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Segurança rodoviária

petrix

Well-Known Member
O condutor sdeu se como culpado. Agora nao assinamos nenhuma declaração... apenas dei a minha versao no posto da GNR. De qq modo, ja co versei com ele, e nao gostei da conversa, pois parece que o seu seguro ira protelar ao maximo a resoluçao da coisa.
Se não tens declaração amigável assinada por ele e se a polícia não se deslocou ao local para registar o auto... :confused:
 
Alarguem as estradas, pintem um risco no chão e ponham polícia a multar quem parar lá em cima - a primeira formação a fazer devia ser a da polícia e dos meios de comunicação social

Nem mais. Isso é o que eu sempre achei. As bicicletas deviam andar sempre ao nível dos carros, apenas com uma separação de uma linha. Caso contrário, se põe as bicicletas ao nível dos peões é a coboiada total. São pessoas a caminhar, pessoas paradas a conversar, caezinhos a passear, etc etc, tudo na ciclovia. Isso só torna a ciclovia bem mais perigosa que a estrada. Depois muitos perguntam: mas se eles têm a ciclovia porque é que não a usam? A resposta é o que eu escrevi antes.

Depois há ainda a questão dos municípios que constroem ciclovias só para dizer que têm. Para ficar bonito e para dizer que tem uma cidade “verde”. Tretas. Por exemplo em Braga há uma ciclovia que só serve para estacionarem carros, e a tinta está tão desgastado quem quase já nem se vê. A ciclovia existe! Está lá! É útil? Não.

Já ciclovias como as que ligam Famalicao à Povoa ou Fafe a Guimaraes essas sim parecem-me muito boas e úteis.
 

cou7inho

Well-Known Member
Olá pessoal,
Venho aqui partilhar uma opinião.
Por vezes vou eu na minha volta e deparo-me com a seguinte situação: seja com carros que estão num cruzamento e querem entrar na estrada principal ou seja com carros que estão a sair de um estacionamento sinto que "muitos" condutores veem-me a uns 200 ou 300 metros, mas pensam "lá vem mais um em cima da bicicleta que se f***". E depois o que sucede? Sucede que eu quase sempre nesses casos venho a 50 e muitos / 60 km/h e de repetente vejo-me a ter de travar para ir a 30 / 35 km/h e a ir atrás daqueles artistas que andam mais devagar do que uma carroça puxada por um burro . Eu questiono-me. Se viesse um carro quem quisesse entrar deixava o carro passar. Só porque vem uma bicicleta já se estão a lixar? Não sei porque mas por vezes penso que o comum automobilista pensa que uma bicicleta anda no máximo a 20 à hora. às vezes ultrapasso uns carros e ficam a olhar para mim com cara de burros.
a minha filosofia é simples, o mais lento deixa passar o mais rápido. tanto serve para o automobilista como para o ciclista, mas parece que infelizmente há muita gente que quer lá saber de quem anda na estrada.
 

jocarreira

Well-Known Member
Bom, desde já os parabéns pelas altas velocidades, isso também me acontece mas eu quase sempre nesses casos vou a 20 e muitos / 30 e poucos km/h. :p

Mesmo com uma luz diurna frontal, daquelas boas (Bontrager Ion 200 RT), continuam a acontecer-me situações dessas. Isso e carros no sentido contrário a iniciarem ultrapassagens e a invadirem a minha faixa.

Quanto à tua filosofia, não concordo. Deveria ser "Quem não tem prioridade, deixa passar o outro". Assim é que devia ser, não tem nada a ver com o mais lento ou o mais rápido.

Por último, o conselho que nunca é demais deixar, é adoptar uma condução defensiva e tentar prever essas situações. Se eu vejo um carro a chegar a um entroncamento, fico de pé atrás porque não confio que ele me vai dar passagem. Rotundas é igual, é preciso ter cuidado.
 

joseruivo

Well-Known Member
Olá pessoal,
Venho aqui partilhar uma opinião.
Por vezes vou eu na minha volta e deparo-me com a seguinte situação: seja com carros que estão num cruzamento e querem entrar na estrada principal ou seja com carros que estão a sair de um estacionamento sinto que "muitos" condutores veem-me a uns 200 ou 300 metros, mas pensam "lá vem mais um em cima da bicicleta que se f***". E depois o que sucede? Sucede que eu quase sempre nesses casos venho a 50 e muitos / 60 km/h e de repetente vejo-me a ter de travar para ir a 30 / 35 km/h e a ir atrás daqueles artistas que andam mais devagar do que uma carroça puxada por um burro . Eu questiono-me. Se viesse um carro quem quisesse entrar deixava o carro passar. Só porque vem uma bicicleta já se estão a lixar? Não sei porque mas por vezes penso que o comum automobilista pensa que uma bicicleta anda no máximo a 20 à hora. às vezes ultrapasso uns carros e ficam a olhar para mim com cara de burros.
a minha filosofia é simples, o mais lento deixa passar o mais rápido. tanto serve para o automobilista como para o ciclista, mas parece que infelizmente há muita gente que quer lá saber de quem anda na estrada.
Tenho ideia de que depois que passei a usar luz (a piscar) à frente isso quase deixou de me acontecer
 

