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Tubeless

Sou mais um rendido ao tubeless, tenho rodas shimano ultegra já uns anos e apenas á pouco tempo testei um pneu na roda traseira.
Preferi esperar por vários motivos mas o principal foi o preço dos pneus, agora já se encontram a melhor preço embora dar 30€ em desconto ache ser ainda um valor muito alto.

Confirmo que o conforto é notório, a roda anda mais junto ao piso não tende a saltar tanto. Ando com cerca de 90psi.
Bom agarre a subir e em curva, tenho um schwalbe pro one montado e irei testar um hutchinson fusion 3.
 

MigC77

Well-Known Member
@minisagres, obrigado pelo feedback! Também ando com vontade de experimentar esses Schwalbe pro one tubeless. Assim que os Conti que estão montados na Synapse encomendarem a alma ao criador são esses que vou colocar.
 

Bruno Silva

Active Member
Eu penso que já tinha postado isto em algum sitio, mas aqui vai novamente:


Acho que o unico contra dos Schwalbe é o mesmo o preço vs durabilidade...
Também ando com super curiosidade em experimentar! e como tenho aros tubeless friendly acho que não vai demorar muito! ;)
 
O meu modelo é mais antigo, já tinha comprado ano passado numa promo por incluir o liquido selante.
Este modelo ronda as 300 gramas ou mais já nem me recordo, mas como é para montar roda traseira quero mais reforçado.
Vi o modelo 2017 na bike components, esta a bom preço e muito leve, mas nesses pesos apenas meto futuramente na roda da frente.
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
Desenterrando este post, e até porque actualmente existe bastante debate sobre rodas, retomo este tema, para perceber melhor se actualmente
- ainda existe a passagem de roda "normal" para "tubeless", ou se foi uma "moda" com alguns benefícios temporários nas bikes de estrada.

Com isto, quero dizer que li muitos comentários interessantes, como este post, e outros (http://www.forumciclismo.net/index.php?threads/topico-albertismo-carolismo.14168/post-296326), e caso tenha a vontade de actualmente querer comprar umas rodas tubeless como as que por exemplo referiu o @gfrmartins (http://www.wiggle.co.uk/prime-rr-38-carbon-clincher-road-wheelset-1/) que acho interessantes, mas depois vejo isto nas caracteristicas:
"Pre-installed tubeless valves, Pre-installed tubeless tape"

Isto não é aquilo de tornar uma roda "normal" em "tubeless" com um típico set tubeless de fita própria? O que me impede então nesse caso de tornar qualquer roda em tubeless como se faz no MTB há já tanto tempo? Ok, o aro é mais largo, e permite levar medidas mais recentes, e o trabalho já vem feito, mas ... quem queira tubeless, não seria melhor ir para uma roda mesmo tubeless, isto é, sem os buracos dos aros, sem fita... ou esta solução é tão viável como outra qualquer... ou mesmo esquecer tubeless. O beneficio de conforto, é de facto significativo face ao preço a pagar por uma roda tubeless? Obrigado desde já...
 

gfrmartins

Well-Known Member
Desenterrando este post, e até porque actualmente existe bastante debate sobre rodas, retomo este tema, para perceber melhor se actualmente
- ainda existe a passagem de roda "normal" para "tubeless", ou se foi uma "moda" com alguns benefícios temporários nas bikes de estrada.

Com isto, quero dizer que li muitos comentários interessantes, como este post, e outros (http://www.forumciclismo.net/index.php?threads/topico-albertismo-carolismo.14168/post-296326), e caso tenha a vontade de actualmente querer comprar umas rodas tubeless como as que por exemplo referiu o @gfrmartins (http://www.wiggle.co.uk/prime-rr-38-carbon-clincher-road-wheelset-1/) que acho interessantes, mas depois vejo isto nas caracteristicas:
"Pre-installed tubeless valves, Pre-installed tubeless tape"

Isto não é aquilo de tornar uma roda "normal" em "tubeless" com um típico set tubeless de fita própria? O que me impede então nesse caso de tornar qualquer roda em tubeless como se faz no MTB há já tanto tempo? Ok, o aro é mais largo, e permite levar medidas mais recentes, e o trabalho já vem feito, mas ... quem queira tubeless, não seria melhor ir para uma roda mesmo tubeless, isto é, sem os buracos dos aros, sem fita... ou esta solução é tão viável como outra qualquer... ou mesmo esquecer tubeless. O beneficio de conforto, é de facto significativo face ao preço a pagar por uma roda tubeless? Obrigado desde já...

A principal diferença está nas laterais da roda, as tubeless e as tubeless ready estão preparadas para receber esses pneus que têm as laterais um pouco diferentes por nao precisam de ter a Camara de ar a pressionar as laterais.

Estas são as chamadas two in one, ou seja podem receber pneus tubeless e usas o kit de conversão ou usas com camara.

Em relação à fita e válvula, bem instalado é uma solução fiavel.

Esta é a minha ideia, a principal diferença entre estas rodas e umas não tubeless (ou ready) são as laterais que não estão preparadas para "agarrar" o pneu tubeless
 

Nuno

Well-Known Member
A questão de converter as rodas "normais" em tubeless é mesmo a que foi referida pelo gfrmartins: conseguir a aderência e vedação entre o pneu e a lateral da roda.

