• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tópico sobre Ultra-distance Cycling e Bikepacking

RTC

Moderador
Staff member
Sim, um tópico para quem gosta e segue provas e eventos de ultracycling e também sobre bikepacking. Para falar de tudo: provas ou eventos, atletas, logística e equipamento, treino, alimentação, bicicletas etc...
Há por aqui alguém que tenha interesse nesta vertente e siga este tipo de provas?

Neste momento está a decorrer a Trans América bike race. Embora "só" tenha começado há 3 dias, a competição está ao rubro.
É incrível o que esta malta pedala por dia! A preparação, os truques e a logística que uma prova destas obriga é qualquer coisa de fenomenal.

Mais opiniões?
 
Last edited:

joseruivo

Well-Known Member
Sim, um tópico para quem gosta e segue provas e eventos de ultracycling e também sobre bikepacking. Para falar de tudo: provas ou eventos, atletas, logística e equipamento, treino, alimentação, bicicletas etc...
Há por aqui alguém que tenha interesse nesta vertente e siga este tipo de provas?

Neste momento está a decorrer a Trans América bike race. Embora "só" tenha começado há 3 dias, a competição está ao rubro.
É incrível o que esta malta pedala por dia! A preparação, os truques e a logística que uma prova destas obriga é qualquer coisa de fenomenal.

Mais opiniões?
Tenho interesse, mas não sigo nem estou muito a par da preparação, truques e logística. Onde costumas encontrar essa informação?
 

vhugocosta

Well-Known Member
Boa!!!

Eu tenho interesse! costumo acompanhar (dotwatching) mais os eventos de em autonomia (no meu entender mais enquadrada no conceito Bikepacking) como por exemplo - tal como comentaste - a Trans America Bike Race (tive um colega que fez de uma ponta á outra, literalmente), a Transcontinental, Indian Pacific wheel race (IPWR), como também aquelas mais incluidas no conceito ultracycling Ride Across America, Red bull trans siberian e outras do genero, embora não tenha muita paciencia para olhar para um mapa e pontinhos...prefiro acompanhar os resumos das etapas e os perfis dos nomes mais sonantes.

A minha escala lá tento replicar algum destes desafios, seja a solo, como também no ambito dos Randonneurs que eu considero que sejam os predecessores do bikepacking (em estrada), e foi com a entrada neste mundo através dos Randonneurs, que venho percebendo a evolução da modalidade ao longo dos ultimos, digamos 6 anos, com o desenvolvimento de produtos especificos, novos conceitos com o aparecimento de eventos do mesmo formato da estrada mas em "gravel", seja "replicas" da Trancontinental Race em outros paises e/ou regiões, etc. O que só vem atestar algo que ouço um amigo meu dizer á muito tempo: "Distance is the new speed.."

No panorama nacional, no ano passado tivemos se não estou enganado 3 portugueses a fazer a TCR, 1 a fazer a IPWR, mas este ano vamos ter novos players na TcR e na TransIberia (vai na segunda edição) sem esquecer o PBP...

Lembro me de um rapaz chamada Mário Fonseca (?!?!) que era adepto do ultrcycling (ou ainda é) e que chegou a fazer julgo que um 2º lugar na Race Across Ireland, sem falar em outras voltas que ia publicando e que eram dignas de registo.

Posto isto, é bom teres aberto um tópico sobre este assunto!

Deixo os links de alguns videos que eu considero que são "classicos" para quem se inicia:

<iframe width="560" height="315" src="
" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

<iframe width="560" height="315" src="
" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Neste ultimo caso são vários episódios..estejam atentos.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Não é que eu siga as provas, pelo menos em tempo real.... mas gosto muito de ver os vídeos que fazem depois de as fazerem.
Nem sei bem que provas existem... mas tenho ideia que já vi uma travessia dos EUA, uma a arrancar de Bélgica penso eu.... Já vi vários vídeos mas não decoro...

Só fico espantado com a capacidade de certas pessoas. É incrível mesmo. Mesmo daquelas que acabam por desistir por alguma razão. Só de se meterem numa coisa dessas...
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Esse "MELONS, TRUCKS & ANGRY DOGS" já o vi todo (todos os capítulos). Se este tópico é para falar de coisas desse género, brutal!
Já papei montes e montes de vídeos desses no youtube.

À custa de andar a ver estas coisas todas, já adquiri sacos de bikepacking e a minha nova bike leva pneus até 32mm para puder fazer um pouco de off-road. Vamos ver como corre este fim de semana num pequeno teste a tudo isto :)
 
  • Like
Reactions: RTC

Bruso

Well-Known Member
Estratégia do gajo que vai na frente da Trans Am,
Pedalar 20h, descansar 4h. Já vai no 3 dia consecutivo assim.
 

RTC

Moderador
Staff member
Estratégia do gajo que vai na frente da Trans Am,
Pedalar 20h, descansar 4h. Já vai no 3 dia consecutivo assim.
Também já reparei nisso.
Arriscado até porque tem muitos dias pela frente e parece-me que já teve uma vantagem maior do que tem agora.

