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Rodas nao "encaixam" correctamente

rop12770

Member
Boas pessoal

Uma ajuda se possivel:
Tenho uma Merida Scultura Endurance 4000. Comprei umas rodas "novas" para ela, umas Fulcrum Racing 4, mas agora ao montar parece que as mesmas têm um eixo curto, ou seja, após as apertar, o travao fica a agarrar o prato (roda traseira). Se desapertar uma ou duas voltas, ficam a rolar normalmente.

Com a roda "original" está tudo OK. Será que falta algum tipo de "anilha" entre o eixo e a escora para dar aquele espaçamento extra?
O que vos parece?

As rodas são estas: https://www.fulcrumwheels.com/en/wheels/road-bike-wheels/racing-4-db
A bicicleta é esta: https://www.merida-bikes.com/pt-pt/bike/3111/scultura-endurance-4000
Obrigado desde já.
 

tuga

Well-Known Member
Com a roda no lugar e apertada, desapertas um pouco os 2 parafusos do travão (no quadro) e com a respetiva manete apertada, voltas a apertar os parafusos do travão. Isto possibilita que o travão se posicione centralmente, com sensivelmente a mm distância p o disco, à esq e dir.
 

rop12770

Member
Obrigado pelas vossas respostas.

Estivemos (eu e um amigo) a ver isso do aperto do travão, chegamos a tirá-lo mesma do quadro e o disco fica a 1 ou 2 mm da escora mesmo, ou seja é a roda que fica muito justa. Quando comparámos as duas rodas, o eixo da original é um pouco mais largo do que a Fulcrum.
 

tuga

Well-Known Member
Obrigado pelas vossas respostas.

Estivemos (eu e um amigo) a ver isso do aperto do travão, chegamos a tirá-lo mesma do quadro e o disco fica a 1 ou 2 mm da escora mesmo, ou seja é a roda que fica muito justa. Quando comparámos as duas rodas, o eixo da original é um pouco mais largo do que a Fulcrum.
Então vais precisar disto, provavelmente para Centerlock

 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Mas roçam as pastilhas no disco?
Já desapertam as pinças de travão do apoio. Apertaram o travão, com ele apertado, voltar a reapertar as pinças no quadro? è assim que se faz o alinhamento das pinças de travão no disco.
 

tuga

Well-Known Member
Mas roçam as pastilhas no disco?
Já desapertam as pinças de travão do apoio. Apertaram o travão, com ele apertado, voltar a reapertar as pinças no quadro? è assim que se faz o alinhamento das pinças de travão no disco.
Repara no #2 ;)
Mas essa já ele(s) tentaram
 

rop12770

Member
Mas roçam as pastilhas no disco?
Já desapertam as pinças de travão do apoio. Apertaram o travão, com ele apertado, voltar a reapertar as pinças no quadro? è assim que se faz o alinhamento das pinças de travão no disco.
Sim, tentamos isso e nada. A questão é mesmo o disco que fica logo encostado ao quadro, mesmo com o travão removido.
 

rop12770

Member
Com 1mm de diferença vais mesmo ter de utilizar a(s) tal(is) anilha(s)/espaçador(es)

As minhas DT Swiss https://www.bike24.com/p2237667.html

traziam isso tudo mais alguma coisa mas n precisei de nada. Foi tirar as Bontrager, enfiar as DT Swiss e continuar a andar.
Fiquei a pensar: ao meter os espaçadores vou meter o disco ainda mais em direcção ao quadro, quando a ideia é o oposto, ou seja afastar o disco do quadro em direção ao interior da roda. Sendo assim não serve isto, certo?
 

tuga

Well-Known Member
Fiquei a pensar: ao meter os espaçadores vou meter o disco ainda mais em direcção ao quadro, quando a ideia é o oposto, ou seja afastar o disco do quadro em direção ao interior da roda. Sendo assim não serve isto, certo?
Não, move o disco para fora. Nao consigo carregar uma foto c o um mas repara aqui:
These disc brake shims install between the rotor and centerlock disc brake hub allowing you to fine-tune the alignment of the braking surface. Shims are commonly used when swapping between different brands of wheelsets, so that you don't have to re-align the caliper on the frame. We recommend a maximum of four per hub.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
A questão é mesmo o disco que fica logo encostado ao quadro, mesmo com o travão removido.
Por acaso não montaram o disco ao contrario? Os que aqui tenho, tem uma posição, mais encostado ao eixo da roda. Sem fotos é dificl ver as coisas.
 

rop12770

Member
Por acaso não montaram o disco ao contrario? Os que aqui tenho, tem uma posição, mais encostado ao eixo da roda. Sem fotos é dificl ver as coisas.
Isso não, pois conforme saiu da original entrou na Fulcrum. E quando voltamos a colocar na original, tudo bate certo
 
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