• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Qual engenharia?

Boas pessoal.
Sempre tive curiosidade em saber qual a engenharia seguem os trabalhadores de qualquer marca de bicicletas. Alguém me sabe dizer?
 

Carolina

Well-Known Member
materiais, electrotécnica, mecânica, aerodinâmica, informática.

e mesmo as outras não são de descartar, depende um bocado do trabalho em si.
 

grouk

Active Member
Uma boa engenharia é a da vida!!!
Tudo o que tenha ver com materiais fisica biomecanica mecanica eletronica analise de dados aero espacial informatica é so escolher
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
sendo da área não quero dizer que os engenheiros sejam menos capazes de resolver um qualquer problema por estarem mais ligados a determinada área ... engenheiro ... aquele que tem engenho para resolver os problemas e questões que vão aparecendo ... se possivel prevenindo desgaste de material e a sua durabilidade e resistência para a sua vida útil.

Um pouco abrasileirado ... mas enfim ... é o que se arranja por agora:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia

Sou da opinião que para a industria de velocipedes deve ser alguém com formação em, resistência de materiais e ligação mecânica entre os diversos componentes.

Se tem electricidade ou tijolos no meio ... isso agora .... é para o que der ...

O informatico começa a ser muito útil na instalação de linhas de montagem de componentes ...

A automação outra área que importa não descurar ...

Um catedrático dos da velha guarda dizia-me em 2005 ... não sei para que dão tantos cursos diferentes de engenharia se no fim aprendem todos o mesmo ...
 
X

Xequemate

Guest
É como já foi dito, muitas das engenharias são aplicáveis ao estudo/criação da melhor bicicleta, acaba por ser multidisciplinares. À partida também diria Eng Mecânica ou resistência dos materiais para o desenvolvimento e uso dos melhores materiais na concepção da bicicleta (não é só o quadro mas sim todos os componentes), mas depois há sempre as questões biomecânicas, aerodinâmicas, design, logística, etc. Por isso depende de qual a área que mais gostas.
 
Estão-se a esquecer de uma engenharia muito importante.... Eng Gestão Industrial (agora estou a puxar a brasa à minha sardinha eheheheh). Mas esta é necessária no controlo de qualidade e gestão da produção por exemplo.

Como já aqui foi dito no departamento de I&D penso que haverá essencialmente eng mecânicos, materiais e de polímeros.
 
Top