As principais diferenças entre os diversos Tacx está no sistema utilizado para criar a resistência no “rolo”. Dependendo das suas caracteristicas (resistência versus velocidade), assim o realismo com que o “rolo” simula um percurso em estrada. A Tacx fornece as curvas dos diversos sistemas em
http://www.tacx.com/producten/Overzicht remmen.dot.
Eu resumo da seguinte maneira, mas corrijam-me se estiver a interpretar mal:
Os modelos de topo utilizam um motor para oferecer resistência, o que permite atingir elevadas potências a baixa velocidade servindo, assim, para simular subidas muito inclinadas com muito realismo. Além disso permite simular descidas nas quais o motor faz andar a roda não obrigando a pedalar, tal como numa descida real. É o caso do Genius e do Fortius. Contudo, entre os dois há diferenças no que respeita à resistência máxima e à gama de variação desta.
Os que possuem um “electric brake” simulam as subidas gerando uma determinada resistência que aumenta com a velocidade. A baixa velocidade a gama de variação é pequena, mas esta aumenta com a velocidade. Não simulam descidas. A “qualidade” e o preço dependem da gama de variação de parâmetros como a potência máxima e a potência máxima que é possivel sustentar à velocidade minima. O Bushido e o Vortex, que são deste tipo, permitem variar contínuamente a potência para simular subidas mas o primeiro consegue simular subidas mais inclinadas (maior potência).
O Flow (que também tem um travão eléctrico) e o Satori (que utiliza um travão magnético) são de um género diferente. As subidas são simuladas fazendo variar a aforça aplicada no rolo, a qual se pode variar em incrementos que, no Flow vão de -4 a 8, no Satori de 1 a 10. Como disse o
Pemartins estes valores não representam a percentagem de inclinação; são apenas qualitativos.
No fim, entre cada tipo de sistema, o preço vai variar também com os acessórios que vêm incluídos (realidade virtual com possibilidade de simular as inclinações em curva, possibilidade de correr com outros ciclistas, sensor de cadência, monitor cardiaco, etc.).
Neste sentido, o Tacx Cosmos Professional Ergotrainer (T1970), que oferece as caraterísticas de um topo de gama, como traz apenas os acessórios essenciais, tem um preço bastante mais contido. E mantém a possibilidade de se acrescentarem outros acessórios como, por exemplo, o de realidade virtual.