A cena da MTN e da astana é compreensivel. Não sei quais as exigências mas certamente que os patrocinadores já devem ter definido espaços para estas situações. Alias as jerseys da MTN e da Astana são as que ficam menos descaracterizadas enquanto equipa.
Agora quem é que define as jerseys de campeão do país? A equipa? O patrocinador?
depende.
a federação belga e a britânica são as únicas que realmente obrigam as equipas a manter o design original. basta ver que na movistar as jerseys de campeão nacional são sempre um desastre, mas a do dowsett é sempre branca com as 3 riscas. os outros têm sempre o equipamento normal com a bandeira por cima.
sei que as federações têm de aceitar o design. no caso italiano houve ali um acordo entre a astana e a federação acho eu. pelo que o vinokurov disse, são eles que pagam balúrdios ao nibali, portanto querem-no a usar as cores da equipa. mesmo assim esta versão actual é muito melhor que a original.
nalgumas equipas eles alteram o design se o ciclista não gostar, sei que isso aconteceu o ano passado com a garmin. o campeão holandês (não me lembro agora do nome) exigiu que mudassem uma coisa qualquer na jersey. depois há o caso da BMC, onde foi o próprio phinney que na altura desenhou a jersey de campeão nacional de ITT.
a FDJ é a que tem a abordagem mais interessante: os únicos patrocínios são nos calções.
no caso do campeão colombiano sei que houve uma votação no facebook. eles desenharam 3 jerseys e depois a que teve mais votos foi a utilizada.