• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tubeless

Negoci8er

Well-Known Member
Permitam-me o off-topic, mas fazendo a analogia com os "carros"...
Era de valor alguém criar um pneu tubeless runflat. :cool:

As voltas seriam muito mais tranquilas ao nível de furos e evitaria levar um conjunto de "coisas" para consertar furos e encher o pneu.
Estou apenas a sonhar alto... :p
 

Negoci8er

Well-Known Member
Não conhecia ambas as situações.
A ideia é boa, na prática poderá não compensar devido ao peso "extra".
Nos carros, aumenta o consumo de combustível.
 

SaintRider

Well-Known Member
Na minha experiencia em estrada com Tubeless os furos já sao raros..... Se se optar por um pneu com mais material por exemplo um Schwalbe One TLE vs um PRO ONE TLE (mais leve o ultimo mas mais susceptivel a furar) entao ainda vao ser menos frequentes. Também vai depender bastante do liquido usado. Eu tenho tido bons resultados desde que passei a utilizar o JOE no flats....... Tudo conjugado com umas lombrigas tapa furos para alguma ocasiao mais teimosa.
 

h_orvalho

Active Member
Na minha experiencia em estrada com Tubeless os furos já sao raros..... Se se optar por um pneu com mais material por exemplo um Schwalbe One TLE vs um PRO ONE TLE (mais leve o ultimo mas mais susceptivel a furar) entao ainda vao ser menos frequentes. Também vai depender bastante do liquido usado. Eu tenho tido bons resultados desde que passei a utilizar o JOE no flats....... Tudo conjugado com umas lombrigas tapa furos para alguma ocasiao mais teimosa.
Uso vittoria corsa tubless há mt tempo mais de 8 mil km zero furos
 

NDG

Active Member
Bem aproveito este tópico para tentar tirar algumas dúvida que tenho... :) iniciei o ciclismo à 1 ano, por consequência, comprei uma bicicleta nova (Giant TCR), que está fazer 1 ano também, e está equipada com tubeless.

Ela vem equipada com pneus Giant, ao qual já tive um furo no pneu de traz, nessa volta que dei, o liquido fez o trabalho dele, mas como o corte ainda foi significativo, teve que levar um arremedo e liquido reposto.

Pronto onde quero chegar, o meu pneu da frente nunca levou liquido desde que comprei a bicicleta, então:

-Qual é a forma mais fácil, de perceber que um pneu está a precisar de liquido? e de quanto em quanto tempo devo colocar liquido? (eu na minha bicicleta de BTT coloco liquido sempre antes de iniciar o outono, ou seja, de ano em ano praticamente)

- Como colocam o liquido, retiram o pneu? pela válvula? não convém limpar o pneu por dentro? na de BTT tenho tirado o pneu, mas depois tenho muito dificuldade em encaixar, uma vez que não tenho compressor, mas tenho um bomba de pé, que as vezes, lá consigo encaixar o malandro :)

- Por norma, quantos kms faz um pneu? Sei que depende de muitos fatores, e como consigo detetar que o pneu está nas ultimas?

Obrigado pelas respostas :)
 

jocarreira

Well-Known Member
Boas perguntas, também vou ficar a aguardar as respostas pois também comecei a usar Tubeless recentemente. Já li no Dr. Google recomendações de adicionar líquido de 3 em 3 meses.
 
  • Like
Reactions: NDG

Negoci8er

Well-Known Member
Pessoalmente, não tiro o pneu e também não limpo o interior.
Acrescento de 6 em 6 meses pela válvula.
Até ao momento tem funcionado bem assim.
 

NDG

Active Member
Pessoalmente, não tiro o pneu e também não limpo o interior.
Acrescento de 6 em 6 meses pela válvula.
Até ao momento tem funcionado bem assim.

Acrescentas mas não tens a certeza se ainda tem liquido ou não suficiente? Quanto metes o liquido pela válvula, o pneu acaba por desencaixar por completo? Com um bomba de pé consegues voltar encher normalmente?
 

Negoci8er

Well-Known Member
Acrescentas mas não tens a certeza se ainda tem liquido ou não suficiente? Quanto metes o liquido pela válvula, o pneu acaba por desencaixar por completo? Com um bomba de pé consegues voltar encher normalmente?

Tenho uns 4 furos que o gel vedou, mas libertam algum líquido...
Quando deixo de ver humidade à volta dos furos sei que preciso de acrescentar (mais ou menos 6 meses, por vezes até deixo passar mais tempo).
Ao tirar o ar, já me aconteceu de desencaixar o pneu do aro, mas facilmente com a bomba consegui voltar a encher o pneu. Este pormenor também poderá depender dos pneus.
Como o pneu já tem o encaixe anterior penso que é mais fácil com a bomba voltar a colocá-lo no aro.
É claro que antes de voltar a encher, manualmente tento encostá-lo ao aro para perder o mínimo de ar possível ao encher.
 