pratoni

Well-Known Member
Isso aconteceu-me este fds num cruzamento em que o carro que vinha de uma rua sem prioridade acabou por ficar parado atravessado no meio da minha faixa quando me viu, tive de travar a fundo para não lhe bater e só quando fiquei a olhar fixamente para ele e lhe mandei um berro é que se dignou a pedir desculpas.

E isto ia com a luz frontal diurna (Bontrager Ion 200 RT) a piscar.

Eu acho que muitos pensam consoante o tamanho do veiculo que lá vem. Tipo se for um camião e me bater fico todo fodido logo não me meto, agora como é uma bicicleta o ciclista é que se fode portanto ele que trave que eu sou maior que ele...
 

cou7inho

Well-Known Member
Quanto à tua filosofia, não concordo. Deveria ser "Quem não tem prioridade, deixa passar o outro". Assim é que devia ser, não tem nada a ver com o mais lento ou o mais rápido.
Concordo com essa filosofia. Já estava a misturar assuntos. Peço desculpa.
Eu ando sempre com luz, à frente e atrás. A luz da frente é bem visível a umas centenas de metros.
A da frente anda sempre em modo continuo porque segundo a Portaria n.º 311-B/2005 a luz da frente tem de andar obrigatoriamente em modo continuo. Enfim, sou eu a tentar ser bom cidadão, embora em "pisca pisca" dê mais nas vistas.
Eu acho que muitos pensam consoante o tamanho do veiculo que lá vem. Tipo se for um camião e me bater fico todo fodido logo não me meto, agora como é uma bicicleta o ciclista é que se fode portanto ele que trave que eu sou maior que ele...
Pois bem visto.
Só nos resta adotar mesmo uma postura defensiva. É o que eu faço, mas dá cá uns nervos. Como se já não bastassem as razias de menos de meio metro.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Ainda no outro dia estava numa estrada da cidade da Guarda e uma rapariga ultrapassou me, e tinha mais do que espaço. Estava um vento desgraçado mas não estava frio, tinha um casaco corta-vento aberto totalmente tanto que quando ela passou por mim ouvi o meu casaco a bater no carro dela lol

Ela olhou pelo espelho e eu pensei "é que nem te atrevas a mandar vir"...claramente não passou sequer a 1m de distância de mim para o bolso (tinha la o telemovel) ter batido no carro dela e se ter ouvido. Mas nesse caso ela nem mandou vir, mas é apenas ridiculo como é que há pessoas que passam a menos de 1,5m de ti quando têm mais do que espaço.
 

elchocollat

Well-Known Member
Ainda no outro dia estava numa estrada da cidade da Guarda e uma rapariga ultrapassou me, e tinha mais do que espaço. Estava um vento desgraçado mas não estava frio, tinha um casaco corta-vento aberto totalmente tanto que quando ela passou por mim ouvi o meu casaco a bater no carro dela lol

Ela olhou pelo espelho e eu pensei "é que nem te atrevas a mandar vir"...claramente não passou sequer a 1m de distância de mim para o bolso (tinha la o telemovel) ter batido no carro dela e se ter ouvido. Mas nesse caso ela nem mandou vir, mas é apenas ridiculo como é que há pessoas que passam a menos de 1,5m de ti quando têm mais do que espaço.
Há pessoal que não tem noção das distâncias.
Ela olhou porque não se deve ter apercebido do que bateu no carro.
 

jattamasso

Well-Known Member
O condutor sdeu se como culpado. Agora nao assinamos nenhuma declaração... apenas dei a minha versao no posto da GNR. De qq modo, ja co versei com ele, e nao gostei da conversa, pois parece que o seu seguro ira protelar ao maximo a resoluçao da coisa.
Boas pessoal;
Já tenho a situação quase resolvida. A companhia assumiu a responsabilidade, e já deu ordem para a reparação da bicicleta. Agora também terá de me compensar pelo capacete e cortavento, e despesas de medicação. Mas tive de andar quase constantemente a ligar por telefone.