Dos participantes que estão lá não conheço a maior parte deles. Sigo alguns no Instagram mas o que sigo com mais regularidade é o italiano Omar Di Felice. Faz umas coisas bem malucas, principalmente de inverno.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Estratégia do gajo que vai na frente da Trans Am,
Pedalar 20h, descansar 4h. Já vai no 3 dia consecutivo assim.
É experiente nestas coisas?
Parece daqueles rookies que vão a uma maratona pela primeira vez. Arrancam a assapar, morrem e são ultrapassados por todos.
 

Bruso

Well-Known Member
Não conheço. Mas faz 600kms em 20h logo no primeiro dia não pode ser inexperiente nestas andanças. Parece-me que o objetivo dele é ganhar o máximo de vantagem possível e depois gerir.
O Omar parece estar com dificuldades. Começou com turnos longos mas hoje por duas vezes fez 4h com 2h de intervalo pelo meio.
 

vhugocosta

Well-Known Member
É experiente nestas coisas?
Parece daqueles rookies que vão a uma maratona pela primeira vez. Arrancam a assapar, morrem e são ultrapassados por todos.

Não está livre disso, e certamente vai chegar o dia em que vai parar mais do que as tais 4h, mas a questão aqui é outra, quando é que vai chegar o dia em que vai ter de parar mais tempo?? quando esse dia chegar quanto tempo vai parar? e a que distancia estão os seus adversários mais diretos?

Desconhecendo se houveram factores externos que condicionaram, repara no resumo dos primeiros dias:

Dia 1: 601,97 km | 4.714 m | 20h 22m
Dia 2: 566,62 km | 5.619 m | 22h 42m
Dia 3: 444,21 km | 2.740 m | 19h 4m

percebes o padrão?? Neste momento o 2º classificado está a pouco mais de 300k, ou seja ele em condições normais pode parar umas boas 12horas e ainda assim continua a frente.

Mas sim é experiente, não tenhas dúvidas quanto a isso. Já não tenho a certeza, mas no ano passado durante a versão pirata da IPWR depois da morte do Mike Hall, ele andou, e acho que terminou em primeiro com uma andamento acima da média em relação á concorrência.
 

RTC

Moderador
Staff member
@vhugocosta como é que ficou o processo aberto pela morte do Mike Hall, sabes? Houve alguma acusação?
Eu acompanhei no inicio e depois não soube de mais nada. Fiquei com a ideia que a organização do IPWR ficou em maus lençóis mas posso estar enganado.
 

vhugocosta

Well-Known Member
@vhugocosta como é que ficou o processo aberto pela morte do Mike Hall, sabes? Houve alguma acusação?
Eu acompanhei no inicio e depois não soube de mais nada. Fiquei com a ideia que a organização do IPWR ficou em maus lençóis mas posso estar enganado.

Basicamente houveram erros processuais que influenciaram a decisão, concretamente se usava ou não roupa adequada (leia-se visivel á noite) e parece que não, tendo sido esse "aparente" facto decisivo na apreciação final ao caso.

Não obstante a perda humana de um familiar direto, os comunicados por parte da mãe e da companheira quando da decisão final, (na minha opinião) mostravam quase como que aceitassem e desculpavam o condutor, e consideravam essa perda como uma fatalidade, um verdadeiro acidente a que qualquer pessoa tal como o Mike Hall esta sujeita naquele contexto.

Quanto á organização, que eu saiba, a 2º edição foi cancelada em virtude de o processo ainda esta a decorrer, posto isto decidiram refletir sobre o assunto e não tenho ouvido mais nada sobre o assunto.

Neste caso o Cycling tips é uma boa fonte:

https://cyclingtips.com/2019/03/coroner-finds-death-of-mike-hall-avoidable/

https://cyclingtips.com/2018/10/a-m...t-hall-hugged-the-driver-that-killed-her-son/


Até o relatório final ficou disponivel (não o li)

https://courts.act.gov.au/__data/assets/pdf_file/0007/1324555/Hall.pdf
 

Bruso

Well-Known Member
O AZ voltou a extender a liderança. Neste momento tem 480kms de vantagem.
A estratégia parece continuar a mesma. Descansar 4h apenas.
 

RTC

Moderador
Staff member
O AZ voltou a extender a liderança. Neste momento tem 480kms de vantagem.
A estratégia parece continuar a mesma. Descansar 4h apenas.
Já é uma vantagem considerável.

Já nas posições seguintes tem havido muita alteração. Grande parte devido às condições do tempo que passaram dos 30 e tal graus nos vales para nevões nas montanhas do Wyoming que agora estão a atravessar. Nem todos se dão bem com estas mudanças abruptas.

Tenho visto algumas fotos e as paisagens são de babar"!
 

vhugocosta

Well-Known Member
Alguém conhece?? BikingMan
Vai ter uma etapa por território Luso em Setembro..

Insere-se na categoria ultracycling, com etapas por vários paises. Acho que vão na segunda edição, e este ano passam por Portugal. Não deixa de ser interessante se tiveres disponibilidade, fazeres a etapas todas, um luxo.

Mas vendo o percurso percebe-se que é para roladores, e o tempo limite é bem mais que suficiente para se concluir dentro da janela de tempo. Para teres uma comparação, nos Randonneurs atribuem 90h para 1200k, e são os Randonneurs...

Aproveitando o tópico, em Setembro vamos ter a https://www.transiberica.cc/ bem mais interessante na minha opinião, e este ano com representação Lusa, fiquem atentos que vai ser muito interessante..
 
Top