• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Serra de Montejunto

dsilveira32

New Member
Ola a todos,

Eu sou um novato nestas andaças, e fiz a primeira serra de montejunto ontem.
Eu tinha planeado fazer um percurso "normal" de torres at´e obidos, e apercebi que estava a sentir muito bem e quando cheguei a Outeiro da Cabeça, vireo para Vilar e decidi atacar Montejunto.

Como nao tenho o mapa de estradas de portugal na cabeça, fui cair direitinho ao Avenal! A meio tive de por o pe no chao, reabasteci e voltei a carga. Depois quando se junta a estrada que vem de Vila Verde ate se faz bem. So piora na subida final para as antenas.

Tal ja foi dito, ouve um incendio de pinheiros, e andam a cartar lenha... a estrada esta super suja durante uns 200m. Mas nao parece muito perigoso pra furos, aquilo e mais serradura e casca de pinheiro moido e da pra contornar com cuidado.

Valeu a pena e descobri q tenho pernas pra subir serra.

Voltarei, mas nao pelo Avenal :)
 

TigasPT

New Member
dsilveira32 parabéns pela tua primeira visita ;)

Quanto ao pormenor que eu tinha falado da estrada suja, atenção que quando eu falei estava péssimo, mas andavam lá máquinas e homens na estrada e iam limpar aquilo provavelmente ;)
Com o trabalho de limpeza, e a chuva, tendencialmente aquilo fica bom :)
 

Slider

New Member
Costumo subir o montejunto mas do lado do Cadaval pelo menos 1 vez por mês. São poucos quilometros mas muito acentuados, vai bem ao pelo .
 

amarelo84

New Member
também me estriei hoje a fazer esta serra.
comecei pela vila verde até la cima, era suposto ir as antenas, mas como parti um raio logo ao inicio da subida, decidi não arriscar.
a minha opiniao é que faz-se bem esta subida, trazia apenas 30 kms nas pernas e faltavam-me cerca de 40, nao me pus em aventuras e decidi ir sempre o mais "leve" possivel.
realmente ha la uma parte muito suja, mas penso que só é perigosa quando se desce.
a seguir a essa parte é para mim onde dificulta mais e onde eu olho mais pra cassete e penso que se metesse la uma com 28t nao se perdia nada.
depois desci para pragança, são menos uns kms mas a dureza é muito maior, quem sabe no próximo ano :)
 

Cannondale_27

New Member
Pois, pela Abrigada não é "manso"... :)

Com a estreia da minha Evo 2 da Focus de 2014, só me falta "testar" por Pregança e pelo Avenal, as outras 2 já foram conquistadas e como diz aqui o nosso amigo RTC, não é nada manso não, a estrada até se cruzar com quem vem a subir Pregança, não é lá muito famosa :(

@ pedrolobo7, vens até cá abaixo este proximo fds ??
 

monica1981

New Member
Ninguem tem os tracks de gps? Das melhores rotas para a serra? Ja a subi por 2 vezes, iniciando na vila, sempre a subir na estrada principal, e uma outra vez pelas traseiras da serra, apanhei muito lixo, que andavam, a cortar arvores, etc...
 
Com a estreia da minha Evo 2 da Focus de 2014, só me falta "testar" por Pregança e pelo Avenal, as outras 2 já foram conquistadas e como diz aqui o nosso amigo RTC, não é nada manso não, a estrada até se cruzar com quem vem a subir Pregança, não é lá muito famosa :(

@ pedrolobo7, vens até cá abaixo este proximo fds ??

Cannondale_27: A conquista será apenas em 2015. Depois peço-te uns conselhos para o track....
PS: Este fds tenho o passeio "3 montes e 1 serra"
 

johny32

Member
Com este frio nao é nenhuma, mas se poderes escolher, desce novamente por Vila Verde. Por Pragança é mais tempo a descer e por Abrigada tens o problema da parte final, entre a zona mais arborisada que te tapa a claridade e não ves onde se encontram os buracos na estrada, mas se fores devagar e com cuidado faz-se bem pq a zona já é na parte plana.
 

sickflick

Well-Known Member
Ontem fui visitar o montinho.
Fiz a entrada por Francos, seja uma subida gradual que se faz bem (da ultima vez tinha feito a entrada por Abrigada) Linda paisagem e como fiz em solitário deu para apreciar melhor. Tenho agora que experimentar a outra entrada, Pragança certo?
É verdade que pelo lado de Abrigada antes de se chegar ao cotovelo existe ainda algum lixo, dado que andaram a limpar mato / eucaliptos. A estrada para subir não tinha notado tantos buracos a descer parece que os mesmo saíram da toca. Valeu o bom tempo primaveril que já ameaça e a vista magnifica.
10xc5jt.jpg

28s6hdy.jpg


Até uma próxima Montejunto e eu é que agradeço :cool:
jgi3wy.jpg
 
Top