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Trek Émonda SL5 2021

el-solitario

Well-Known Member
Já agora a versão de 2023 está nos 3200€

Maldito Covid e inflação :(
A cerca de 2 anos rondava os 2000€... quando comecei a sondar o mercado a ver o que havia. meteu-se o covid e não avancei, hoje arrependo-me um pouco. Vou esperar, não acredito muito nestes preços, pelo menos cá os lojistas vão ter de se adaptar, a base do carbono a começar nos 3000€? Não me acredito que haja muitas carteiras a lá chegar.

Em 2019/2020 conseguia-se bicicletas novas em carbono a começar nos 1400€ (canyon endurance cf7), hoje, já passa um pouco dos 2000€. A carteira tuga não estica :p
 

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Moderador
Staff member
A cerca de 2 anos rondava os 2000€... quando comecei a sondar o mercado a ver o que havia. meteu-se o covid e não avancei, hoje arrependo-me um pouco. Vou esperar, não acredito muito nestes preços, pelo menos cá os lojistas vão ter de se adaptar, a base do carbono a começar nos 3000€? Não me acredito que haja muitas carteiras a lá chegar.

Em 2019/2020 conseguia-se bicicletas novas em carbono a começar nos 1400€ (canyon endurance cf7), hoje, já passa um pouco dos 2000€. A carteira tuga não estica :p

A carteira não estica mas na verdade os custos de produção subiram uma brutalidade. A não ser que haja uma grande correção de preços das matérias primas e energia não estou a ver os preços a voltar ao que eram. Para piorar temos as taxas de juros a subir vertiginosamente. Para mim é esquecer que os preços voltarão a ser perto do que eram...
 

jppina

Well-Known Member
A cerca de 2 anos rondava os 2000€... quando comecei a sondar o mercado a ver o que havia. meteu-se o covid e não avancei, hoje arrependo-me um pouco. Vou esperar, não acredito muito nestes preços, pelo menos cá os lojistas vão ter de se adaptar, a base do carbono a começar nos 3000€? Não me acredito que haja muitas carteiras a lá chegar.

Em 2019/2020 conseguia-se bicicletas novas em carbono a começar nos 1400€ (canyon endurance cf7), hoje, já passa um pouco dos 2000€. A carteira tuga não estica :p
Era um pouco mais de 2000€, 2250€ (no último ano do modelo anterior, este novo nunca esteve perto dos 2000€).

O modelo de 2019 da SL5 custava 2500€ (ou 2400€, já não tenho a certeza), e a SL6 3000€.
No ano seguinte, 2020, último ano do modelo anterior, a SL5 passou a custar 2250€ e a SL6 2750€.

Depois em 2021 (junho/julho de 2020) lançaram este modelo novo, a SL6 passou para 3200€ e a SL5 2800€ salvo erro.
 

Ajmg

Member
A carteira não estica mas na verdade os custos de produção subiram uma brutalidade. A não ser que haja uma grande correção de preços das matérias primas e energia não estou a ver os preços a voltar ao que eram. Para piorar temos as taxas de juros a subir vertiginosamente. Para mim é esquecer que os preços voltarão a ser perto do que eram...
Para alem disso é tudo uma questão de oferta e procura. Enquanto a procura global for superior à capacidade de oferta, os fabricantes vão "surfar" a onda e colocar o produto ao preço que querem nos mercados onde conseguem escoar. E acredito que Portugal não seja dos principais mercados de consumo para nenhum fabricante de bicicletas. Se os Tugas nao quiserem comprar ao preço que eles estipulam, eles enviam para outros onde com o poder de compra superior adquirem e em maiores quantidades.
 

el-solitario

Well-Known Member
Era um pouco mais de 2000€, 2250€ (no último ano do modelo anterior, este novo nunca esteve perto dos 2000€).

O modelo de 2019 da SL5 custava 2500€ (ou 2400€, já não tenho a certeza), e a SL6 3000€.
No ano seguinte, 2020, último ano do modelo anterior, a SL5 passou a custar 2250€ e a SL6 2750€.

