• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tópico dos Pneus

pratoni

Well-Known Member
O brazuca não sabe o que diz nem diz o que sabe...

A low-TPI tire has larger threads and more rubber, making it heavier and more sluggish. However, the tire will also be more durable. A tire with a higher TPI has finer threads and less rubber. These tires are more flexible and higher performing, but they are also more susceptible to flats
Mai nada!!!
 

jpacheco

Well-Known Member
Começo a pensar que não há uma verdade absoluta em relação ás características dos pneus... parece-me quase como os colchões só abrindo para ver como são feitos. Pelas imagens de cada fabricante mostram layers e mais layers nylon, protecção antifuros, borracha etc.

tyre-parts.jpeg

tires_cutaway_bg_405_m.gif


image-22-1276x408.jpeg


Para adicionar mais veneno á discussão :)

 

tuga

Well-Known Member
Começo a pensar que não há uma verdade absoluta em relação ás características dos pneus... parece-me quase como os colchões só abrindo para ver como são feitos. Pelas imagens de cada fabricante mostram layers e mais layers nylon, protecção antifuros, borracha etc.

tyre-parts.jpeg

tires_cutaway_bg_405_m.gif


image-22-1276x408.jpeg


Para adicionar mais veneno á discussão :)

Também neste artigo se confirma o que já tinha escrito / copiado para aqui anteriormente:

  • Casing: The casing is the foundation of the tire, connecting the beads to one another and providing enough resistance from stretch to keep the air in while conforming to the ground surface. The casing is made from either nylon, cotton or silk and measured in 'threads per inch' or 'TPI'. Tires with a lower TPI count (e.g: 60 TPI) provide good puncture protection but poor rolling resistance, conversely, tires with high TPI counts (120 TPI +) provide a more supple ride with good rolling resistance but often with reduced puncture protection.
  • Puncture protection: In order to improve their resistance to punctures many tires will add a 'sub-tread' layer or 'puncture proof belt'. Some tires will simply feature more rubber, increasing the thickness of the tread, while others will use specific compounds to enhance their resilience. Sub-layers increase a tire's rolling resistance and add weight, and so it is a balancing act for manufacturers to create a fast, lightweight tire that can offer good levels of puncture protection. Some sturdier tires designed for winter training and commuting will feature puncture protection in the sidewall too

ou estará a escapar-me ao que te queres referir com o "veneno"?
 
  • Like
Reactions: NDG

NDG

Active Member
O que ele diz acaba por ir ao encontro do que eu estava a dizer, quanto maior o TPI mais resistente será a furos. Ainda fico mais confuso, quando estiver com paciência vou ter que ler melhor sobre o assunto.
Precisamente, fiquei mais confuso...mas o que o @tuga diz será o correto pelo que vi...agora compensa ter um pneu de alta performance para quem não compete, simplesmente faz só umas voltas domingueiras (o meu caso), com cerca 3000 mil km por ano?! :p
 

jppina

Well-Known Member
O que ele diz acaba por ir ao encontro do que eu estava a dizer, quanto maior o TPI mais resistente será a furos. Ainda fico mais confuso, quando estiver com paciência vou ter que ler melhor sobre o assunto.
Nem tudo o que se publica pela net é verdade/correto...

Lembro-me de um vídeo que "ensinava" a usar a ferramenta para alinhar o dropout, tudo muito correto no procedimento, mas faltava apenas um "pormenor", a medição nos 4 pontos ser feita sempre no mesmo sítio do aro (normalmente na válvula), ao não ser feito, tendo a roda um empeno invalidava logo as medições feitas...
 

jpacheco

Well-Known Member
ou estará a escapar-me ao que te queres referir com o "veneno"?