Ziggy

Member
Acrescentas mas não tens a certeza se ainda tem liquido ou não suficiente? Quanto metes o liquido pela válvula, o pneu acaba por desencaixar por completo? Com um bomba de pé consegues voltar encher normalmente?


Tiras a roda fora e abanas. Se tiver liquido consegues ouvir e se estiver seco não ouves nada.

Removes o core da válvula e com a ajuda de uma seringa (https://www.probikeshop.pt/notubes-...mVSVKUmAOv-MzrTSnc77CFJrKMaqkmE8aAu8PEALw_wcB) por exemplo, introduzes a quantidade necessária. Pronto para mais 4/6 meses normalmente.

O pneu não desencaixa porque não o estas a descolar do aro.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Uma coisa que o pessoal às vezes nem sabe, é que alguns andam com uma bola dentro do pneu e quanto mais líquido lá meterem mais vai ser
Não me perguntem como e porquê, o que é certo é que já tive uma dentro do pneu e se não tivesse tirado o pneu, nunca o saberia, pois acrescento liquido quando começo a ver o pneu seco de uma semana para a outra
Acredito que na de estada tenha muitos menos furos e a humidade possivelmente nem se nota
 

Negoci8er

Well-Known Member
Uma coisa que o pessoal às vezes nem sabe, é que alguns andam com uma bola dentro do pneu e quanto mais líquido lá meterem mais vai ser
Não me perguntem como e porquê, o que é certo é que já tive uma dentro do pneu e se não tivesse tirado o pneu, nunca o saberia, pois acrescento liquido quando começo a ver o pneu seco de uma semana para a outra
Acredito que na de estada tenha muitos menos furos e a humidade possivelmente nem se nota

@GuilhermeOliveira, isto de acrescentar sempre (entenda-se esperando uma vida curta do pneu pelo desgaste).
Se tivermos um pneu 5 anos, claro que deve ser limpo antes de acrescentar.
 
  • Like
Reactions: NDG

jocarreira

Well-Known Member
Eu tenho umas válvulas e seringa da milKit que acho que facilitam na hora de voltar a meter o selante, pelo menos a julgar por este vídeo (a partir do minuto 1:00):
 
  • Like
Reactions: NDG

NDG

Active Member
Tenho uns 4 furos que o gel vedou, mas libertam algum líquido...
Quando deixo de ver humidade à volta dos furos sei que preciso de acrescentar (mais ou menos 6 meses, por vezes até deixo passar mais tempo).
Ao tirar o ar, já me aconteceu de desencaixar o pneu do aro, mas facilmente com a bomba consegui voltar a encher o pneu. Este pormenor também poderá depender dos pneus.
Como o pneu já tem o encaixe anterior penso que é mais fácil com a bomba voltar a colocá-lo no aro.
É claro que antes de voltar a encher, manualmente tento encostá-lo ao aro para perder o mínimo de ar possível ao encher.

Pois é o que tenho reparado na de BTT, tenho uns 3 ou 4 furos na roda traseira, e realmente, tem humidade...é um boa forma de controlar se ainda temos lá liquido... :D mas na de estrada...caso haja furo, penso que poderá funcionar da mesma formar então...caso não tenhamos furo,

Para tentar verificar se há liquido no interior, tentar perceber e ver se ouve-se alguma coisa, como já foi aqui referido Ziggy, se não acrescentar liquido vá de 6 em 6 meses...penso que assim seja a melhor forma de perceber / controlar o liquido no interior do pneu...

Sendo assim, preciso com urgência de meter liquido na bike de estrada no pneu da frente :p
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
@GuilhermeOliveira, isto de acrescentar sempre (entenda-se esperando uma vida curta do pneu pelo desgaste).
Se tivermos um pneu 5 anos, claro que deve ser limpo antes de acrescentar.
Uso o tempo que dura o pneu, mesmo com a pandemia e o acidente fiz quase 6000km na de btt, já gastei 1 pneu e o segundo vai a caminho do fim, deve ter uns 4 anos a bicicleta, ate esta a precisar de rolamentos nas rodas e transmissão nova, já está a falhar volta e meia e neste 2 últimos anos tenho andado pouco
 

NDG

Active Member
Uso o tempo que dura o pneu, mesmo com a pandemia e o acidente fiz quase 6000km na de btt, já gastei 1 pneu e o segundo vai a caminho do fim, deve ter uns 4 anos a bicicleta, ate esta a precisar de rolamentos nas rodas e transmissão nova, já está a falhar volta e meia e neste 2 últimos anos tenho andado pouco

6000 km na de BTT? Possa...eu fiz 2000 mil e na de estrada o ano passado 3000 mil. Não tenho o vosso andamento :p

Um pneu de estrada faz quantos km +ou- para ti?
 
Top