A ver se para para a semana já tenho a bicicleta de novo operacional. Já tenho andado a treinar de Triban, quando passar outra vez para a TCR, até levanto vôo!
 

Carvalhon

Well-Known Member
Passei agora na av. Lusíada em Lisboa, e fizeram uma ciclovia, com separadores de betão.

Provavelmente já está há uns tempos, mas há muito que não vinha para esta zona.

Alguém sabe até onde vai?
 

fernandes_85

Well-Known Member
Alguém sabe até onde vai?

Liga de um lado o CC Colombo e do outro a ideia é ligar à cidade universitária e para baixo para a Praça de Espanha (que quando estiver reformulada será mais amigável). Para norte liga ali a um viaduto que há na 2a circular, mas ai conheço pior.
Acho que a questão mais discutível é as entradas/saídas da ciclovia na zona Alto dos Moinhos, eventualmente daria jeito para aceder mas por outro lado a questão da segurança para entrar/sair não seria fácil.
 

jattamasso

Well-Known Member
Tenho ideia de que depois que passei a usar luz (a piscar) à frente isso quase deixou de me acontecer
Eu também tenho essa perceção. Desde que ando com luz frontal diurna ( ION PRO RT) noto-me muitíssimo mais visível aos outros. Nos cruzamentos noto que quase toda a gente tem noção da minha presença;

Desde que tive o acidente tenho tambem andado de modo muito mais defensivo, quero lá saber os tempos do Strava, quero é preservar a minha vida;

Claro que há gente que não tem a noção de nada e infelizmente tenho de mencionar as pessoas idosas que ainda conduzem, que são um autêntico perigo, quer para eles, quer para nós; Ainda ontem fui apertado por um idoso e tive que travar a fundo. Mais à frente estava parado e lá ralhei com o senhor. Mas ele nem se quer se apercebeu, o que é que podemos fazer? É tentar ao máximo evitar estas situações, e conduzir o mais defensivamente possível.
 

elchocollat

Well-Known Member
É isso mesmo!
Nunca mas nunca esquecer que somos o elo mais fraco na estrada e ficamos dependentes da boa vontade de outros para nos ajudarem caso fiquemos deitados na estrada.
Eu não me importo com tempos no strava, e tento ir o mais defensivamente possível sempre.

É preciso saber andar acompanhado também e facilitar os carros.

Já tive este discurso algures, mas de novo:
-sempre à direita possível
-atento a cruzamentos/entroncamentos
-quando os carros estão parados, olhar para as rodas: às vezes ajuda perceber se os carros estão a andar, coisa que não dá para ver ao olhar para os condutores
-roupas visíveis
-não custa levantar o braço para fazer o pisca
-se quisermos abrandar/ir para o meio da estrada, olhar para trás manter contacto com o condutor e fazer sinal para abrandar
-agradecer aos condutores o mais simples gesto que possam ter
-atenção às mudanças de direção! Sinalizar e garantir que é feita em segurança!!
-facilitar a passagem dos carros, ajuda todos na estrada (incrível que é aqui que recebo mais agradecimentos, seja com 4 piscas ou pequenos bips das buzinas)
-tentar evitar discussões - havia um gajo no YouTube intitulado "capitão bina" que na minha opinião manchava a marca de quem anda de bicicleta. Ir bater na janela dos condutores e achar-se com razão, é só burro
-tentem evitar andar sem mãos
-se for para alimentar, parem 2min e comam em segurança. Não custa assim tanto parar, abastecer e depois voltar em segurança.
-atenção, e cabeça fria. O mais importante é chegar a casa vivo e sem qualquer acidente no bolso

Se é mais fácil falar? Claro. Mas se fizermos a nossa parte ficaremos sempre de consciência tranquila.

Gostava de saber a malta que teve acidentes por aqui, a quota parte de culpa. Se realmente estava tudo ok do deles e veio um condutor e pumba, ou se tinham possibilidade de corrigir qualquer coisa.

Boas pedaladas!
 

jattamasso

Well-Known Member
É isso mesmo!
Nunca mas nunca esquecer que somos o elo mais fraco na estrada e ficamos dependentes da boa vontade de outros para nos ajudarem caso fiquemos deitados na estrada.
Eu não me importo com tempos no strava, e tento ir o mais defensivamente possível sempre.

É preciso saber andar acompanhado também e facilitar os carros.