Depois em 2021 (junho/julho de 2020) lançaram este modelo novo, a SL6 passou para 3200€ e a SL5 2800€ salvo erro.
não tenho a certeza de quanto era o PVP, estava a falar no preço que a conseguia comprar em loja.

Para alem disso é tudo uma questão de oferta e procura. Enquanto a procura global for superior à capacidade de oferta, os fabricantes vão "surfar" a onda e colocar o produto ao preço que querem nos mercados onde conseguem escoar. E acredito que Portugal não seja dos principais mercados de consumo para nenhum fabricante de bicicletas. Se os Tugas nao quiserem comprar ao preço que eles estipulam, eles enviam para outros onde com o poder de compra superior adquirem e em maiores quantidades.
O nosso problema vai ser mesmo esse, mercado pequeno. Quem vai passar mal são as lojas. Ou fazem muitos descontos de modo a tentar colocar um preço "decente" para a nossa realidade ou não estou a ver muita gente com capacidade de comprar uma "basica" de carbono nos +3000€.

É que com 2000€ hoje em dia, só aluminio 105, ou com sorte, carbono tiagra.

A carteira não estica mas na verdade os custos de produção subiram uma brutalidade. A não ser que haja uma grande correção de preços das matérias primas e energia não estou a ver os preços a voltar ao que eram. Para piorar temos as taxas de juros a subir vertiginosamente. Para mim é esquecer que os preços voltarão a ser perto do que eram...

Os preços no geral subiram, mas acho que nós no mundo das bikes tivemos um duplo problema. Alem do aumento geral neste ano de 2022 por causa da guerra (entre outros), já vínhamos na bagagem com um aumento ainda maior desde 2020 por causa do covid e pela falta de oferta. É que o problema do covid não teve tempo de "estabilizar", levou logo com outra marretada em cima.

Desabafos de um teso :p
 

Jazz

Well-Known Member
Não existe mercado português, a nível internacional.

Existe mercado ibérico. Na minha área, por exemplo, é rara a empresa internacional que ainda mantenha sede em Portugal. É tudo em Espanha e o mercado local é ibérico. Chegamos ao cúmulo das comunicações por mail serem em castelhano.


No mercado das bicicletas Portugal deve ser um grão de areia. Nem entra nas contas.
 

Jazz

Well-Known Member
Além disso estamos inseridos no Euro. Num mercado livre. Não vão meter uma bicla a 5000 euros na Alemanha, e cá a 2500 por sermos mais pobres. Euro é euro, é tudo ao mesmo preço.
 

Ajmg

Member
Além disso estamos inseridos no Euro. Num mercado livre. Não vão meter uma bicla a 5000 euros na Alemanha, e cá a 2500 por sermos mais pobres. Euro é euro, é tudo ao mesmo preço.
E se o fabricante tem procura para 300 bicicletas na Alemanha a 5.000 €, vai preocupar-se com o mercado Português que lhe absorve 50 dessas bicicletas porquê? Os custos logísticos de distribuição contam muito e enviar 300 bicicletas para a Alemanha é mais barato (por unidade) do que enviar 50 para Portugal (também por unidade obviamente). Por isso se protegem os grandes accounts.
 

kostaviks

Well-Known Member
E se o fabricante tem procura para 300 bicicletas na Alemanha a 5.000 €, vai preocupar-se com o mercado Português que lhe absorve 50 dessas bicicletas porquê? Os custos logísticos de distribuição contam muito e enviar 300 bicicletas para a Alemanha é mais barato (por unidade) do que enviar 50 para Portugal (também por unidade obviamente). Por isso se protegem os grandes accounts.
Não é assim que funciona, mas ok!
 

DMA

Well-Known Member
Interessante é a Trek ter passado a SL6 para Shimano 105 Di2, quando antes era Ultegra mecânico (R8000).
O preço é que deu um novo salto e está nos 4200€

Ou seja, há uma diferença de 1000€ entre as versões com 105 mecânico e o 105 Di2; embora não seja a única diferença nas especificações, pois assim de cabeça acho que já traz o seatmast em carbono.

Depois temos com rodas Aeolus Elite 35 (carbono) a SL6 eTap por 5000€ e a SL6 Pro Di2 por 4700€
 
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