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Shimano Compatibilidade - Transmissão - Estrada (Tabela)

elchocollat

Well-Known Member
Rodas Cepo de 10 cassete de 10, sem espaçador
Rolo cassete de 10 cepo de 11 com ou sem espaçador,
Tens de acertar a posição da cassete de forma a que fique como as rodas por norma é com espaçador existem é diversas medidas (com mt ligeiras diferenças por norma o espaçador vem com o cepo), ou esticar um pouco o cabo no afinador.
Ambos os cepos são 10v/11v e têm espaçador.
É verdade que afinei a transmissão com a bicicleta no suporte, mas não creio que haja uma diferença abismal para ir para o rolo e estar quase tudo ao poste...
Será que a medida dos espaçadores não é a mesma?
 

zau

New Member
A minha bicicleta vem com shimano 105 de 10V, pretendo colocar um desviador ultrega de 11V sem alterar o resto dos componentes. Será que vou ter algum problema grave na afinação?
 

joseruivo

Well-Known Member
A minha bicicleta vem com shimano 105 de 10V, pretendo colocar um desviador ultrega de 11V sem alterar o resto dos componentes. Será que vou ter algum problema grave na afinação?
A regra mais simples é que o número de velocidades da manete tem de ser igual ao do desviador.
 

zau

New Member
A sério?! Pensei que eram as manetes que comandavam o desviador e como tal deveriam funcionar! Só não funcionaria se fosse o desviador de 10V e as manetes de 11v!
 

joseruivo

Well-Known Member
A sério?! Pensei que eram as manetes que comandavam o desviador e como tal deveriam funcionar! Só não funcionaria se fosse o desviador de 10V e as manetes de 11v!
A sério, porque, regra geral, as manetes puxam quantidades diferentes de cabo, consoante seja sistema de 9, 10 11 V, etc. A quantidade de cabo puxada pela manete tem de bater certo com a quantidade de cabo para o qual o desviador está preparado para mexer x mm para um lado ou outro.
 

pfngomes

Active Member
Sim, são as manetes que mandam mas se a manete tem 10 clicks, não vai conseguir fazer 11. E cada click tem uma medida definida.
 

Carolina

Well-Known Member
A sério?! Pensei que eram as manetes que comandavam o desviador e como tal deveriam funcionar! Só não funcionaria se fosse o desviador de 10V e as manetes de 11v!

Tenho ideia que isso só é verdade para o tiagra 4700. Por isso é que o 4700, apesar de ser 10v, não é compatível com os outros grupos de 10v mais antigos.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Isso deve ter a ver com a construção em si do desviador.
Para subir uma mudança o ultrega de 11V precisa que o cabo seja puxado 4mms e o 105 de 10V precisa de 3mms, por exemplo (estou a inventar valores).
Se não fosse algo deste género, funcionaria... bastava afinar o máximo e mínimo do desviador. Pelo menos não estou a ver outra razão para não dar :/
 

joseruivo

Well-Known Member
Isso deve ter a ver com a construção em si do desviador.
Para subir uma mudança o ultrega de 11V precisa que o cabo seja puxado 4mms e o 105 de 10V precisa de 3mms, por exemplo (estou a inventar valores).
Se não fosse algo deste género, funcionaria... bastava afinar o máximo e mínimo do desviador. Pelo menos não estou a ver outra razão para não dar :/
Sim, é isso: A quantidade de cabo puxada pela manete tem de bater certo com a quantidade de cabo que o desviador espera que seja puxado pela para passar uma mudança. E isso varia entre 9V, 10 V, 11V, etc.
É por essa razão também que não costuma resultar misturar manetes de uma marca com desviadores de outra - cada fabricante tem a sua quantidade de cabo que a manete deve puxar para o desviador passar uma mudança.
Depois ainda existe a questão da compatibilidade de desviadores de btt com as manetes de estrada - na SRAM funciona, na Shimano não (a partir das 10V, até às 9V funcionava).
Certezas, para os casos de exceções, é consultar as tabelas de compatibilidade dos fabricantes - a Shimano pelo menos tem. Para o caso, por exemplo, de tiveres um duraace de 10V, o desviador morreu, e agora, que desviador é que eu pode montar ali? Vais à tabela da Shimano ver quais as séries/modelos desviadores são compatíveis com a tua série/modelo de manete duraace
 

antunesfilipee

Well-Known Member
A ideia que tenho é que tem tudo a ver com a distância entre os carretos
Os carretos são os mesmos parece-me. Ele não pensa mudar.
E como a Carolina diz "o 4700, apesar de ser 10v, não é compatível com os outros grupos de 10v mais antigos". E a distância é a mesma no carretos.

Esse tal 4700 é que deve ter uma estrutura diferente de maneira a que precisa que seja menos/mais puxado para percurrer a mesma distância que os outros.