Já tive este discurso algures, mas de novo:
-sempre à direita possível
-atento a cruzamentos/entroncamentos
-quando os carros estão parados, olhar para as rodas: às vezes ajuda perceber se os carros estão a andar, coisa que não dá para ver ao olhar para os condutores
-roupas visíveis
-não custa levantar o braço para fazer o pisca
-se quisermos abrandar/ir para o meio da estrada, olhar para trás manter contacto com o condutor e fazer sinal para abrandar
-agradecer aos condutores o mais simples gesto que possam ter
-atenção às mudanças de direção! Sinalizar e garantir que é feita em segurança!!
-facilitar a passagem dos carros, ajuda todos na estrada (incrível que é aqui que recebo mais agradecimentos, seja com 4 piscas ou pequenos bips das buzinas)
-tentar evitar discussões - havia um gajo no YouTube intitulado "capitão bina" que na minha opinião manchava a marca de quem anda de bicicleta. Ir bater na janela dos condutores e achar-se com razão, é só burro
-tentem evitar andar sem mãos
-se for para alimentar, parem 2min e comam em segurança. Não custa assim tanto parar, abastecer e depois voltar em segurança.
-atenção, e cabeça fria. O mais importante é chegar a casa vivo e sem qualquer acidente no bolso

Se é mais fácil falar? Claro. Mas se fizermos a nossa parte ficaremos sempre de consciência tranquila.

Gostava de saber a malta que teve acidentes por aqui, a quota parte de culpa. Se realmente estava tudo ok do deles e veio um condutor e pumba, ou se tinham possibilidade de corrigir qualquer coisa.

Boas pedaladas!

Eu apenas acrescentaria que, em movimento, olhar para o volante do automóvel, pois dá logo para ter uma ideia de por onde o condutor vai virar; Esta dica é também muito útil quando somos nós mesmo a a conduzir e, especialmente em rotundas;
 

elchocollat

Well-Known Member
Eu agora até me lembrei de outra coisa:
-calma quando estamos atrás de carros. Se é uma fila de carros parados, penso que devemos ir atrás deles e não tentar ultrapassar. E se for para ultrapassar, cuidado! Seja pela direita ou esquerda, muita atenção. E se é for uma fila de stop, não tentar andar a atrapalhar ao lado dos carros! Avançar protegido mas ao mesmo tempo sem andar na frente da visão do condutor!
 

fernandes_85

Well-Known Member
É preciso saber andar acompanhado também e facilitar os carros.

Concordo contigo. Também tento sempre agradecer quando têm comportamentos corretos, facilitar quando ultrapassam fazendo às vezes sinal para passarem quando já tenho visibilidade, por ai..

Mas por outro lado a minha experiência mostra-me que muitas vezes que facilito chegando-me mais para a berma é quando apanho os maiores sustos e fico muitas vezes a pensar "não devia estar a chegar-me tanto para a berma que estes gajos fizeram matemática avançada e fazem o cálculo exato entre o carro que vem de frente vs eu próprio vs tamanho da sua viatura"

A questão da cabeça fria e evitar discussão às vezes fica um pouco difícil quando acabas basicamente de sofrer um tentativa de homicídio, mas tens toda razão, mais não seja por uma questão de segurança pessoal.
O meu conselho, que ainda não adoptei mas tenho de fazer ASAP, é filmar (sobretudo o percurso diário casa trabalho) e não me manifestar na estrada mas depois denunciando através dos meios legais para o efeito.
 

cconst

Well-Known Member
Mas por outro lado a minha experiência mostra-me que muitas vezes que facilito chegando-me mais para a berma é quando apanho os maiores sustos e fico muitas vezes a pensar "não devia estar a chegar-me tanto para a berma que estes gajos fizeram matemática avançada e fazem o cálculo exato entre o carro que vem de frente vs eu próprio vs tamanho da sua viatura"
Por causa disto é que passei a adoptar uma postura defensiva e reativa no sentido em que normalmente faço por circular centrado na metade mais à direita da faixa de rodagem porque:
a) evito sargetas e sugidades
b) sou um obstáculo maior e forço os condutores a terem consciência da minha presença
No entanto, reajo à aproximação de uma viatura encostando-me o mais à direita possível (mesmo que vá à berma, se esta existir e se apresentar segurança para mim) facilitando a manobra da viatura que se aproxima. Por norma este comportamento faz com que as viaturas ultrapassem com distancia suficiente aos quais agradeço [quase] sempre (o quase é para os momentos em que vou em "sofrimento" e não consigo pensar em mais nada que não seja o terminar do sofrimento, seja uma subida, uma rep de um treino, sejam os últimos 10km de uma volta maior...)

Ah! e luz traseira vai sempre comigo. Nisso não facilito (já cheguei a voltar atrás para a ir buscar). A da frente por vezes esqueço-me.
 
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