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Powermeter (o aparelhinho da discórdia)

jns

Member
@petrix eu também recebi o meu edge 1000 hoje mas diz que aceita bluetooth. Ainda tenho que o por à prova com o telemóvel. Entretanto também descobri que preciso de comprar um powermeter com eixo para bottom bracket pf bb 92, ou senão trocar pelo que vier com ele. Vamos lá a ver como é que me amanho. Encontrei um rapaz que tinha um rotor com bb 30 mas arrependeu-se de o meter a venda. Encontrei uma rapariga com outro rotor, mas parece-me um bocado puxado pela idade/utilização que já levou.
 

Bike rider

Active Member
Viva,
Tenho estado num outro tópico a falar de power meter, benefícios, pós e contras etc.
Até hoje tenho investido na bike e em equipamento e sempre achei que isso só servia a profissionais , mas isto é como tudo, primeiro "estranha-se depois entranha-se" o que eu faço a nível de treino é medir os tempos nos segmentos do Strava e olhar para as pulsações mas nunca se sabe se no futuro possa adquirir um caso a motivação para treinar se mantenha.
Sabem-me dizer como funciona a compatibilidade com o Garmin Edge 810 .
Cumps
 

Carolina

Well-Known Member
Por aquilo que eu li trata se de uma ferramenta que mede em tempo real os teus watts de potência certo?
Tipo fazes um percurso, e quando o fazes novamente ele indica-te se estás a superar a anterior volta ou não corrige-me se estou a dizer asneira.
Cumps

Exactamente, dá-te a potência que estás a debitar em tempo real. Se levantas um bocadinho o pé ou se metes mais força nos pedais, os números baixam/aumentam logo. Com a frequência cardíaca isso não acontece. Demora muito tempo a reagir.

Consegues saber de forma exacta o trabalho que estás a realizar, portanto permite que faças a gestão de esforço muito melhor.

Os tempos em segmentos são giros, mas basta estar vento que os tempos deixam de ser muito comparáveis. Já me aconteceu debitar mais power, mas não conseguir bater o tempo numa subida.

Se treinares em casa também é uma mais valia, no turbo trainer não tens segmentos.

Para saberes a tua evolução tens de conhecer os teus números. Quando o comprei nem conseguia fazer 1 hora a 200w de normalized power. Agora no mediofondo do algarve fiz 3 horas e meia a 200 e pouco. No turbo trainer não era capaz de fazer 15 min. a 180w, a semana passada fiz 15 min a 207.

Se vale a pena comprares já, eu digo-te que não. Faz pelo menos um ano a treinar como deve ser com os tempos e com a frequência cardíaca. Se daqui a um ano ainda treinares como deve ser, então pensa num powermeter. É um investimento caro e só tem interesse para quem tem um determinado mindset e capacidade de sofrimento. Se não tens estas coisas então os tempos e o ritmo cardiaco são suficientes e não assaltam a carteira de ninguém.
 

Bike rider

Active Member
Exactamente, dá-te a potência que estás a debitar em tempo real. Se levantas um bocadinho o pé ou se metes mais força nos pedais, os números baixam/aumentam logo. Com a frequência cardíaca isso não acontece. Demora muito tempo a reagir.

Consegues saber de forma exacta o trabalho que estás a realizar, portanto permite que faças a gestão de esforço muito melhor.

Os tempos em segmentos são giros, mas basta estar vento que os tempos deixam de ser muito comparáveis. Já me aconteceu debitar mais power, mas não conseguir bater o tempo numa subida.

Se treinares em casa também é uma mais valia, no turbo trainer não tens segmentos.

Para saberes a tua evolução tens de conhecer os teus números. Quando o comprei nem conseguia fazer 1 hora a 200w de normalized power. Agora no mediofondo do algarve fiz 3 horas e meia a 200 e pouco. No turbo trainer não era capaz de fazer 15 min. a 180w, a semana passada fiz 15 min a 207.

Se vale a pena comprares já, eu digo-te que não. Faz pelo menos um ano a treinar como deve ser com os tempos e com a frequência cardíaca. Se daqui a um ano ainda treinares como deve ser, então pensa num powermeter. É um investimento caro e só tem interesse para quem tem um determinado mindset e capacidade de sofrimento. Se não tens estas coisas então os tempos e o ritmo cardiaco são suficientes e não assaltam a carteira de ninguém.
Obrigado Carolina, è o que eu tenho feito basicamente e a verdade é que a motivação nem sempre é a mesma há dias e dias mas vamos andando.
Já agora a última questão, os melhores medidores são instalados nos crenks ou nos pedais?
 

