• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Quem foi à tropa e onde ?

RJLA

New Member
Setembro de 1987,Escola Pratica Serviços e Transporte, na Figueira da Foz,especialidade CARV....mais 11 meses no RAL, em Leiria.

Missões:

-2 FDS de castigo durante a recruta,com serviço na cozinha,por ter colocado um pacote de açúcar na cama de outro camarada.
-1 serviço de transporte de um Coronel na visita do presidente de Italia, ao Mosteiro da Batalha (Francesco Cossiga)
-Varias missões de pedido de amparo familiar,com "grandes almoçaradas" à conta de conhecidos do Capelão.
-1 semana de peregrinação em Fátima a acompanhar um Capitão,com visita guiada à adega do Pai do Capelão.
-Varias incursões nas traseiras do quartel RAL,na tentativa de apanhar alguns coelhos.
-Grandes serviços de transporte ás sextas-feiras a levar os camaradas à estação de comboio de Pombal,com inúmeras peripécias durante as viagens.


Recordações:

-Altos vencimentos salariais...recebi sempre um salário mais alto que os meus camaradas (ajudas de custo nas missões de amparo familiar e outras deslocações).
-Recordações dos meus camaradas mais chegados e das valentes "bjecas" que se bebiam na altura...outros tempos.

O que ainda hoje me faz rir:

Como condutor,tinha um "Galão" com um automóvel (emprestado por um vizinho que o tinha utilizado no ultramar),que ao longe se parecia com o Galão de Aspirante. Então todos os dias quando entrava no meu automóvel ( Fiat 124)dentro do quartel,os "Recos" punham-se em sentido e até me faziam continência.

Bons tempos,

Armando, encontro-me neste momento a prestar serviço no RAL (agora RA4) mas estou a ver que muito mudou por aqui...! As caçadas aos coelhos já não se fazem (agora é mais aos coelhos e às coelhas que povoam as traseiras do quartel..eheh), o transporte de pessoal para Pombal nem sabia que tinha existido...
Os comes e bebes, bons vencimentos e afins...bem, acho que aí pouco mudou..!
 

johny32

Member
Boas,

Stilo, quanto muito quem poderá estar na tropa será a Primeiro Sargento Bessa (caso fosse dos quadros permanentes (QP) e não tivesse saído) e eventualmente outro militar que tenha concorrido a algum curso para ingresso nos QP, pois todo o restante pessoal a contrato já saiu todo de certeza. De 98 a 2012 vão 14 anos e no máximo existiram contratos de 9.


Abraço
 

Armando

New Member
Armando, encontro-me neste momento a prestar serviço no RAL (agora RA4) mas estou a ver que muito mudou por aqui...! As caçadas aos coelhos já não se fazem (agora é mais aos coelhos e às coelhas que povoam as traseiras do quartel..eheh), o transporte de pessoal para Pombal nem sabia que tinha existido...
Os comes e bebes, bons vencimentos e afins...bem, acho que aí pouco mudou..!

Boas RJLA

Os transportes para Pombal eram feitos com as "Ebros",carregadinhas de pessoal (trinta e tal "marmanjos" lá atrás).

Um certo dia eu e mais um colega numa dessas "missões",íamos a subir a Madalena, a ultrapassar outros camiões e atrás de nós vinha um automóvel ligeiro a apitar feito "Doido",com um "tipo" sentado na porta do pendura (estilo treinador de ciclismo) a barafustar connosco. Ás pás nas tantas,quando ele nos consegue ultrapassar ja la mesmo no fim da subida , o Furriel que ia ao meu lado começa a gritar comigo.
-Condutor estás fod***...é o meu comandante e se ele me castigar tu estás lixado...eles eram do GAC e eu do GCS.
-Na segunda-feira na formatura o comandante do RAL,diz...os condutores que foram a Pombal apresentem-se no meu gabinete.
-La vou eu e o meu colega,Cabo, Ponte,(que por sinal estava muito bem visto ) ao comandante. Quando ele nos vê,diz...vocês,foram vocês??...o comandante do GAC,veio aqui fazer queixas, de que iam numa corrida em excesso de velocidade,afinal em que é que ficamos?

