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Rolo de treino : Tacx Flow T2200 vs Tacx i-Vortex T2170

a parte psicológica é importante e nem toda a gente consegue de uma forma natural ter a capacidade de sofrimento para ir mais além. é aí que pode entrar o circo todo à volta :D

Eu tenho um grande espírito de sacrifício mas, se puder contextualizar ao máximo o treino numa situação real, tanto melhor.
Sou capaz de fazer um treino de uma hora a pedalar e a variar a resistência conforme me apetecer, mas faço um de duas horas com tudo aquilo a que alguns chamam de panel€irices e apêndices.
É uma questão de gosto e de desfrutar de algo que nos sai da carteira ;)

Abraço
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu tenho um grande espírito de sacrifício mas, se puder contextualizar ao máximo o treino numa situação real, tanto melhor.
Sou capaz de fazer um treino de uma hora a pedalar e a variar a resistência conforme me apetecer, mas faço um de duas horas com tudo aquilo a que alguns chamam de panel€irices e apêndices.
É uma questão de gosto e de desfrutar de algo que nos sai da carteira ;)

Abraço

a parte psicológica é importante e nem toda a gente consegue de uma forma natural ter a capacidade de sofrimento para ir mais além. é aí que pode entrar o circo todo à volta :D

Pessoal e assim, eu sou dos que mais defendo de que se nao houver consciencia e sabedoria pode-se sofrer muito em cima de uma bicicleta...No entanto tambem sou dos que mais defendo em que, o ciclismo, nao e de todo um desporto desagradavel e tambem sou dos que mais defendo que devemos simplificar as coisas em vez de as complicar e tornar o nosso treino o mais agradavel e confortavelmente possivel...Porque reparem nao acho que ninguem consegue atingir uma meta ou objectivos de forma agressiva ou violenta para o corpo e para a mente em cima de uma bicicleta...

Por isso acho que fazem muitissimo bem cada um com o seu sistema e honestamente e de louvar...Ou menos fazem!! Muitos andam para ai a queixar-se disto e tem uma relacao amor odio com este desporto e deixam de pedalar e viram mecanicos e viram frustrados e viram gordos e claro, ja vi de tudo pessoal... Sem insulto aos mecanicos...Conheco muitos mecanicos que pedalam e muito...E com qualidade...Foi so um exemplo...

Louvo-vos a todos...Voces fazem o vosso treininho e procuram solucoes para vos motivar e fazer pedalar na bicicleta...nao critico isso!! Pelo contrario...Acho muitissimo bem...

Portanto acho que e preciso criar atalhos para chegar a meta pretendida...O atalho nao interessa o que interessa e de facto la chegar, no entanto, honestamente e preciso tambem ter em conta uma coisa...Nao podemos dispender do que e essencial...E para mim e essencial para um treino de qualidade ter as mesmas sensacoes e simulacoes de estrada ou as mesmas e evidente que e impossivel mas o mais parecido possivel...Isso e uma relacao que nao e resolvida com um ecran a frente...Tudo bem que o ecran a frente pode tornar a coisa mais agradavel, nao discuto isso...Agora as sensacoes que eu nao dispenso e acho que nao deviamos dispender em prole de tudo o resto...Sao de facto as sensacoes entre nos...E a bicicleta...A forma de reagir da bicicleta no turbo trainer, ser o mais identica possivel ao que reagiria na estrada, consoante a situacao que imaginamos...Isso e o mais importante...

E isso meus amigos, so se consegue com um turbo trainer a fluido....

Tudo bem que queiram complementar com um ambiente mais agradavel...Eu compreendo...Mas ha outros factores que sao indispensaveis nao se podem esquecer disso...

grande abraco...
 

nmcp

New Member
Nao amigo...Aqui na minha casa nao entra esse tipo de equipamento feito em plastico e que nao seja a fluido..mesmo que tenham a fluido, so o facto de ser em plastico para mim nao da :) .

Para mim Tacx e marca de grades de bidon ou de maquinas de lavar...