Epa digo eu.. estamos só aqui a mandar bitaites xD
 

jcca

Well-Known Member
Olá malta, uma coisa é nós pensarmos (pq achamos que tem uma certa lógica), outro coisa é as relações de compatibilidade que as marcas anunciam que podem ter a ver com realidade ou com questões de marketing, outra coisa ainda, é a realidade testada.

Eu tb achava algumas coisas e tenho a mania que penso em tudo e dp na prática às vezes bato com a cabeça.

Indo à prática eu uso num sistema de 11V manetes e desviadores além das cassetes de 11 uma SRAM Red (LINDA/BOA/LEVE) de 10V e a diferença é um esticar o cabo um bocadinho antes de sair com ela e lembrar-me que não tenho nada dp do 28 não vale a pena meter.

Aqui há uns anos surgiu um negócio de uma manetes ultegra de 11 e eu que tinha uma bicicleta de 10 em ultegra ui aqui vai disto é já a este valor....... pois era tudo mt bonito perfeito nas extremidades mas ali no meio (e eu não sou um puritano dos ouvidos) havia uma salganhada que fez com que eu tivesse de trocar um dos desviadores de 11 de outra bicicleta para aquela e investir num 105 (7000) para o cão de arrasto, ou seja, manetes de 11V tem de ser desviador de 11V não há volta a dar-lhe as relações 9V e 10V já é mais fácil.

Existem ainda no mercado algumas soluções (para os amigos do inglês hacks) que funcionam bem (pelo menos a relação campagnolo de 11 cassete shimano de 11) por experiência própria as outras relações não sei, o link é o seguinte: Jtek ShiftMate Gear Shifting Adapter for Shimano Campagnolo and SRAM components (jtekengineering.com).
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Olá malta, uma coisa é nós pensarmos (pq achamos que tem uma certa lógica), outro coisa é as relações de compatibilidade que as marcas anunciam que podem ter a ver com realidade ou com questões de marketing, outra coisa ainda, é a realidade testada.

Eu tb achava algumas coisas e tenho a mania que penso em tudo e dp na prática às vezes bato com a cabeça.

Indo à prática eu uso num sistema de 11V manetes e desviadores além das cassetes de 11 uma SRAM Red (LINDA/BOA/LEVE) de 10V e a diferença é um esticar o cabo um bocadinho antes de sair com ela e lembrar-me que não tenho nada dp do 28 não vale a pena meter.

Aqui há uns anos surgiu um negócio de uma manetes ultegra de 11 e eu que tinha uma bicicleta de 10 em ultegra ui aqui vai disto é já a este valor....... pois era tudo mt bonito perfeito nas extremidades mas ali no meio (e eu não sou um puritano dos ouvidos) havia uma salganhada que fez com que eu tivesse de trocar um dos desviadores de 11 de outra bicicleta para aquela e investir num 105 (7000) para o cão de arrasto, ou seja, manetes de 11V tem de ser desviador de 11V não há volta a dar-lhe as relações 9V e 10V já é mais fácil.

Existem ainda no mercado algumas soluções (para os amigos do inglês hacks) que funcionam bem (pelo menos a relação campagnolo de 11 cassete shimano de 11) por experiência própria as outras relações não sei, o link é o seguinte: Jtek ShiftMate Gear Shifting Adapter for Shimano Campagnolo and SRAM components (jtekengineering.com).
"esticar o cabo um bocadinho antes de sair com ela", "embrar-me que não tenho nada dp do 28", "salganhadas", "hacks"...
Não vejo grandes compatibilidades no meio disto tudo :confused:
 

jcca

Well-Known Member
"esticar o cabo um bocadinho antes de sair com ela", "embrar-me que não tenho nada dp do 28", "salganhadas", "hacks"...
Não vejo grandes compatibilidades no meio disto tudo :confused:
Certo, ficaste a saber como é a realidade, não "de 3mms, por exemplo (estou a inventar valores)" e como não gostas, não faças e não uses,
Está resolvido.
É o que é um forúm local de partilha como me foi lembrado há bem pouco tempo.
 

pratoni

Well-Known Member
Os carretos são os mesmos parece-me. Ele não pensa mudar.
E como a Carolina diz "o 4700, apesar de ser 10v, não é compatível com os outros grupos de 10v mais antigos". E a distância é a mesma no carretos.

Esse tal 4700 é que deve ter uma estrutura diferente de maneira a que precisa que seja menos/mais puxado para percurrer a mesma distância que os outros.

Epa digo eu.. estamos só aqui a mandar bitaites xD
Estou a falar da distância de carretos entre os de 10v e 11v
 

zau

New Member
Conclusão: é melhor continuar com o velhinho desviador traseiro 105 de 10V, porque se troco para o novo ultrega de 11V, as mudanças vão entrar de 2 em 2 ou de 3 em 3 e às vezes da forma correta. Independentemente dos possiveis acertos com os parafusos do desviador traseiro.
 
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