• Olá Guest , consideras uma subscrição anual de 16€ para manter o fórum online? Se alinhas deixa a tua mensagem neste tópico.

Tamanho do quadro

FUJI SST3

New Member
Depois de fazer nova medicao, com ajuda de um amigo ja com alguma experiencia

Altura 1.77
Entre pernas 81.5

o melhor tamanho sera o 54 correcto?

Ps: ha gente que ve muito mal


Então pk nao perguntas ao teu amigo k tem "alguma " experiencia? Ele concerteza k te vai aconselhar..

Sistema RETUL conheces?? Bike fit já ouviste falar?? Este sistema da-te as medidas exatas para comprares a nova bike..

Ps: "ha gente que ve muito mal" --> CORREÇÃO: Há gente mt mal agradecida..
Se quiseres indico t onde podes fazer o Bike Fit com este sistema..
 

AJMD

New Member
Ja perguntei, disse k seria o 54
(Ele tem alguma experiencia em comparacao comigo k nao tenho nenhuma)lol
Em ralacao a frase nao era para ninguem do forum , mas sim na bricadeira sobre a pessoa k me tirou as medidas, estamos a falar de uma diferenca de 3 cm na milha altura
 

joao_MLG

New Member
Boas pessoal... Comprei há 2 dias uma bike tamanho 53. Eu tenho 1.68 e de entre perna 79 o que da um tamanho 52 mas como a marca so tinha 50 ou 53 veio um 53 e o que noto nestas duas saídas que fiz é k me adormece as partes baixas e suponho que sera por andar demasiado esticado que me faz exercer demasiada pressão nessa zona. Acham que com mudar o avanço para um mais curto consigo resolver a situação ou se será mesmo disso.!??
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
eu diria que isso tem mais a ver com a posição do selim do que com o avanço e guiador...
 

joao_MLG

New Member
Pois o selim já tem a ponta a apontar bem para baixo.... Só se é grande demais para mim não sei sera? Eu faço BTT e agora comecei na estrada e no BTT as vezes também me acontece o mesmo mas só depois de passar algum tempo em cima dela e nesta ao fim de 15 ou 20min já começo a notar desconforto. E no BTT basta levantar um pouco e passa e na estrada não.. Porque o selim também noto que na parte do meio é macio e enterra um bocado ao sentar e depois a ponta é dura e fica ali a fazer pressão...
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Joao_MLG Mete o selim novamente de nível. eventualmente ligeiramente para baixo, não mais de 2/3º.

Já utilizaste o simulador do link que postei? Depois tenta comparar com as medidas efectivas do teu quadro face as várias interrelações dimensionais ( altura do selim-cpedal, recuo do selim, distancia selim guiador, diferença selim/ guiador, etc...).
Compara também com algumas medidas da tuata bike de BTT, especialmente a altura selim ao eixo pedaleiro... Se utilizas sapatos/ pedais diferentes entre BTT / estrada, tens de compensar a altura. ( eu tenho igual em abas as versões - SPD para BTT, permite-me utilizar os mesmos sapatos)
 

joao_MLG

New Member
O quadro é um 53 e para mim seria um 52 tenho de entre perna 79.. A bike tem um avanço de 100 montado e vou trocar por um de 90 e isso já poe nas medidas +- ideais para mim... O selim esta ligeiramente para baixo.. Se assim não resolver so pode ser do selim... A marca da bike tem quadros 50, 53, 56 etc não me parece que tenha de comprar um 50.. E os quadros nunca são á medida para ninguém tem de haver sempre ajustes...
 

joao_MLG

New Member
No simulador da 51.35... Por este simulador estarei mais perto de um 50... Mas suponho que mudando o avanço já consigo chegar perto das minhas medidas.. A altura do espigão da sempre pra regular seja um quadro maior ou mais pequeno no meu caso como o quadro é ligeiramente maior que o meu ideal o espigão anda mais em baixo... 1cm no avanço não sera suficiente??
 

Carolina

Well-Known Member
o meu quadro também era grande para mim e mudei o avanço de 85 para 70mm. também tive de recuar o selim, por causa da posição dos joelhos em relação ao eixo dos pedais.

é difícil dizer se 1cm é suficiente. depende de muito das tuas medidas. já pensaste fazer um bikefit? ao menos dizem-te logo o que deves trocar e as medidas certas.
 

joao_MLG

New Member
A minha posição dos joelhos esta porreira... Mas também acho k as medidas k os simuladores dao não são totalmente as nossas ideais de conforto... No que estive a fazer agora ainda me da uma maior distancia entre a ponta do selim e o guiador do qua a que tenho atualmente pouco mais tenho de me deitar em cima da bike... E eu vou mudar o avanço para a tornar mais curta para ver se resolvo a situação do desconforto e adormecimento na entreperna. Entre tanto estive a por o banco de +- de nível para ver que tal e ate acho que me sinto ligeiramente melhor do que com ele com a ponta ligeiramente virada para baixo... Também pode ser problema do banco ou dos calções... Isto não é fácil lol
 

joao_MLG

New Member
Porque o tamanho da bike deveria influenciar mais em dores lombares ou cervicais e em relação a isso é praticamente impecável... Lombar impecável mesmo e ao fim de alguns km apenas o pescoço mas também deve ter a ver com a posição um gajo anda mais baixo e tem de olhar para a frente e faz algum esforço mas nada de especial, braços não doe pernas dores do desgaste dos km nada de dores parasitas é so mesmo o facto da dor da entre perna e faz adormecer tudo e provavelmente problemas k pode trazer..
 

joao_MLG

New Member
Alguns km são 20 ou 30... Mas é do selim... estive andar na de btt sem usar calções de ciclismo e não noto nada e o meu irmão tb andou na de estrada e nota um pouco o mesmo k eu....
 

