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Spartacus - 10 mil km depois

pratoni

Well-Known Member
Neste momento a Spartacus contabiliza 14077km.
Aproveitei a paragem por lesão para a mandar à oficina onde foram feitas as seguintes alterações:
2 tubulares Tufo S33 colados com fita 2x 310gr + 2x30gr
1 cabo de mudança dianteira
Fita de guiador Specialized S-Wrap Roubaix
Ajuste das manetes de travão e mudança de forma a ficarem mais próximas do guiador (tantos anos à espera para fazer isto)
Pequena modificação estética nos espaçadores da direção.

Desde que abri este tópico ficou sempre a dúvida do peso da bicicleta, inicialmente referi que pudesse estar sub 7kg, já esteve lá muito perto. Vejamos:
Saiu o selim Selle Italia de 220gr e entrou o Bontager Aeolus de 286gr
Saíram os pneus tubulares Continental Gatorskin 22 560gr + 40gr e entraram Tufo S33 Pro 24 620gr + 60gr
Entrou o suporte do Garmin Edge 530 46gr
Todas estas alterações contabilizam uma diferença de 190gr e que levariam a bicicleta para 7030gr.
Privilegiei o conforto e também a carteira ao mudar para estes pneus e selim.
Próxima mudança, os pedais, deverá cair nos Look Keo 2 max com 260gr
Neste momento está com 7220 gramas conforme está na imagem.
IMG-20210204-115116.jpg
Muito bonita!!!
 

pemartins

Well-Known Member
fizeste algum treino com o pneu com menos pressão?
se o pneu não estiver bem cheio isso pode acontecer
e estando a bike sempre montada no rolo é muito fácil esquecer de verificar a pressão


PS: está muito bonita a maquina :)
Não, isso não aconteceu. O pneu esteve sempre bem cheio. Sempre após o treino retiro a bike do rolo, não a deixo lá montada. Estou aguardar um pneu novo por parte da Decathlon para voltar aos treinos, vamos ver como corre com o novo pneu.
 

pemartins

Well-Known Member
Chegou o pneu novo da Decathlon. Montei e fui testar. A primeira coisa que chama logo atenção, faz menos barulho que o outro. A segunda, com o outro pneu era muito raro passar dos 400w com o rolo da Btwin, de certeza que era por estar no estado que estava. Com o novo e tentando colocar o mesmo aperto que já tinha, consegui passar dos 400w por duas vezes tendo chegado aos 478w.
O que também chegou e estava mesmo a precisar foi uns pedais novos.
Look Keo 2 Max
IMG-20210210-232011.jpg

Mais algumas gramas mas nada de especial. De certeza que a nível de rigidez são bem superiores aos da Exustar. Agora só falta montar.
 

elchocollat

Well-Known Member
Eia, o que me despertou foi a balança!
Como é que meteste esse fundo!? :D
Ou já vem assim?

Em relação ao pneu, comprei um da tacx. Ainda fiz umas boas horas e está como novo, penso eu. Parece-me.
 

pemartins

Well-Known Member
Não percebo grande coisa de mecânica de bicicletas, já algumas vezes tentei afinar a transmissão mas admito nunca ficou a 100% e acabo sempre por recorrer a profissionais. Em Setembro mudei a corrente, na altura fiquei na dúvida no tamanho da mesma mas como tudo estava a funcionar bem confiei no mecânico. Na semana passada a bicicleta foi para manutenção, troca de pneus, ajuste do desviador da frente com troca do cabo correspondente. Quando a fui experimentar notei um barulho na transmissão, o teste foi feito no rolo e ontem fui andar na rua, com outras rodas diferentes do barulho mantém-se. As mudanças entram todas bem, não saltam, a corrente está bem lubrificada. Agora estou na dúvida se o tamanho da corrente está correto. Deixo duas imagens, uma em 50/26 e outra em 34/11.
IMG-20210211-165603.jpg

IMG-20210211-170203.jpg

O que acham?
 

bullspot

Well-Known Member
Essa posição do desviador em 50/26 não me parece bem...diria que falta aí pelo menos um elo.
Qual é a capacidade do desviador?
 

pemartins

Well-Known Member
Essa posição do desviador em 50/26 não me parece bem...diria que falta aí pelo menos um elo.
Qual é a capacidade do desviador?
O desviador tem capacidade para 28T.
Fui procurar a corrente que estava antes e tinha 106 elos. A que foi montada, sobram 8 elos, logo 114-8= 106. Exatamente igual.
Não é suposto usar a combinação 50/26 porque a corrente fica muito torcida e sofre mais desgaste, pode enventualmente acontecer mas não é uma prática recorrente.
Com 50/21 que é o 3° carreto da cassete fica assim.
IMG-20210211-181904.jpg