Nada. Não te escapa nada, estava só a juntar mais informação relevante para o debate. Como já tinha referido também estava errado relativo ao TPI. Tinha a ideia que era uma boa referência a ter para protecção contra furos, mas quanto mais leio percebo que não é nada assim... Existem outras layers mais importantes no fabrico dos pneus para esse efeito. É preciso analisar isso na altura da compra. E depois vai pelo feeling e experiência de quem usa.
 

tuga

Well-Known Member
Precisamente, fiquei mais confuso...mas o que o @tuga diz será o correto pelo que vi...agora compensa ter um pneu de alta performance para quem não compete, simplesmente faz só umas voltas domingueiras (o meu caso), com cerca 3000 mil km por ano?! :p
Cada um fará o seu juizo no que toca a isso. Não vale a pena partir o mealheiro aos putos ou andar a pão e àgua quando se sabe que para Pogacar nunca vai chegar. ;)
Mas um minimo de prazer durante a execussão do nosso querido hobby tem que ser.
 

tuga

Well-Known Member
Se não houver nenhum centro de reciclagem por perto é guardá-los e com a troca dos pneus do carro entregá-los lá. Eles saberão o caminho a dar-lhes.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Pela primeira vez decidi colocar pneus tanwall na fininha… troquei os Pirelli P-Zero 28mm pelos Vittoria Corsa Control 28mm.



Em termos estéticos não sei se foi a melhor opção mas paciência, agora não há nada a fazer senão gastá-los. Amanhã já lhes tiro alguma goma mas os reviews que li foram muito positivos. Noto é q fazem mt menos balão que os Pirelli. Diria que talvez conseguisse colocar os 30mm
 

Trizade

Well-Known Member
Pela primeira vez decidi colocar pneus tanwall na fininha… troquei os Pirelli P-Zero 28mm pelos Vittoria Corsa Control 28mm.



Em termos estéticos não sei se foi a melhor opção mas paciência, agora não há nada a fazer senão gastá-los. Amanhã já lhes tiro alguma goma mas os reviews que li foram muito positivos. Noto é q fazem mt menos balão que os Pirelli. Diria que talvez conseguisse colocar os 30mm

Vale o que vale, mas eu tenho os Corsa Pro e foi a melhor troca que podia ter feito. (Tinha os GP5000 S TR). Muito mais confortáveis e agarram melhor. Em termos de RR, isso não consigo notar diferença. Mas estou muito contente com a troca.
Acredito que vás gostar muito desses Control sem dúvida.
Em termos estéticos, a minha bike tb é maioritariamente preta e pessoalmente adoro vê-la com os pneus Vittoria. Acho que os pneus com tanwall ficam melhores em bikes escuras até. :cool:
 

joseruivo

Well-Known Member
Pela primeira vez decidi colocar pneus tanwall na fininha… troquei os Pirelli P-Zero 28mm pelos Vittoria Corsa Control 28mm.



Em termos estéticos não sei se foi a melhor opção mas paciência, agora não há nada a fazer senão gastá-los. Amanhã já lhes tiro alguma goma mas os reviews que li foram muito positivos. Noto é q fazem mt menos balão que os Pirelli. Diria que talvez conseguisse colocar os 30mm
Tu não escorregas por esse selim abaixo e fazes imensa pressão sobre as mãos?

Pneus muito giros!
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Aqui está a minha com os pneus Vittoria Corsa Pro.



Prefiro ver uma bike preta com pneus tanwall do que uma bike com outra cor qualquer.
Mas isso é apenas a minha opinião. ;)
Sim, tb prefiro ver os tanwall em bikes escuras que em claras.

Ficam impecáveis na tua bike! Na minha talvez seja de nao estar nada habituado... n digo que não goste, apenas que ainda não interiorizei.
 

Trizade

Well-Known Member
Sim, tb prefiro ver os tanwall em bikes escuras que em claras.

Ficam impecáveis na tua bike! Na minha talvez seja de nao estar nada habituado... n digo que não goste, apenas que ainda não interiorizei.

Eu estranhei um bocado no 1º dia. Mas depois habituei-me e agora já não volto atrás. :D
 
Top