-Bem, nós e tal,não é nada disso...ele é que nos queria passar,mas nós íamos a fazer uma ultrapassagem a viaturas mais lentas e não o podemos deixar passar,mas não infringimos os limites de velocidade.
-O comandante lá bem no fundo viu o "filme" e disse...vão-se lá embora,mas que fique ciente, que daqui para a frente a velocidade máxima é de 70Km.

Não é preciso dizer mais nada,as camionetas davam 120Km e os nossos camaradas não podiam perder os comboios.

Quanto ás "coelhas" nas traseiras...na altura ainda não existiam telemóveis,mas nos reforços,iam lá algumas à vedação fazer umas "chamadas para Tokio"

Aparece um dia para pedalares connosco.

Abraço
 

stilo

Member
Boas,

Stilo, quanto muito quem poderá estar na tropa será a Primeiro Sargento Bessa (caso fosse dos quadros permanentes (QP) e não tivesse saído) e eventualmente outro militar que tenha concorrido a algum curso para ingresso nos QP, pois todo o restante pessoal a contrato já saiu todo de certeza. De 98 a 2012 vão 14 anos e no máximo existiram contratos de 9.


Abraço

Exactamente, 1o sargento Bessa, de Sao Mamede Infesta, uiiii tantos suspiros !!!!!
 

AmeixaAljezur

New Member
Eu estou como um colega, fui ao Dia da Defesa Nacional a Beja porque acabaram com a tropa obrigatória, no entanto dei-me como voluntário, a meio da recruta surgiu a hipotese de entrar na Câmara em contrato efectivo, e vim embora....Exército..2008..
 
Last edited:

AmeixaAljezur

New Member
Fui incorporado na Marinha em Agosto de 1987.

Durante 3 meses fiz a recruta em Vila Franca de Xira. Depois fui fazer o curso de Manobra no Alfeite, porque o objectivo era o Navio escola Sagres. Entretanto adoeci, e não fui seleccionado para o meu objectivo, mas destacaram-me para a Rádio Naval de Sagres :eek::eek: ( não podia ser mais longe)

Permaneci nesta unidade 12 meses. Foi um dos melhores anos da minha vida. Éramos apenas 40 homens(+-) o que fazia de nós uma família.

18 Meses por conta do Estado... e não me queixo.

Alguém passou por estas unidades militares?


Boas, conheceste o Luis Augusto (Ameixa)? ia de Aljezur numa zundap
 

fmm

Member
Boas AmeixaAljezur e Fogueteiro

Fui voluntário para a Marinha em Agosto de 95. 8ª Companhia
Fiz a recruta em Vila Franca e também o curso L em Vila Franca, curso de limitação de avarias no grupo 2 e depois regressei novamente ao grupo 1.
Seria bom que aparecessem aqui mais filhos da escola.


Abraço e boas pedaladas.

Filipe
 

Paulo V.

New Member
Eu estive na terceira incorporação de 93, apresentei-me para recruta na Escola Pratica de Transmissões (Porto), após a recruta foi encaminhado para Santa Margarida para a Companhia de Transmissões, estive lá um dia e ao fim desse dia vim em diligencia para o Quartel General de Santa Margarida uns 4 meses e meio onde tratava das comunicações telefonicas com o exterior... resumindo foi uma vida santa e que me deixa imensas saudades e também me deixou muito pessoal amigo que gostava de encontrar novamente.
 

noody_here

New Member
Regimento de Artilharia de Costa, RAC, Oeiras, Parede, Arrábida, Setúbal, Fonte da Telha, Alcabideche.
3ªTurno de 1991, Novembro.

Passagem á disponibilidade como 2ºSARG. RC em 1996.
 

pmvpires

New Member
Abril de 1996
Especialidade - Condutor de Pesados
Recruta e pronto em Stª Guida no grande RC4

248104_214308461932967_3156027_n.jpg









www.xtdeportalegre.blogspot.com
 

SLB4EVER

Member
EPT - Escola practica de transmissões no Porto
1990/1991 simplesmente único, em 8 meses de tropa passei pelo Porto; Lisboa; Évora e Vendas Novas...mais um mês e ia para Tavira e ficava mais perto de casa ;)
 

spartaan

New Member
Boas,

Até que este tópico é interessante, bom eu estive nos Fuzileiros de 1991 a 1992 na escola de fuzileiros e depois na força de Fuzileiros na base naval do alfeite e colocado no Batalhão Operacional nº2.

Cumprimentos,

A.da Silva
 
Top