Gosto de outro tipo de equipamento...Com outro tipo de qualidade, nao so a nivel de montagem como tambem a nivel de qualidade de pedalada...E so turbos a fluido te permitem esse tipo de sensacao...A forma como eu treino e o tipo de treino que eu faco em cima dele nao valorizo as questoes de som e imagem em meu redor...Eu busco outro tipo de treino e sensacao...
Quando e para ver filmes sento-me com a minha mulher e filhas a ver um filme...Quando e para treinar e para treinar nao e para brincar meu amigo...Ate porque sim...Se eu quiser tambem faco isso com o Kurt kinetich...Mas para isso prefiro entao a opcao do SWIFT...Ai sim...Ai tambem uso e gosto..Com o kurt kinetich...Ou qualquer outro a fluido...


grande abraco...

Percebo o ponto de vista sobre os "filmes", depende dos objetivos de cada um, mas a minha questão era exclusivamente sobre a tecnologia da unidade de resistência e como comparava com as outras 3 tecnologias.

PS. Hoje por acaso usei um kurt kinetich e gostei bastante.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Percebo o ponto de vista sobre os "filmes", depende dos objetivos de cada um, mas a minha questão era exclusivamente sobre a tecnologia da unidade de resistência e como comparava com as outras 3 tecnologias.

PS. Hoje por acaso usei um kurt kinetich e gostei bastante.

O que usas-te era o Road machine? A fluido?

grande abraco...
 

nmcp

New Member
Já tinha experimentado uma vez um dos mais baratos à uns 3 anos, mas para ser franco já nem me lembro da experiência, apenas que era muito barulhento.

Do que experimentei hoje (Kurt Kinetic Road Machine) gostei:
- da qualidade de construção bastante sólida, não se notavam vibrações relevantes
- era muito suave e progressivo na atuação da resistência, simulando bem a utilização em estrada a rolar em plano com maior ou menor velocidade
- bastante silencioso.

Fiquei curioso de saber se com um destes de fluido dá para simular a pedalar em subida. Se percebi bem a forma de funcionar desta tecnologia parece-me que não, porque se a roda gira menos há menos resistência. Mas posso não estar a ver como fazer a coisa, ou simplesmente a não saber como treinar (e aqui admito que não faço puto de ideia de como treinar).

Não sei no entanto se eu pessoalmente tirarei partido das vantagens que um trainer destes proporciona. Para perceberem um pouco a minha motivação para arranjar um trainer cá para casa, para além de eu gostar de andar de bicicleta para limpar a cabeça (sem stress, sem pressas, sem competição), sou também "obrigado" (que chatice... :) ) a pedalar para ajudar na recuperação de uma lesão no ligamento interno do joelho esquerdo. Durante a semana só consigo pedalar já bem noite (21h~22h) e a essa hora na rua já não é muito agradável, especialmente no outono/inverno, e pedalar apenas ao sábado e domingo não é suficiente para a minha recuperação.
Uma vez totalmente recuperado quero começar a colocar a mim próprio alguns desafios, sendo que fazer um granfondo está nos planos.

O que me fica sempre a moer é que eu tenho olho para o que é bom, mas sou muito racional. Tenho o anjinho a dizer para comprar um simples para ajudar na recuperação e o diabinho a dizer esturra o dinheiro porque podes vir a dar-lhe uso. E eu não gosto de comprar "sucata" para pouco depois me arrepender e gastar dinheiro duas vezes... :)

abraço
 

grouk

Active Member
o rolo é uma maquina de tortura, compra um barato tipo o tacx de 150€, tenho um há 3 anos e uso bastante, com o que poupas compra mas é um medidor de potencia, com uma pen ant+ e o medidor tens um quase um rolo inteligente, então agora com o zwift é impecavel. quanto a andar das 21 as 22 haja luzes e vontade
 

DMA

Well-Known Member
Acho que o termo mais correto será resistência à ar. Em engenharia, diz-se que o motor dum Carocha ou dum Porsche 911 (964 ou 993) é refrigerado à ar e não "à vento".

Esse Flow Smart deve ser novidade. Mas por 300 ou pouco mais já dá para o Vortex.

nmcp, um Flow de 200 euros, não é "sucata".
Tenho um a levar porrada há 22 meses, com mais de 5000 km de uso e normalmente o treino situa-se entre os 200W e os 340W. Ritmos constantes de 2' até 120'

Como podes ver a máquina é bastante solicitada e até agora estou super satisfeito.
Tens 14 níveis de ajuste. Conjugado com as mudanças da bike, dá uma possibilidade de ajuste de cargas enorme.

Sinceramente nunca comecei a pedalar e pensei nessa questão; se parece ou não com "pedalar na estrada".

