• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Skyroad/Lousã/2013

Armando

New Member
Skyroad/Lousã/2013


O despertador estava marcado para as 5horas, mas ás 4.45horas ja estava acordado.
Resolvi então não perder tempo e começar a tratar dos preparativos para a partida. Mandei logo uma mensagem para o Vitor, a dizer para não se atrasar, pois a partida estava marcada para as 5.30 horas. A vontade de fazer o evento era enorme.
Pequeno almoço tomado, saco e geleira na mão, desci as escadas até à garagem, fui buscar a bike e fiquei à espera do Cãocellara. Como sempre chegou um bocado atrasado!
Colocamos as coisas no carro e lá partimos para a nossa aventura.
Eram 6.25 horas estávamos na Lousã em frente ao secretariado. Estava uma manhã fria! Levantamos os dorsais, fomos buscar as bikes ao carro e fomos procurar uma pastelaria para ingerir mais alguma coisa. Só se viam viaturas com bikes por tudo quanto era canto!
Fomos a uma pastelaria ja conhecida por nós. Estava abarrotar e só com uma funcionaria! Entramos e deparo-me logo com a malta da Efapel, Sergio Sousa, Joni Brandão, Ricardo Vilela, o motorista e mais uma menina, que não sei quem era. Dirigi-me a eles cumprimentando-os e estive à fala com o Serginho, recordando um momento do tempo do trio maravilha (Serginho, Tiago Machado e Bruno Lima).

l2v.JPG


Pequeno almoço tomado, rumamos ao carro para nos equiparmos e seguirmos então para a partida.
Ás 7.35 horas entravamos na ja grande fila de ciclistas alinhados para a partida. Começam então logo alguns "Piropos" ( olha a malta da Marinha!!...Olha o Armando!!..é hoje que conheço o Armando), é nessa altura que um pouco lá mais da frente sai um ciclista na minha direcção e eu vejo que era nem mais nem menos que o Pedro Lobo ( amigo do forumciclismo), finalmente íamos conhecer-nos pessoalmente!! Estivemos alguns minutos à conversa, ficando a promessa de um dia podermos fazer um evento "Privado", para podermos partilhar um dia inteirinho de ciclismo de convívio.