A fita para tapar os buracos dos raios penso que é pacifico, já conseguir fazer com que o pneu vede a 100% a saída do ar e se aguente no sitio sem saltar, com pressões de 6 ou 7 bar em rodas que não foram concebidas para isso, já me parece mais arriscado. Eu pelo menos só o farei quando tiver rodas TLR.
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
A principal diferença está nas laterais da roda, as tubeless e as tubeless ready estão preparadas para receber esses pneus que têm as laterais um pouco diferentes por nao precisam de ter a Camara de ar a pressionar as laterais.
Certinho direitinho e fácil de perceber ;) por vezes começa-se a pensar a kilometros, e não vemos o que está mesmo à frente. Só essa questão da segurança do pneu é suficiente para não ter mais dúvidas sobre o assunto. Roda tubless só em rodas próprias para o efeito. Obrigado @gfrmartins e @Nuno
 

pticeman

Active Member
Vamos lá ver...afinal de contas quem é que, por aqui anda, normalmente com tubeless na estrada?
Alguém já experimentou?

Nota-se alguma diferença no comportamento em relação ao pneu+câmara?
Compensa? Não compensa?
Vale a pena? Ou nem por isso?

Comecei há pouco tempo a usar tubular sempre usei pneu até agora e a diferença para nós amadores sinceramente não achei grande coisa, notei que rodam um pouco melhor mas isso também é devido á própria roda que tem um perfil mais alto em carbono e são meio kilo mais leve que as antigas, continuo a fazer as médias iguais ao que fazia fiquei foi com a bike mais leve e a carteira também :D:D:D
 

RTC

Moderador
Staff member
Comecei há pouco tempo a usar tubular sempre usei pneu até agora e a diferença para nós amadores sinceramente não achei grande coisa, notei que rodam um pouco melhor mas isso também é devido á própria roda que tem um perfil mais alto em carbono e são meio kilo mais leve que as antigas, continuo a fazer as médias iguais ao que fazia fiquei foi com a bike mais leve e a carteira também :D:D:D
Tubular ou tubeless?
 

RTC

Moderador
Staff member
Desenterranço...

Comprei umas rodas que só aceita pneus tubeless.
Já usei em tempos uns Schwalbe Pro One que gostei bastante mas neste momento não tenho nada para montar.
Que sugestões de marca e modelo dão para comprar agora? Preço a rondar os 40 45€ max.
Não me agrada comprar um pneu tubeless mais caro que um pneu para o meu carro. o_O
 
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Negoci8er

Well-Known Member
Desenterranço...

Comprei umas rodas que só aceita pneus tubeless.
Já usei em tempos uns Schwalbe Pro One que gostei bastante mas neste momento não tenho nada para montar.
Que sugestões de marca e modelo dão para comprar agora? Preço a rondar os 40 45€ max.
Não me agrada comprar um pneu tubeless mais caro que um pneu para o meu carro. o_O

Eu uso os Hutchinson fusion 5 all season tubeless e estou contente. Apesar de já ter uns 3 ou 4 furos no pneu traseiro.
Mas em estrada ainda não tenho experiência com outros pneus.
;)
Há pessoal bem mais rodado por aqui.

Os Continental GP5000 Tubeless são uma escolha segura, vê se encontras uma promoção.

Quanto a dar mais do que por um pneu para o carro depende sempre...
Estou neste momento a ver orçamentos para 4 pneus para o carro e lá se vão 800€... Para a bike fica bem mais barato! :p
(Mesmo os pneus mais caros)
 
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Moderador
Staff member
Eu tenho utilizado o GP5000… até agora nada a apontar. Tive um incidente que resultou em corte no pneu e aro partido mas não acredito que com outro pneu o resultado fosse diferente.
 

RTC

Moderador
Staff member
A questão dos 5000 é a incompatibilidade aros hookless. Um gajo lê tanta coisa sobre isso que já nem quer arriscar. E não vou dar quase 80€ pelos novos 5000 TR.
A minha ideia seria os Pro One TLE mas até gostava de ter outras opiniões.
Os Pirelli também era uma ideia mas as reviews e os comentários de quem os usa não são unânimes.
 

Duke

Well-Known Member
5zb7s8.jpg

:p:D:D
 

h_orvalho

Active Member
Desenterranço...

Comprei umas rodas que só aceita pneus tubeless.
Já usei em tempos uns Schwalbe Pro One que gostei bastante mas neste momento não tenho nada para montar.
Que sugestões de marca e modelo dão para comprar agora? Preço a rondar os 40 45€ max.
Não me agrada comprar um pneu tubeless mais caro que um pneu para o meu carro. o_O

Vittoria Corsa TLR
 

Bruso

Well-Known Member
A questão dos 5000 é a incompatibilidade aros hookless. Um gajo lê tanta coisa sobre isso que já nem quer arriscar. E não vou dar quase 80€ pelos novos 5000 TR.
A minha ideia seria os Pro One TLE mas até gostava de ter outras opiniões.
Os Pirelli também era uma ideia mas as reviews e os comentários de quem os usa não são unânimes.
As tuas rodas são hookless? Não referiste isso no teu post inicial.

Vittoria Corsa, Schwalbe Pro One ou Hutchinson são apostas seguras. Tenho um amigo que teve problemas com os Hutchinson mas enviaram lhe pneus novos rapidamente. Pirelli ainda não ouvi ninguém dizer que justificam o preço.
Já agora se as rodas forem Enve o site deles mostra a compatibilidade com as rodas.
https://www.enve.com/learn/tire-compatibility/
 
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