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Travões de disco - Mudar óleo

Paulo Almeida

Well-Known Member
Pergunta simples:
Bike com 2 anos, preciso de sangrar travões porque está com folga (ar).
Pergunta: vale a pena mudar o óleo mineral todo ou só sangrar e tirar as bolhas de ar? Quando se deve mudar o óleo?
 

gfrmartins

Well-Known Member
Pergunta simples:
Bike com 2 anos, preciso de sangrar travões porque está com folga (ar).
Pergunta: vale a pena mudar o óleo mineral todo ou só sangrar e tirar as bolhas de ar? Quando se deve mudar o óleo?

Na minha opinião não é preciso mudar o óleo tido, basta tirar o ar e repor o que for necessário.

Não existe manutenção planeada para os óleos dos travões acho eu, é quando precisar, normalmente não deveria ser preciso mudar muitas vezes porque deveriam ser estanques mas pode acontecer e aí é tirar o ar e sangrar
 

gfrmartins

Well-Known Member
Sim estou a partir do pressuposto que o óleo está muito contaminado, com esse tempo numa bike de estrada acho difícil.

Eu tirava o ar e sangrava e vi como se comportava
 

joseruivo

Well-Known Member
Só tenho travões de disco na de BTT, mas acho que indo à oficina para mexer nos travões prefiro que me façam logo tudo, em vez de ter de lá voltar daí a pouco tempo novamente por causa do óleo dos travões, agora para mudar o óleo - perco tempo a ir lá, e fico 1 semana sem bike :-(
 

Maddog

Well-Known Member
Um travão só leva 30 a 50mml de óleo, por isso é meter novo e tirar o velho, não há reposições.

são circuitos muito pequenos e sujeito as grandes aquecimentos, o óleo perde qualidades.
No caso dos travões óleo DOT 4 ou 5, apesar de aguentarem temperaturas mais altas do que os demais, este óleo deve ser substituído até no máximo 2 anos, pois este tipo de óleo absorve humidades causadas pelas diferenças de temperatura, neste tipo travões é muito importante ter sempre o oleo "limpo".
No caso dos Travões com óleo mineral, o principio é o mesmo mudar até no máximo 2 anos.

claro que estes prazos variam consoante as condições de uso, nº kms etc..
por norma faço anualmente às minhas bikes, faço ao todo entre 15 a 18mil kms/ano divididos por 2 bikes btt 1 estrada. Ainda tenho uma 3a btt na terra suspensão total mas essa quase nao anda e como tal o prazo irá ser dilatado (óleo mineral).

Como exemplo na minha ultima bike, uma Sworks EPIC, fez agora 1 ano (4mil km) e mudei esta semana o óleo, já se encontrava com um tom mais escuro, não posso dizer que estivesse negro, mas não estava novo.
um a outra regra pela qual me gosto de guiar, é pelos pares de pastilhas gastos, ou seja, par sim par não mudo o óleo

just my 5th cent
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
Obrigado pelas dicas.
Os cabos dos travões, ainda são os originais, os de origem, e trazem aquela ligação/junção que é feita na instalação do cockpit com o quadro para ser mais fácil. Assim aproveito, mudo os cabos, óleo e fica o cockpit mais arrumado, sem aquelas peças de metal à frente.
 

Maddog

Well-Known Member
O accionamento deve ser por cabo e tem um afinador cá em cima, essa peça metálica
não estou ver ao que te estás a referir...

Não, existe um conector, para ligar mangueiras, no caso do travão traseiro, para o da frente normalmente não se usa a mangueira é direta.

No de trás existe em algumas marcas, pois como passa por dentro do quadro e em alguns casos por dentro do guiador, usa-se isso para facilitar montagens/desmontagens.
A minha Foil por exemplo tem esse conector/união.
 

francisco

Well-Known Member
Estive a mudar o óleo dos travões (estava escuro) porque a manete estava praticamente a encostar no guiador.
Segui o tutorial da Parktool (que no fundo é o da shimano) e enquanto tinha o bloco nos travões realmente a manete estava bem dura. Mas quando tirei e coloquei os calços voltou ao que estava, sendo que os calços ainda nem a meio uso estão.

Suspeito que tenha ar no sistema mas não sei o que fazer mais para o tirar, já que inclinei para vários lados como mostrava no vídeo.
Alguém tem alguma sugestão? Shimano 105
 

jppina

Well-Known Member
Se seguiste as instruções não é suposto ter ar no sistema. Acrescenta óleo, que esse é que deve ser o problema, teres pouco óleo no circuito.
 

francisco

Well-Known Member
Se seguiste as instruções não é suposto ter ar no sistema. Acrescenta óleo, que esse é que deve ser o problema, teres pouco óleo no circuito.
Ou seja, coloco a seringa na pinça de travão e encho até sair em cima?
 

jppina

Well-Known Member
Eu não faria assim, antes ao contrário, reservatório na manete e apertar para entrar óleo.
 

francisco

Well-Known Member
Ou seja reservatório cheio e pressionar várias vezes a manete? mas com o bloco nos travões ou com os calços normais?
 
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