Ás 8 horas é dada a partida e logo me veio à recordação o tempo de competição, com o pessoal endiabrado e tentar ganhar posições!
Conheço um ou outro que ia passando por mim e vou gritando o seu nome, atrasando-os um pouco na sua marcha. Também eu vou passando alguns que acabam por se dirigir a mim, saudando-me.
Vou com bastante cuidado, pois muitos denotam falta de experiência a andarem em grupos grandes
Vou olhando para trás para não perder de vista o meu amigo Vitor.
Passado o frenesim dos primeiros quilometros, começamos a subir para Gois e é nessa altura que começamos a progredir no pelotão, mas já não vendo a malta da frente.
Feita a separação dos grupos Medio/Granfundo, rumamos a Gois e iniciamos a subida ja por nós conhecida. Andamento moderado, encontramos os nosso amigos "fino" e "escarua".
O "Fino" rapidamente se foi embora! O "Escarua" veio connosco mais uns quilometros, dando até para lhe tirar uma foto.
Primeiro reforço e paragem para meter agua! O Cãocellara, aproveitou para comer uma banana e uma sandes. É nesta altura que passam por nós dois amigos da nossa cidade, que mais tarde irão ser a nossa companhia quase até ao fim.
Fazemos-se à estrada e começamos a imprimir um bom ritmo, apanhamos alguns grupos e vamos progredindo no terreno até à subida do Colmeal. Esta subida foi feita a um ritmo muito mais elevado do que da outra vez que la tínhamos passado. Acabamos por apanhar os nossos amigos la mesmo no fim da subida.
Do Colmeal até o monte Fajão, reunimos um bom grupo, que ia imprimindo um bom andamento. Nesta altura e com o esforço da subida do Colmeal, resolvo defender-me no meio do grupo, enquanto o meu amigo Cãocellara, resolvia estragar o que eu pretendia fazer, indo para frente colocar um passo, que não permitia ninguém chegar-se à frente. É nesta altura que os repórteres da RTP, aparecem na sua moto e registam durante alguns minutos todo o trabalho que ele vinha a fazer (tenham atenção no próximo FDS o desporto na dois, à reportagem sobre este evento).
Na descida do monte Fajão para a barragem de S.ª Luzia, coloco-me na frente para me prevenir de alguma eventualidade e numa primeira curva por sinal bem apertada, oiço atrás de mim um chiar de pneus! Olho pelo canto do olho e vejo um ciclista a fazer uma cambalhota. Pareceu-me logo um dos meus amigos. Afrouxamos o passo e vejo que realmente tinha sido ele. Felizmente levantou-se e não foi nada de grave, prosseguindo a sua marcha.
Ao chegarmos a S. Luzia e ja na descida final, olho para o outro lado do vale e pergunto a mim mesmo, que merd* é aquela???
Uma parede enorme à minha frente!! Algo como eu nunca tinha visto!! Disse logo para os meus botões (Armando, hoje é que vais estrear os sapatos no alcatrão!!). Abençoado 34/30, que mais uma vez adiou esse baptismo.
De S.ª Luzia para Pampilhosa (eram oito Kms de extensão com curvas e contra curvas), com a roda da frente a ficar mais baixa que a de trás e com um grupinho feito, resolvo colocar-me na frente a impor o ritmo! Noto que ninguém me rendia, mas la vou indo e quando vou a entrar na Pampilhosa, reparo que ia sozinho. Daí ninguém passar na frente para me ajudar.
Ja dentro da localidade, mais um abastecimento! Agua, Banana e desta vez também uma sandes. Avanço calmamente com a sandes na mão à espera do Cãocellara!! Reunidos os dois, passamos por cima dos sensores de passagem e uma seta dizia para viramos à esquerda. É nesta altura que temos mais uma surpresa do dia. Uma rampa em pavê!! Seguramos a sandes na boca e começamos a subir até uma curva, que nos ia mostrar o quanto tinhamos mais que subir!! Fonix, mais uma vez me livrei do baptismo dos sapatos, mas esteve por pouco. De seguida o terreno continuava a inclinar para cima e as forças começavam a faltar, com a cabeça a começar a dizer, que ja só queria era chegar ao fim, sabendo que ainda faltava muito.
Nesta altura ja vínhamos os quatro mosqueteiros da Marinha, juntos, com dois em bom plano e outros dois ja todos chumbados.
Na localidade de Picha, que por sinal se veio a revelar um bocado grande, aquilo até ja parecia mais um grande caralh**!! Mais um abastecimento. Ja abastecidos, um Xixizinho e toca a seguir mais seis Kms a subir, depois é descer ate Castanheira de Pêra.
Em Castanheira de Pêra, estava o melhor de todos abastecimentos!! Os nossos dois amigos resolvem não parar e seguem caminho (Ja só os vimos na meta). Eu mais o Cãocellara, resolvemos saciar-nos com os belos cubos de marmelada que la estavam e para o caminho ainda levamos uma sandes de queijo com marmelada.
Iniciamos então o caminho para a ultima subida do dia. A mesma estava marcada quilometro a quilometro e suas percentagens, o que veio ainda mais dificultar a minha ja débil prestação, pois os quilómetros demoravam a passar, ate pareciam mais compridos. Fomos passando alguns companheiros, mas também fomos passados por outros. Aqui tenho que enaltecer a paciência do Cãocellara, ao esperar por mim (Varias vezes lhe disse para ir andando).
Eu ja desde a Pampilhosa, que só trazia em mente, chegar ao corte para o Trevim!
Assim que passamos a tabuleta com o sinal de "Marreta partida" e ja com um outro grupo de companheiros em cima de nós, pensei para os meus botões (daqui até la abaixo ninguém mais me vai passar!!).
Assim foi, as mudanças todas enfiadas, o Cãocellara arredou-se para o lado e lá vai disto serra abaixo!
A minha preocupação a cada curva, era ver se ele vinha atrás de mim e como isso vinha a ser feito, foi dar ás pernas o quanto podia, passando ainda uma serie de companheiros até à meta.
Ja na recta da meta, demos as mãos e eu mesmo na altura de cruzar a meta, puxei-o para frente, para que passasse primeiro que eu, em forma de agradecimento por toda a paciência que teve comigo ao longo dos últimos quilómetros.

O repasto foi o possível, não sendo mau.
Os banhos também se revelaram suficientes para o feito.
Quanto a mim, a organização esteve excelente, com gente em todos os cruzamentos, sinais de perigo em todos os locais propícios a tal, até mesmo em alguns que não revelavam tal designação, um sinal de que se preocuparam com a segurança de todos.

Estive no final com muitos amigos, Vitor Lourenço, Cláudio Paulinho, Luis Martinho,João Raimundo,Vaqueirinho,"Animal" Anibal, o aniversariante do dia o "velho" Agostinho, João Pedro e muitos mais.

Aproveitei para agradecer mais uma vez a um Sr, que lá estava e que tem uma casa de comercio tradicional em Candal, pelo "salvamento ha uns tempos atrás, na fatídica etapa do diluvio na Lousã e que nos acolheu na sua loja.
Ele disse que não sendo os únicos neste tipo de acontecimentos, fomos porem os únicos, que estivemos com a roupa estendida a secar na Salamandra na sua loja.

Revelou-se mais uma vez que não tenho aptidões para fotografo, pois escapam-me os melhores momentos e a maquina quase que só foi para fazer peso.

