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Specialized Roubaix SL3 PRO

g1zm0

Member
Viva,

Há cerca de 2meses fiquei com esta maquina de um colega aqui deste espaço e só posso falar bem.
Venho do BTT e este ano comecei com o bichinho dos duatlos e triatlos e assim sendo tive de investir numa fininha como deve de ser.
Poderia/deveria ter ido para algo mais aerodinâmico mas estou bastante contente e nada arrependido.

Esta com 7.230Gr com pedais, grades e suporte garmin.
Quadro: Specialized FACT 10r carbon 2011
Guiador: Specialized Pro Carbon
Avanço: Specialized Pro-Set
Fita: Lizard Skins
Manetes: SRAM RED
Desviador de trás: SRAM RED
Desviador da frente: SRAM Force
Pedaleira: Specialized Pro FACT carbon - 50x34
Travões: TRP 970 Equipe
Cassete: Shimano Ultegra 11-28
Corrente: Shimano Ultegra
Rodas: Roval Fusee SL
Apertos Rodas: AEST TITANIUM
Pneus: Continental Grand Prix 4000S 23mm
Pedais: Speedplay Zero Stainless Steel
Selim: Specialized Body Geometry Avatar Expert
Espigão de selim: Specialized Pro, carbono FACT

Acredito que com um espigão, avanço e selim entre na casa dos 6Kg, mas para já não é prioridade :)
A médio prazo o objectivo é umas rodas de perfil mais alto, tipo 50... Sei que estarei a desvirtuar este quadro, mas a utilização que lhe dou assim o exige...

Como comentava venho do BTT onde tenho uma 26 com 8.8Kg rigida e o que me deixou mais estupefacto com esta Roubaix foi o rolar na estrada e absorver as irregularidades normais no alcatrão de uma forma mais suave que a de BTT... Óbvio que irregularidade não falo em buracos e crateras.
Sendo um quadro confortável não se poderia esperar uma rigidez e uma transmissão de potencia muito alta, mas mais uma vez fiquei surpreso, tanto em aceleração como a trepar não noto nenhuma flexão exagerada e sinto realmente a pedalada a passar para o alcatrão.
De salientar que a minha experiência em fininhas é muito pequena, pelo que as sensações que tenho até podem não ser as mais reais por não ter meios de comparação, mas o que interessa no fundo é o camelo que a monta andar contente :)

Deixo umas fotos, ainda sem os speedplay, apertos e o avanço que desceu mais uns mm.
Esta com o "equipamento" dos treinos nocturnos :)







Abraço.
Mário Cruz
 

grouk

Active Member
tenho uma igual mas sl2 ultegra com selim de 100g rodas de 50mm espigao kcnc grades bontraguer chinocas e p2m pesa 6950g, por isso nessa tens muita margem
 

g1zm0

Member
grouk que selim tens por esse peso?
Notaste grandes melhorias com rodas de perfil mais alto? a rolar principalmente não?
 

grouk

Active Member
neste momento tenho um selle italia slr carbono estripado. quanto as rodas sim nota se a rolar e como são umas rodas leves até a subir portam se bem, mas as que mais uso são as DA 9000 c24, são mais polivalentes não preciso ter tantos cuidados nem ter que andar a trocar de calços e são muito boas
 

g1zm0

Member
que cuidados falas?
Os calços têm de ser específicos para carbono, mas depois de teres as rodas montadas e os calços adequados tens de trocar algo mais?
 

grouk

Active Member
são mais que só calços. a chuva já se sabe que a travagem não é a melhor alem de que dás cabo da pista de travagem se andares a travar com aquele lixo que se acumula nos dias de estrada molhada. os calços de carbono custam 30€ e gastam se num ar. e depois ainda falta a parte dos pneus(depreendendo que vais para tubulares) mais caros menos cómodos e menos duráveis que o comum pneu.
resumindo rodas de carbono a tubulares não são de todo a melhor escolha para o treino de dia a dia
claro que todos estes problemas desaparecem se fores para clincher com pista em alumínio.
 

g1zm0

Member
Obrigado pela explicação :)
Estava a pensar ficar por clincher na mesmas, no entanto com pistas de carbono...
Seriam rodas para provas e para andar com tempo seco... Carbono e chuva, para um orçamento curto, não é sem duvida a melhor opção, tens razão :)
 

Camburano

Member
Obrigado pela explicação :)
Estava a pensar ficar por clincher na mesmas, no entanto com pistas de carbono...
Seriam rodas para provas e para andar com tempo seco... Carbono e chuva, para um orçamento curto, não é sem duvida a melhor opção, tens razão :)

Depois dá-nos conta da tua escolha :)
 

g1zm0

Member
A compra de novos sapatos será mais para a primavera, possivelmente :)

Falando em rodas...
As minhas roval, por exemplo numa descida bastante acentuada em que se trava com alguma força a roda da frente começa a ginchar.
Não perde potencia de travagem e olhando para o aro e para os calços não vejo nada que possa provocar isto.
É normal ou devo verificar algo?
 

CMFP

Member
A compra de novos sapatos será mais para a primavera, possivelmente :)

Falando em rodas...
As minhas roval, por exemplo numa descida bastante acentuada em que se trava com alguma força a roda da frente começa a ginchar.
Não perde potencia de travagem e olhando para o aro e para os calços não vejo nada que possa provocar isto.
É normal ou devo verificar algo?

Os calços podem estar um bocado vidrados
Ja me aconteceu e com o tempo passa, ou melhor dizendo, com o romper dos calços

O que podes fazer é lixar um bocadinho os calços com uma lixa fina.
 

pratoni

Well-Known Member
Isso não quer dizer nada, basta um bocado de óleo ou gordura para eles ficarem assim...

Repara também se os aros não têm sujidade/gordura...

Se não notas falhas na potência de travagem, não te preocupes muito...
 

g1zm0

Member
Ok vou verificar isso, aproveito para lixar as pastilhas e limpar os aros com spray de travões.

Estas rodas devem ter talvez uns 5000km... As pistas duram muito??
 

CMFP

Member
Ok vou verificar isso, aproveito para lixar as pastilhas e limpar os aros com spray de travões.

Estas rodas devem ter talvez uns 5000km... As pistas duram muito??

penso que aos dizeres pistas estas-te a referir a zona de travagem das rodas certo?
Sim duram muito. Na bicicleta em que andava, as rodas eram umas mavic ksyrium SL (acho) e tinham milhares e milhares de km. A bicicleta pertencia a uma equipa de ciclismo profissional que no fim da epoca vendeu a bicicleta e o meu pai comprou-a. As rodas fizeram uma epoca inteira de ciclismo profissional e depois disso ainda rolaram durante mais 7 anos no minimo. Como podes ver, km's era o que nao faltava aquelas rodas. Contudo nunca tive problemas de perda de potencia dos travoes.
 

scubalu

Active Member
Viva g1zm0
Espero que estejas a divertir com a Roubaix, se puderes põe calços de travão da Swissstop
são os que eu uso sempre não fazem ruidos e gastam menos os aros pois são bem mais
macios por exemplo que os shimano.

cumps
 

g1zm0

Member
Boas,

Malta ando à procura de um espigão sem recuo 27.2x350 de carbono mate, se possível UD ainda melhor.
Com aperto vertical ou que dê para carris ovais.

Alguma ideia???

A carboncycle tem um a 56€ com 170gr, mas é brilhante :(
 
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