Após mexer no afinador que está junto ao desviador o barulho melhorou mas ainda vou testar melhor.
Será melhor acrescentar mais elos?
 

bullspot

Well-Known Member
Eu diria que sim mas para teres a certeza coloca isso em 34/11 e tira a corrente fora à frente. Tira uma foto e compara com a anterior que tiraste em 34/11, se a caixa do desviador ainda recuar bastante até ao batente é um bom indicador que pode precisar de mais elos.
Na relação mais leve (neste caso 34/11) a caixa deve ficar próxima de encostar ao batente, sem lá chegar obviamente.
Uma coisa é certa, com esse tamanho de corrente isso nunca pode levar uma cassete de 28...

Eu sei que há uma forma científica de calcular os elos da corrente com base na dimensão da pedaleira, cassete e distância entre o eixo traseiro e o centro pedaleiro, se procurares no google encontras isso.
 

bullspot

Well-Known Member
Eles consideram ao par, 53 neste caso dá 106 elos. Em princípio estará tudo bem então, embora aquela posição do desviador não me convencer :p
 

Velhadas

Well-Known Member
eu tenho um grupo parecido com esse o force. Suponho que seja 10v esse Red
nao me lembro de ver a corrente tão esticada nem em 50/28. Vou verificar isso logo a noite e se estiver diferente posto foto
 

pemartins

Well-Known Member
Ontem lavei a bicicleta, e reparei que o pneu de trás, que tem os flancos em bege, está a ficar mais escuro. Aquilo deve ser sujidade proveniente do óleo da corrente porque o da frente ainda mantém a cor. Como fazem para manter a cor bege?
 

NULL

Moderador
Staff member
Ontem lavei a bicicleta, e reparei que o pneu de trás, que tem os flancos em bege, está a ficar mais escuro. Aquilo deve ser sujidade proveniente do óleo da corrente porque o da frente ainda mantém a cor. Como fazem para manter a cor bege?

Deixa de utilizar óleo na corrente... :D

Começa a usar cera...
 

jppina

Well-Known Member
Não te sei dizer como fazer para limpar isso, possivelmente desengordurante serve, mas se os flancos ficaram pretos é porque tinhas óleo a mais na corrente!! Tens de limpar o óleo em excesso depois de aplicar! Ou então como disse o NULL usa cera.

Eu tinha um amigo que nunca limpava o óleo em excesso quando o punha na corrente. Resultado, quem ia na roda dele ficava com as pernas da forqueta todas sarapintadas de óleo. Da primeira vez que vi aquilo estranhei aquele óleo ali, só depois de pensar de onde poderia vir é que comecei a reparar na corrente dele, negra e "encharcada" em óleo!!!
 

pemartins

Well-Known Member
Eu tenho cuidado de limpar sempre o óleo em excesso na corrente mas claro que a sujidade vem daí. Quanto ao uso de cera não estou muito à vontade, tenho que investigar essas "modernices"
 

pemartins

Well-Known Member
Em fevereiro, já com as lojas fechadas, a Decathlon enviou-me um novo pneu para usar no rolo porque o que tinha estava a desfazer-se. Alertei o serviço pós venda que o problema poderia não ser só no pneu mas também no cilindro que também estava apresentar desgaste excessivo. Pediram-me para ir usando com o pneu novo e que o levasse a uma loja quando as mesmas abrissem e foi o que fiz ontem. O novo pneu com 2 meses e 700km caminha para o mesmo estado do anterior. Primeiro ponto negativo: o vendedor não queria aceitar a reclamação dos pneus e alegou que era devido ao uso ao que eu respondi que o uso era o normal, sessões em média de 1h no rolo e desgaste elevado dos pneus e ainda acrescentei que o problema poderia não ser só dos pneus mas também do cilindro do rolo. Ainda tentaram insinuar que estava apertar os pneus em demasia contra o rolo mas como me tinha dado ao trabalho de levar o pneu montado na roda, nem lhes permiti tal afirmação e mostrei o aperto que dava, e até tinha uma marca feita por mim de forma a ser sempre igual ao que o funcionário já não teve resposta e acabou por ficar com o rolo e os pneus para mandar para a assistência técnica. Fiquei ainda mais desiludido porque também levei uma banda cardíaca que apresenta problemas ao nível da conexão com os Garmin que tenho e o mesmo funcionário não a trocou na hora alegando que teria que também ir para assistência técnica, sabendo eu de alguns casos até aqui do fórum onde foram logo trocadas. Agora vou aguardar para ver no que isto dá, não começou bem mas espero que acabe melhor.
 
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