Desculpem o testamento, mas o evento também foi "Grande"

Ficam as poucas fotos do dia (apenas para mostrar que estivemos lá).

puep.jpg

3tng.jpg

kefw.jpg

wwyz.jpg

cnv9.jpg
 

Vmarques

New Member
Armando,
Quero aqui publicamente enviar-te os meus parabéns por esta grande etapa
e que grande relato ciclistico!
Grande descida... que foi feita à Morte. Fez-te bem veres o desenho da MARRETA quebrada.
Lamento ter-te chateado tantooo pela subida a cima, só pensava quando é que ele me diz
para ir calado, mas foi feito com boa intenção, para não pensares muito no que vias nas placas
sinalética.
OBRIGADO Armando!
 

Wawando

Well-Known Member
Foi realmente ao mais alto nível este Skyroad Granfondo!

Duro, a imagem que o Armando relata da descida para o vale e ver a parede do outro lado foi a mesma que tive, que com o som dos tambores deu um ambiente top!

Acho que nos cruzamos (lembro-me do jersey Marinha Grande não sei se o teu ou outro, eu tinha um jersey que dizia MAMIL).

Como comentava um amigo o percurso foi bem escolhido, porque fomos pela Picha evitando a Venda da Gaita hehehe

Como foi a 2a participação numa "prova" de estrada fui acelerando progressivamente e acabou por correu muito bem!

Grande empeno, grandes desafios, grande ambiente, organização ao mais alto nível, óptima companhia durante o percurso todo!

TOP!
 
É realmente um relato 5 *****, digno de ser lido:cool::cool::cool:. Felizmente neste Granfondo tive a felicidade de conhecer pessoalmente o Armando, ainda que por breves instantes, foi mesmo antes da partida. Um tipo 5 *****:):). Vou ter mesmo que marcar um dia para ir pedalar com a malta dele:cool::cool:
Quanto à prova, não me surpreendeu, esteve ao nivel do ano passado, acho que a unica surpresa foi mesmo as estrelinhas com o nosso nome na Pampilhosa. E eu vi lá o meu e ... Gostei:cool:.
Um abraço a todos que me cruzei, Pedro Silva, Vitor Laranjeiro, Paulo Lobo, "mestre" Armando, Filipe Oliveira, Ze Nuno, Paulo Xavier, etc etc etc...
 

Murplatina

Active Member
Boas,

@Armando, Grande relato!!! :)
Foi a minha primeira vez no Skyroad, e é realmente uma prova mt dura, fui smp a gerir o esforço desde a partida até ao final, tentando nunca entrar na zona 5 de bpm, excepto na subida da barragem de Sta Luzia e de Pampilhosa da Serra q foram das mais duras q já vi.
Smp ao meu ritmo tranquilo cheguei com os últimos (8h55), mas deu para não empenar, apreciar a paisagem e trocar umas palavras com alguns companheiros.
Foi uma prova 5*****, a organização foi espectacular, desde postos de abastecimento, sinalização, policia, bombeiros... enfim superou as minhas expectativas.
Para o ano se correr td bem estou lá outra vez.
 

jyorn

Member
Armando

Mais uma vez um grande evento e tudo que disseste sobre a organização eu assino por baixo.

um abraço e boas pedaladas, temos que combinar uma volta.
 

paradawt

Moderador
Grande Armando bom relato.

Dá para perceber que gostaste do evento. Pena para mim que o Skyroad tem calhado sempre em uma data que sai furado para mim.

Pelo segundo ano que perco a esperança de participar.

Vamos ver se é para o ano!

Espero que esteja tudo óptimo contigo.
 

Armando

New Member
Pampilhosa da Serra, a meio da calçada terrível e a mastigar o resto da sandes.

uzel.jpg


Os últimos metros da Barragem de Sta Luzia.

kep5.jpg

2fet.jpg


Com os três "Mosqueteiros", arreganhar os dentes.

5k61.jpg
 

Vmarques

New Member
(Pampilhosa da Serra, a meio da calçada terrível e a mastigar o resto da sandes.)
Armando,
A 1a foto e na ponte de Gois.
Obg.
 

pantanini

Active Member
A vitoria ( e não a presença ) de TIAGO MACHADO no SKY ROAD é um total erro de cating . Como é possivel um corredor WORLD TOUR vencer uma "prova" de cicloturismo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Imaginem o ALBERTO CONTADOR , vencer a quebranthauesos ou o NIBALI vencer a Maratona dos Dolomitas ( ambas,provas de cicloturismo de referencia nos respectivos paises ).
 

patrick pires

Well-Known Member
Em Espanha é recorrente em todas as "provas de cicloturismo" de renome, QH, Lagos.. etc, terem como vencedores expros e alguns como foi no caso de este ano na QH um ganhador que tem um historial nada "bueno".
Este ano na "prova" que leva o nome do ciclista Alberto Contador (em homenagem a ele) o vencedor foi um amigo dele e o Contador ficou em 2... isto sim é que é um perfeito absurdo!!!
Por isso sinceramente não me admira nada...

Um gentleman era um tal de Carlos Sastre, que na "prova dele" partia com os primeiros e acaba com os últimos.. tirava fotos etc...
 
Top