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Upgrade rodas

NunoAlves

Active Member
Boa tarde

A minha bicicleta veio equipada com Mavic aksium disc.

Gostaria de fazer upgrade e gostaria das vossas opiniões:


Qual aconselhariam?
 

ams

Active Member
@NunoAlves, não ficas mais bem servido com umas Fulcrum Racing 4, relação qualidade/preço.
As New Race acho um bocadinho folclóricas, gosto delas todas pretas com um pequeno logo da marca.
Vê Rodas na Dromosport, tem lá muitas e a bons preços.
 

elpatron

Active Member
Boas
Não sou a melhor pessoa para te ajudar pk estou na mesma situação que tu mas ..que tipo de rodas procuras ?
Altura de perfil e qual o orçamento ?
 

NunoAlves

Active Member
Bom dia
A ideia era ter rodas mais "rápidas", por serem mais leves e terem rolamentos melhores.
Prefiro perfil mais estreito. Orçamento máximo 750€.
As New race e as progress sonic (vi que o link do outlet ciclismo) pesam quase menos meio kg que as aksium.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Bom dia
A ideia era ter rodas mais "rápidas", por serem mais leves e terem rolamentos melhores.
Prefiro perfil mais estreito. Orçamento máximo 750€.
As New race e as progress sonic (vi que o link do outlet ciclismo) pesam quase menos meio kg que as aksium.
Atenção que foi provado em túneis de vento que os perfis mais largos são mais rápidos (aerodinâmicos) do que os perfis estreitos.
Os perfis mais largos provocam menos turbulência, logo menor resistência de "arrasto"...
 
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pratoni

Well-Known Member
Atenção que foi provado em túneis de vento que os perfis mais largos são mais rápidos (aerodinâmicos) do que os perfis estreitos.
Os perfis mais largos provocam menos turbulência, logo menor resistência de "arrasto"...
Cheira-me que quando ele disse perfil mais estreito queria dizer baixo, ou seja, perfil mais baixo...
 

NunoAlves

Active Member
Atenção que foi provado em túneis de vento que os perfis mais largos são mais rápidos (aerodinâmicos) do que os perfis estreitos.
Os perfis mais largos provocam menos turbulência, logo menor resistência de "arrasto"...
Quando dizes largos, referes altos ou estas a referir a largura da jante?
Posso não ter usado bem os termos
 

NunoAlves

Active Member
Elas vão ser mais rápidas se pedalares mais rápido, não penses que vai haver um milagre e depende da velocidade, caso contrário, fica como muitas, ao gosto do dono
Obrigado, tenho plena noção e ampla experiência pessoal nessa questão, ehhh.

Contudo, interessa-me a questão técnica e científica em volta do desporto.
Os ciclistas profissionais não competem em pasteleiras e não é só por uma questão de marketing. Há diferenças que não dependem somente do ciclista, dependem de muitos fatores que incluem aspetos técnico científicos relacionados com o material, treino, etc. É interessante para mim, daí as questões que coloco.
Eu ando de bicicleta, não sou "ciclista", como a grande maioria das pessoas que aqui passam. As voltas que fazemos, podíamos fazer em bmx, mas não era a mesma coisa (logo á partida era muito mais lento).
 

tuga

Well-Known Member
Boa tarde

A minha bicicleta veio equipada com Mavic aksium disc.

Gostaria de fazer upgrade e gostaria das vossas opiniões:


Qual aconselhariam?
A minha Domane também veio equipada com umas rodas Bontrager tipo forte e feio (uso-as no inverno) e assim comprei umas DT Swiss ER 1600 SPLINE DB 23.
Resistentes, de fácil manutenção e rolam muito melhor e por muito mais tempo (experiencia feita no cavalete e na estrada, claro)
Atualmente disponível https://www.bike-components.de/de/DT-Swiss/PR-1600-SPLINE-23-Disc-Center-Lock-28-Laufradsatz-p87931/
 

pratoni

Well-Known Member

jppina

Well-Known Member
A minha Domane também veio equipada com umas rodas Bontrager tipo forte e feio (uso-as no inverno) e assim comprei umas DT Swiss ER 1600 SPLINE DB 23.
Resistentes, de fácil manutenção e rolam muito melhor e por muito mais tempo (experiencia feita no cavalete e na estrada, claro)
Atualmente disponível https://www.bike-components.de/de/DT-Swiss/PR-1600-SPLINE-23-Disc-Center-Lock-28-Laufradsatz-p87931/
Belas rodas essas DT PR1600 spline DB 23! Se interessar a alguém tenho uma novas a estrear para venda por 300 e poucos euros ;)

Apenas diferem das do link que o Tuga postou nos cubos, são todos pretos e não aquele branco/prateado/cinzentado...
 

NunoAlves

Active Member
Há 3 semanas fui andar de bicicleta BTT com colegas
Tenho uma Scott Scale de 2020, alumínio, com o material de série, modelo de entrada, deore 12x. Pesa quase 14kg.

Estava difícil de acompanhar a malta, a bicicleta era pastelona. As dos colegas eram de carbono, mais antigas, com xt, peso +- 11kg.

Engraçado que, por estar difícil, trocamos de bicicleta e quem ficava com a fava ficava claramente para trás.

A diferença substantiva não devia ser nem os ciclistas, nem o quadro mas talvez as rodas digo eu.
 

joseruivo

Well-Known Member
Há 3 semanas fui andar de bicicleta BTT com colegas
Tenho uma Scott Scale de 2020, alumínio, com o material de série, modelo de entrada, deore 12x. Pesa quase 14kg.

Estava difícil de acompanhar a malta, a bicicleta era pastelona. As dos colegas eram de carbono, mais antigas, com xt, peso +- 11kg.

Engraçado que, por estar difícil, trocamos de bicicleta e quem ficava com a fava ficava claramente para trás.

A diferença substantiva não devia ser nem os ciclistas, nem o quadro mas talvez as rodas digo eu.
Não estou a ver as rodas terem uma diferença de 3 kg de peso... Têm de ser várias outras coisas - suspensão, pneus, transmissão... Além do peso dos pneus, até o desenho pode fazer bastante diferença a rolar
 

cou7inho

Well-Known Member
Há 3 semanas fui andar de bicicleta BTT com colegas
Tenho uma Scott Scale de 2020, alumínio, com o material de série, modelo de entrada, deore 12x. Pesa quase 14kg.

Estava difícil de acompanhar a malta, a bicicleta era pastelona. As dos colegas eram de carbono, mais antigas, com xt, peso +- 11kg.

Engraçado que, por estar difícil, trocamos de bicicleta e quem ficava com a fava ficava claramente para trás.

A diferença substantiva não devia ser nem os ciclistas, nem o quadro mas talvez as rodas digo eu.
Também tenho uma Scale de 2020 com 13kg e pouco e tenho sérias dúvidas que a a bicicleta tenha assim tanta culpa ao ponto de fazer com que se fique claramente para trás. A menos que as mudanças estejam todas desafinadas e atrapalhem mais do que ajudam.
 
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