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porque será que quando desco a uma certa velocidade a minha bike fica instável?

boas, porque será que quando desco a uma certa velocidade e só a descer a minha bike fica instável, a ponto de eu ter medo de descer.
será das rodas?
agradecia as vossas opiniões.
 

Burning Dogma

New Member
Re: porque será?

Pode ser de muitas coisas. Uma dica: quando desceres, "aperta" o tubo horizontal do quadro com os joelhos, ajuda a minimizar a trepidação. De resto, verifica se há alguma folga na caixa de direcção, empenos nas rodas, etc.
 

joao49

Member
Re: porque será?

burning um bom quadro nao precisa desse ´´apertar`` o quadro com os joelhos porque tera resistencia suficiente para nao ter trepidaçao..por isso pergunto qual a marca do quadro..mas nao e de excluir um empeno numa roda ou a caixa direçao solta realmente...
abraço
 

Burning Dogma

New Member
Re: porque será?

Não necessariamente, tanto que se vê muitos profissionais a utilizar essa técnica nas descidas a alta velocidade. Além disso, nem todos os quadros tem a estabilidade e "ride quality" de um Colnago, por exemplo;)
 

joao49

Member
Re: porque será?

ta bem nisso tens razao..mas vou dar um exemplo ainda domingo ia eu a descer para a barragem de crestuma a 82kms/h e na minha pobre BH que tao mal se fala e ela sempre colada a estrada sem se mexer nem um pouco e ja um amigo meu com uma outra bike ate ficou para tras e a frente apanhou nos e disse que tinha parado porque a bicicleta aos 60 e pouco começou a tremer parecia que ia desmanchar se lol e era de uma outra marca a bicicleta e ele verificou rodas caixa de direçao tudo bem e o mal tem que vir de algum lado ...:-S
abraço
 
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MJRocha

New Member
Re: porque será?

Também existe um fenómeno que agora é muito comum ( principalmente em quadros mais leves ) e que por cá ainda se houve falar pouco ou nada, que é a ressonância do quadro e que pode causar esses efeitos. Tanto que já existem marcas a desenvolver quadros para limitar esse fenómeno.
 

paradawt

Moderador
Re: porque será?

A descer é necessária mais técnica que aquilo que parece.

Eu confio inteiramente na qualidade do meu quadro assim como das minhas rodas e tenho por vício de apertar o mesmo com os joelhos por uma questão de segurança e aerodinamismo.

No entanto MJRocha, depende muito do piso, das condições atmosféricas (vento) e também depende da situação do teu material actual.

joao49 o teu quadro não pode ser nenhum charuto, caso contrário tinha um preço bem mais baixo ;)

Cumprimentos.
 

ivan

New Member
Re: porque será?

pela pouca experiencia que tenho pode ser folga na cx de direcção rolamentos gripados nas rodas ou na cx se tens rodas mavic da gama cosmic ou ksiryum verifica se tens o cubo bem ajustado (não apertado senão ficas com as rodas presas) as rodas normalmente trazem uma chave que serve para ajustar o cubo quando este ganha folga e por ultimo verifica estado dos pneus. Tb ja passei por algo parecido tanto na minha BH, Wheller e tb na KTM de carbono
 

pedrofeijo

New Member
Re: porque será?

Penso que o teu problema estará nas rodas,e ou,pneus.Terás as rodas empenadas,não necessitará o aro de ser trocado?Não terás os pneus deformados.Tudo isto contribui para uma grande instabilidade a alta velocidade.
 

joao49

Member
Re: porque será?

joao49 o teu quadro não pode ser nenhum charuto, caso contrário tinha um preço bem mais baixo ;)

Cumprimentos.
obrigado pelo feliz comentario lol
eu so digo isto porque sei que por aqui ninguem gosta muito de BH so nao sei o porque mas ta tudo...:) desculpem o off topic.
Abraço
 
Re: porque será?

penso que o meu problema estará mais no pouco peso (57)kg e quando há vento é uma tremideira que mete medo, ao ponto de quase parar a descer,em relação ao material é penso eu de topo e tudo relativamente novo
 

20fps

Member
Re: porque será?

Para descer bem, é preciso treino e to-los grandes, bem grandes. Sabes como é que faço... abrando. Não me meto em grandes loucuras. 80kms/h?! Nã...
 

Burning Dogma

New Member
Re: porque será?

Se não tens confiança a descer rápido, abranda. Não vale a pena andar a correr riscos à maluca. Eu também não abuso muito nas descidas porque tenho pouca técnica. A não ser que leve alguém à frente que desça bem e aí esforço-me por acompanhar e tenho a noção que abuso um bocado:) Quanto a velocidades, dos 70 para cima já deito as mãos aos travões. Só cheguei uma vez perto dos 90 para experimentar mas não devo voltar a repetir tão cedo.
 

Cancellara

New Member
Re: porque será?

Há vários factores, para além dos que já foram falados, que influenciam a estabilidade da bicicleta, nomeadamente o peso (+ pesada = + estável), o centro de gravidade (+ baixo = + estável) , a distância entre eixos (maior = + estável), o ângulo da direcção (menor = + estável), etc. Actualmente a maioria dos fabricantes também aposta nas caixas de direcção "oversized" na tentativa de dar mais estabilidade.

Mas isto são factores que têm que ver com a geometria da bicicleta. O teu caso parece mais ser uma anomalia qualquer.
Se sentes a direcção a tremer provavelmente é algum desequilíbrio nas rodas/pneus.

A postura do corpo sobre a bicicleta também tem muita importância, sendo que, quanto mais tenso fores, pior desces.
 
Last edited:

caetano

New Member
Re: porque será?

ha tempo sentia algo estranho na bike,fui ver e era um pneu que estava mal montado,naquele sitio o pneu tinha tipo uma mama,claro com a velocidade mais alta notava-se mais.
em relaçao ao descer,adoro descer e abuso um pouco,tambem depende dos pneus que tenha e das condiçoes climatericas,mas por norma é sempre no aço...
 
Re: porque será?

Agora querem ver que temos de meter a Engenharia de Bikes a fabricar bikes para descer .... comprem um motor e metam nas bikes ... ou comprem uma mota ...

Se a subir trepidar então temos caso ... descer ... todos os Santos ajudam ... até rebentar um pneu um dia .
 

ivan

New Member
Re: porque será?

nada disso o colega que tem a bike com fortes vibrações pode ter algo de errado na bike, pois eu ja passei por isso. pneus com defeito vibrava rolamentos gripados vibrava e fazia um barulho horrível, cx de direcção gripada ou com folga pior vibração na roda da frente e guiador assustadora, tudo aqui escrito foi ocorreu comigo nas mais variadas bikes que já andei até hoje não sou pro mas já são 10 anos a andar.
 
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