• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Triban rc120 - Ajuda no tamanho. 1,75cm 81 entrepernas

NOWAK100

New Member
Boa noite malta,

Estou a pensar iniciar-me nas bicicletas de estradas. Tendo em conta o meu orçamento vou optar pela rc120.

Gostaria que me ajudassem no tamanho, dado que pelo que andei a ver estou entre o S o M.

1,74 de altura
81 entre-pernas



Obrigado
 

NOWAK100

New Member
Tenho um negócio em segunda mão, mas é S. Já ouvi muita gente falar que tem M e devia ter optado por S. Daí a minha indecisão. Mais alguém com bicicletas da Decathlon que possa dar uma ajudinha?
 

pratoni

Well-Known Member
Eu até diria que o S não te deve ficar mal.

Aliás pela tabela estás no limite superior do mesmo e essas tabelas normalmente podem ser interpretadas para pessoal mais flexível.

O pessoal menos flexível pode ir para tamanhos menores para não acabarem demasiado esticados.
 

Nuno

Well-Known Member
Tenho as mesmas medidas que tu e já tive uma bike igual a essa, no caso era um M porque foi comprada em 2a mao por um preco muito bom (era de um amigo). Se pudesse ter escolhido o tamanho seria um S e eu ate tenho alguma flexibilidade.
Se depois de comprares o S, achares que te fica "curta" resolves esse problema facilmente gastando apenas 30€, comprando um avanco com mais 1 ou 2 cms.
 

paulo14

New Member
Vai para o S, tenho uma igual no mesmo tamanho.

Tenho a mesma altura, um pouco menos entre-pernas, mas isso resolves com o avanço e a altura do selim num ajuste como deve ser.
Ainda assim, se a ideia é ir para algo já usado e por isso não vem de propósito para ti, deves experimenta-la.

Se não for indiscrição, qual é o valor que estão a pedir? Podes dizer em privado se preferires.
 

NOWAK100

New Member
Muito obrigado pela vossa ajuda. Hoje tive a oportunidade de experimentar uma tribanrc100 de um amigo de tamanho M. Senti que estava muito inclinado para a frente e ia com um corpo muito descaído, ligeiramente mais próximo e estava óptimo...
 

NOWAK100

New Member
Vai para o S, tenho uma igual no mesmo tamanho.

Tenho a mesma altura, um pouco menos entre-pernas, mas isso resolves com o avanço e a altura do selim num ajuste como deve ser.
Ainda assim, se a ideia é ir para algo já usado e por isso não vem de propósito para ti, deves experimenta-la.

Se não for indiscrição, qual é o valor que estão a pedir? Podes dizer em privado se preferires.

Era por volta dos 300...
 

pemartins

Well-Known Member
Muito obrigado pela vossa ajuda. Hoje tive a oportunidade de experimentar uma tribanrc100 de um amigo de tamanho M. Senti que estava muito inclinado para a frente e ia com um corpo muito descaído, ligeiramente mais próximo e estava óptimo...
Se com o M dizes que ias muito inclinado para a frente, com o S ainda vais estar mais inclinado porque a testa do quadro é mais curta. O M podes sempre encurtar o avanço. Já no S terás que resolver o problema com espaçadores por baixo do guiador o que nem sempre fica bem. Eu não gosto e tendo as mesmas medidas que tu acho que optaria pela M.
 

newb

Well-Known Member
S
Decatlon os M sao enormes, eu tb tenho essa medida e devia ser S, tiver q reduzir avanços etc
Ja se discutiu algumas vezes e varios users recomendam S , o M é mesmo enorme. Alias qd fui a uma loja trocar uma corrente o senhor disse que aquele M era um L ++ da marca da loja dele.
 

pedrodbo

Well-Known Member
S
Decatlon os M sao enormes, eu tb tenho essa medida e devia ser S, tiver q reduzir avanços etc
Ja se discutiu algumas vezes e varios users recomendam S , o M é mesmo enorme. Alias qd fui a uma loja trocar uma corrente o senhor disse que aquele M era um L ++ da marca da loja dele.

Neste caso penso que não, o quadro das triban rc 120/500/520 é muito similar no seguinte: entre o S e o M só aumenta o stack, e o reach mantem-se. Eu apostava mais no M para ir mais confortável.

o quadro da tua bike, sendo mais de racing é ligeiramente diferente, aí os valores de reach aumentam mais, por isso sentes a necessidade do S
 

newb

Well-Known Member
Pois, o da minha o M é enorme. Ao lado de uma KTM é um super L.
Pensava que seriam todas assim tratadas por ser da decatlon.
Mas a minha com os ajustes que fiz serve como uma luva, mas se fosse logo o S poupava-se muita dor de cabeça.
 

nmt

Well-Known Member
Se com o M dizes que ias muito inclinado para a frente, com o S ainda vais estar mais inclinado porque a testa do quadro é mais curta. O M podes sempre encurtar o avanço. Já no S terás que resolver o problema com espaçadores por baixo do guiador o que nem sempre fica bem. Eu não gosto e tendo as mesmas medidas que tu acho que optaria pela M.
Essa informação está completamente errada! Baseada apenas no aspecto visual! Reduzir um avanço torna a bicicleta mais nervosa, baixando dos 80 mm fica quase inguiável quando a velocidade aumenta. O drop não implica curvatura das costas, o reach sim
 

pedrodbo

Well-Known Member
Essa informação está completamente errada! Baseada apenas no aspecto visual! Reduzir um avanço torna a bicicleta mais nervosa, baixando dos 80 mm fica quase inguiável quando a velocidade aumenta. O drop não implica curvatura das costas, o reach sim

Depende do uso...eu tenho um avanço de 60mm e no bikefit disseram-me que para o uso amador que dou serve perfeitamente, apesar da bicicleta ser mais nervosa como dizes. Agora se fores em pelotão pode causar um desvio ao ponto de fazer cair outros atletas...mas sim o que dizes é verdade no fundo
 

newb

Well-Known Member
a bike fica meia descontrolada, mas ya...
eu com 80 noto uma ligueira diferença
com um grande parecia um barco, mas eu assim tipo barco tb nao gosto
 

pemartins

Well-Known Member
Acho que se optar pelo tamanho M o avanço terá que ser sempre entre 80 e 100mm. Se houver necessidade de reduzir mais o avanço, então mais vale ir para o tamanho S.
 

NOWAK100

New Member
Acabei por fazer negócio. Adquiri a rc120, tamanho S. Levei a afinar as mudanças e fui dar umas voltas. Nas voltas maiores, e para o final sinto que tenho de ir com os braços muito esticados. Agora não sei se é falta de flexibilidade dado que é a primeira de estrada. Pensei em subir o volante (penso que dá). O que sugerem?
 

Carolina

Well-Known Member
É provável que seja falta de flexibilidade.

Subir o guiador é uma boa opção. Não sei quanta margem de manobra é que tens para o fazer, mas se tiveres vários espaçadores por cima do avanço, passa só 1. Depois dá mais 2 ou 3 voltas e se o problema se mantiver passas outro.
 
Top