30)

Para este treino optei por estradas já bem conhecidas, ida e regresso do trabalho, com mais uns pozinhos (Mafra-Lisboa-Mafra). O objectivo foi reduzir ao mínimo as novidades no treino, para que as únicas variáveis novas fossem as alterações no setup da bicicleta.
Percurso: a primeira parte com mais descidas, plano e pequenas subidas, a segunda parte com umas subidas jeitosas e um constante sobe e desce, no fundo deu para aproveitar bem toda a cassete e pedaleiro.
Metereologia amena e estradas secas :cool:

1.ª e 2.ª Hora: Tudo ok!!!


Entre a 2.ª e 3.ª hora:

Costas: Ligeiro desconforto logo a baixo das omoplatas, só por períodos, parte inferior da coluna Ok.
Pescoço: Ligeiro desconforto na base do pescoço, por períodos. Movimento de olhar para tras (ao ver transito) também com ligeiro desconforto .
Ombros, braços, antebraços, mãos: Tudo Ok, o movimento até aos hoods e drops é natural, apesar de ficar ligeiramente mais afastado
Posição no selim: Ok
Joelhos e pés: Ok

A partir da 3.ª hora
Costas: O Ligeiro desconforto logo a baixo das omoplatas com tendência a diminuir; parte inferior da coluna com ligeiro desconforto.
Pescoço: Ligeiro desconforto na base do pescoço e olhar para tras (ao ver transito) manteve-se
Ombros, braços, antebraços, mãos: Tudo Ok
Posição no selim: Ok mas a começar a sentir ligeira dormência na coxa esquerda.
Joelhos: Tudo Ok
Pés: ligeira dormência em ambos.


Conclusão: Até as duas horas tudo Ok, depois das duas horas ligeiro desconforto abaixo das omoplatas e base do pescoço. A partir da terceira hora melhor das costas mas manteve se o desconforto do pescoço e surgiu ligeira dormência nos pés.

IMG_20161019_111557.jpg


IMG_20161019_105733.jpg


IMG_3991.jpg


Abraço

Ok! Bom feedback!!

No entanto!! Melhor que antes?

O selim nessa ultima foto não me parece estar nada nivelado!!

Não vimos bem isso!! Erro grave!!

Tens uma régua de nivel?

Grande abraço...
 

Filipe M

Well-Known Member
É tudo bianchi!!! Lol

Reparto Corse!!

E se mudar que em princípio vai precisar, vão ser também!!;)

Grande abraço...

Pois têm que seguir a mesma linha...ou então K-force LOl (já estou a sonhar :eek: )

No que toca ao seatback este é 15mm e vê-se perfeitamente que o selim já está recuado para além do limite...mas o que me deixa confuso é que eu nem me sento muito atrás no selim,acho que me devia sentar mais atrás...será por causa da altura do mesmo?

Edit: Deixo aqui a nota que o avanço é o tamanho original,mas o espigão original tinha 25mm de recuo...
 

Carolina

Well-Known Member
Conclusão: Até as duas horas tudo Ok, depois das duas horas ligeiro desconforto abaixo das omoplatas

músculos dorsais :p

não estás a segurar o guiador com demasiada força?

os músculos das costas estão associados ao movimento de puxar. se estiveres a puxar o guiador para ti vais sentir os dorsais a trabalhar.

(isto é a minha suposição, agora vem aí o alberto dizer para eu não inventar XD)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
músculos dorsais :p

não estás a segurar o guiador com demasiada força?

os músculos das costas estão associados ao movimento de puxar. se estiveres a puxar o guiador para ti vais sentir os dorsais a trabalhar.

(isto é a minha suposição, agora vem aí o alberto dizer para eu não inventar XD)

Não!!

É precisamente isso!! Ele está a habituar a nova posição!! Não é bem pelo puxar mas sim, pelo segurar!! Ele está a suportar-se contra!! O tal treino de força de core!

Que só o consegue fazer com uma boa plataforma!!

Tem que se habituar a posição!!

Mas o que importa saber para já!! É uma comparação de

Antes vs depois

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Pois têm que seguir a mesma linha...ou então K-force LOl (já estou a sonhar :eek: )

No que toca ao seatback este é 15mm e vê-se perfeitamente que o selim já está recuado para além do limite...mas o que me deixa confuso é que eu nem me sento muito atrás no selim,acho que me devia sentar mais atrás...será por causa da altura do mesmo?

Edit: Deixo aqui a nota que o avanço é o tamanho original,mas o espigão original tinha 25mm de recuo...

Então volta a meter aí o de 25 mm de recuo se faz favor!

Centra bem o selim nos rails, e mete um avanço de 110 se tiveres se faz favor!! Se não tiveres mete só o espigao!!

E faz outro vídeo

Grande abraço...
 

fcsaimon

Well-Known Member
Ok! Bom feedback!!

No entanto!! Melhor que antes?

O selim nessa ultima foto não me parece estar nada nivelado!!

Não vimos bem isso!! Erro grave!!

Tens uma régua de nivel?

Grande abraço...

“Melhor que antes?”
Pior que antes: Desconforto no pescoço.
Melhor que antes: Mais espaço no cockpit, as costas parecem me bem, gostei e preciso de mais tempo para confirmar!!

Selim (estava ligeiramente inclinado para a frente):

Antes:

IMG_3995.jpg


Depois:

IMG_3997.jpg


Abraço
 

fcsaimon

Well-Known Member
eu percebo o que queres dizer. fiquei curioso com o drop com que ele ficou no selim guiador.

amigo fcsaimon consegues medir o drop selim/guiador e já agora o teu reach com este setup?

é mera curiosidade minha

Igass

Sinceramente não sei como medir os valores que solicitas contudo mostro uma foto do setup actual, com as alterações do seatback, espigão e avanço.

IMG_3998.jpg


Abraço
 
Status
Not open for further replies.
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