Como disse o Grouk ... muitas vezes a sessão é uma tortura. Se vais numa séria longa @ LT (ou um pouco acima) ou numa mais curta @ VO2 tu muitas vezes vais no "teu mundo" (isso é algo que basicamente todos os fulanos que tentaram o record da hora referem). Vais a ganir de tal maneira, que já nem ouves a música que tens nos headphones, nem sequer estás consciente se estás num "rolo" ou na estrada. Se tens a TV ligada, já não vês nada. O teu único foco é segurar aquele ritmo.

Para sessões mais relaxadas e para quem tenha mais aversão ao treino indoor, acredito que um com VR ajude a motivar e que as pessoas cumpram a sessão. Aceito perfeitamente isso, e quem puder ou achar necessário que avance nesse caminho. Até porque agora com estas máquinas com Bluetooth e/ou ANT+ e plataformas como o ZWIFT a coisa não fica assim tão cara. Já não é como há uns anos atrás em que ficaria de 900 euros para cima ...

E para simular uma subida de elevada inclinação ou treinar torque (potência alta em baixas rpms) num magnético sobe-se a resistência e já está. Aqui o que interessa é que a unidade que gera a resistência (magnética) seja de boa qualidade.

Alberto, não percebi a questão do "plástico". A estrutura do meu Flow (por exemplo) é metálica.
 

lgass

Well-Known Member
é o turbo trainer que automaticamente sobe a resistência ou dá-nos um aviso e nós fazemos isso num manípulo do guiador?
 

DMA

Well-Known Member
No meu, que é o Flow T2200, ajustas a resistência numa pequena unidade que está montada no guiador. Essa unidade informa-te os kms, tempo de treino, distância, velocidade, Watts, nível de resistência da unidade e cadência (com um sensor deles, que não uso, por ter o de cadência da Garmin na bike).

As tais versões "Smart" mais recentes, abrem-te outro leque de opções.
 

lgass

Well-Known Member
para além do pneu traseiro, existe algum tipo de manutenção/perecíveis que estes aparelhos tenham e que sejam custos adicionais a considerar ao longo do tempo?
 

DMA

Well-Known Member
Até agora não tive custos nenhuns. Apenas limpo e lubrifico muito de longe a longe, uma zona mais crítica da alavanca que prende a roda traseira.
Em relação ao pneu, tenho usado o que uso na estrada, e não noto nenhum desgaste muito dramático.
 

GMQ

Well-Known Member
Eu tenho o satori na versão antiga. Limpo mas até agora nunca lubrifiquei. Como é que o fazes DMA?? Pneu uso o de estrada que apenas substitui uma vez porque o outro já era velhinho e deu de si com a utilização. Desgaste não noto muito. Dá para treinar e saíres do treino bem cansado. A simulação de subida podia ser melhor... Mas é o que tenho. Faço 70% dos meus treinos neles há mais de uma ano. Estou contente, é melhor o que tenho do que ficar no sofá.
Quanto aos outros trainers não conheço. Mas a explicação do Alberto está 5*. Quanto à questão das marcas e a boca há taxa ele estava a picar...:)

A questão da compra dependerá muito de quanto tens no bolso. Se comprasse agora após este post decidir-me-ia pelo fluido. Conselhos não faltam agora tens que tomar a decisão.
 

DMA

Well-Known Member
O meu tem uma alanca que serve para o eixo que fixa a roda traseira andar no plano horizontal e assim fixar o eixo QR da bike.
Limpo esse eixo e depois lubrifico. Mas é raro e apenas quando noto que já não se desloca com a mesma fluidez.
 

Morg

Well-Known Member
...Se vais numa séria longa @ LT (ou um pouco acima) ou numa mais curta @ VO2 tu muitas vezes vais no "teu mundo" (isso é algo que basicamente todos os fulanos que tentaram o record da hora referem). Vais a ganir de tal maneira, que já nem ouves a música que tens nos headphones, nem sequer estás consciente se estás num "rolo" ou na estrada. Se tens a TV ligada, já não vês nada. O teu único foco é segurar aquele ritmo.

Tive um I-Magic com ligação PC. No início estava sempre nos videos mas passado algum tempo estava mais na janela dos gráficos que no video.
Actualmente tenho spinning e apenas ouço música/rádio e às vezes nem isso.
 
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