Carolina

Well-Known Member
sim, mas dizes que não sentes dores no pescoço e nos joelhos. o que eu estou a dizer é que eu também não sentia dores. só quando passei dos 80 km é que as dores começavam.

para teres a certeza que estás mesmo confortável convém fazeres distâncias maiores.
 

joao_MLG

New Member
Fiz na terça 50 e ontem 60... E no pescoço sinto porque há k olhar para a frente e faz-se um pouco de força para manter a cabeça erguida devido a posição do ciclismo de estrada de resto não sinto em mais lado nenhum tirando a pressão que acho excessiva do selim.. Porque na bicicleta de btt noto que acento mais os osso do "cu" no selim e neste noto pressão mais á frente e acho k é por o selim ser mais mole e faz enterrar-me mais e a ponta do selim faz-me pressão nessa zona... E o de btt como deve ser mais duro ao sentar não deforma tanto e a pressão é mais atras... De qualquer das formas ao ter tempo vou trocar o conjunto de espigão e selim de btt para a de estrada e já tiro a duvida..
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
atenção que a posição de estrada e de btt são diferentes logo, lá por o selim da btt ser bom não quer dizer que o seja na posição de estrada...
 

joao_MLG

New Member
Por isso mesmo vou testar na de estrada.... porque neste momento a bike esta +- com as minhas medidas ideais... e acredito k tenha de haver alguma habituação da minha parte mas parece-me estranho que ao fim de tao poucos km já sinta um desconforto grande...
 
Boas,
muito se tem discutido qual o tamanho correcto de um quadro para determinado indivíduo sendo que uns defendem a utilização de um quadro mais curto de forma a ser mais reactivo mas a obrigar a uma posição mais racing e outros a defenderem um tamanho mais folgado ou seja que permita mais conforto e condução cicloturistica mas em contrapartida o quadro é menos reactivo.
Eu até agora sempre preferi quadros mais curtos mesmo ouvindo várias vezes que o quadro era pequeno para mim.

Passo a explicar o meu caso:
Tenho uma BMC SLC01 tamanho 53 (tt 55cm) com avanço 110mm (posição positiva 6º) e sinto-me bem em todos os terrenos (inclinações) mas quando faço mais de 200~300 kms de seguida (no mesmo dia), tenho algumas dores no pescoço e nos ombros o que vai sempre acontecer (independentemente do tamanho e da geometria do quadro) mas pretendo adiar a chegada dessas dores o máximo possível ou mesmo minimizá-las.
Para o efeito comprei um quadro "all-rounder" Lynskey R240 onde poderei encaixar no 52 (ML tt55,7cm) ou no 54 (L tt57,3cm). Antes de comprei o quadro pedi uma opinião a um dos Lynskey (já não me lembro o nome próprio) que me aconselho o 54 tenho em conta as minhas medidas e assim o fiz, comprei o 54 mas posso trocá-lo desde que não apresente marcas de uso. O ideal era fazer um test-drive mas para isso tenho de montar o quadro e depois já não o posso trocar caso o queira fazer.

Outro aspecto importante é que na BMC uso um espigão com "seatback" 25mm e na Lynskey vou usar um espigão com "seatback" de 15mm, isto é, partindo do princípio que a posição do selim se mantém igual (centrada), aproximo-me 1cm em relação ao guiador.

Com as minhas medidas, alguns sites recomendam tamanhos entre o 58 e o 60.
Altura: 186cm
Entre pernas: 88cm
Peso: 87kg
Idade: 41

Atenção que pretendo uma posição cicloturistica (confortável) e não racing.
 

jpacheco

Well-Known Member
Tens uma perna longa em relação ao restante corpo pelo que dá a entender!? Quando menor for a distância do Reach (Rabo > Mãos) terás uma posição mais erecta e menos "racing" e consequentemente uma posição mais confortável, pois não irás andar tão estendido na bicicleta.

O angulo do pescoço será menor para olhares em frente e a posição dos braços/ombros suportarão menos peso. Teoricamente é assim. Na prática terás que ter uma testa mais alta possível, corte forqueta com anéis por baixo.

Não sei qual é a tua dimensão de braços em relação ao tronco... para visualizar nada melhor que ver montado. No entanto em termos teóricos eu diria que é mais ou menos isto.

Se baixares um bocadinho a altura do selim, poderás sacrificar uma certa eficiência de pedalada, para ganhar outro conforto em cima da bike.

Bem... mas há pessoas mais entendidas por aqui que te darão outras e mais importantes dicas.
 
Top Bottom