Carolina

Well-Known Member
A instalação nos pedais, cranck ou pedaleira é irrelevante. Isso depende mais daquilo que queres gastar e do número de bicicletas que tens.

Os pedais têm 2 grandes vantagens: instalação super fácil e possibilidade de upgrade se optares por comprar primeiro a versão unilateral.

Vais ficar bem servido com qualquer opção, a unica coisa que realmente interessa é escolheres um modelo que seja fiável e que aguente com a utilização. Hoje em dia quase todos os PMs cumprem isto, mas aconselho sempre a que pesquises bem antes de tomar uma decisão. Podem sempre haver pequenos problemas, como é este caso entre garmin e stages ou os assioma com o bolt, por exemplo.
 
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Bike rider

Active Member
A instalação nos pedais, cranck ou pedaleira é irrelevante. Isso depende mais daquilo que queres gastar e do número de bicicletas que tens.

Os pedais têm 2 grandes vantagens: instalação super fácil e possibilidade de upgrade se optares por comprar primeiro a versão unilateral.

Vais ficar bem servido com qualquer opção, a unica coisa que realmente interessa é escolheres um modelo que seja fiável e que aguente com a utilização. Hoje em dia quase todos os PMs cumprem isto, mas aconselho sempre a que pesquises bem antes de tomar uma decisão. Podem sempre haver pequenos problemas, como é este caso entre garmin e stages ou os assioma com o bolt, por exemplo.
Obrigado Carolina se algum dia me meter nisso depois venho aqui chatear.
Boas pedaladas, se não me engano tenho-te adicionada no meu Strava e dei-te Kudos dessa prova que fizeste no Algarve:)
 

jns

Member
Pois, provavelmente haverá aí alguma conexão. Se reparar, por exemplo, esse dcrainmaker ou o shane miller do yt, não dizem para escolher um powermeter em prol de outro, só que será também uma boa opção a considerar...
 

Carolina

Well-Known Member
Ele avisa quando compra e quando é produto enviado pela marca. Os ficheiros das voltas também são disponibilizados.

Poderá haver um certo bias para alguma marca, mas das reviews que li até hoje sempre me pareceu imparcial. (Ou o mais imparcial possivel) Já escreveu mal/bem de todas as marcas.

Não me ocorre nenhum caso onde tenha feito uma comparação injusta.
 

DMA

Well-Known Member
No link têm uma explicação um pouco detalhada desse assunto:

https://www.dcrainmaker.com/2018/02/stages-lr-dual-sided-power-meter-in-depth-review.html

Depois de ler isto concordo com o facto de as primeiras gerações não serem tão apelativas e o porque de várias promoções nos estares. A marca quer ver-se livre das duas 1as gerações e adicionou a 3a geração quase à socapa de forma a corrigir esse problema sem ter que publicamente fazer muito alarido ou grandes mea culpas

Realmente quando notei que estava um G3 à venda, pensei WTF! Houve realmente muito pouco alarido, e em muitos casos, sem um bocado de atenção nem se nota se estamos a comprar um G2 ou G3.
Eu pessoalmente não tenho tido problemas com um G2 que tenho. O único problema é a curta duração das pinhas. Curiosamente falam na melhoria da qualidade do acelerômetro (acho que isso é que justifica a melhoria no valor da margem de erro) e na melhoria da força do sinal ANT+ ... em relação à uma maior durabilidade das pilhas, não vi nada.
 

Wawando

Well-Known Member
Boas,
Em relação aos powermeters Left only e Left+Right posso ajudar, uma vez que tenho ambas as versões há uns bons anos e utilizo com frequencia.
Resposta rápida: left chega e sobra!
Resposta longa: se tiveres a pedalar "light" podes conseguir "manipular" o power, mas andando normalmente e nos testes de ftp, vo2, etc é quase impossível porque quando vais a fazer muito power o cormo equilibra a coisa. Eu já fiz N testes com left+right e com left e o resultado é exactamente o mesmo.
O importante é a fiabilidade/estabilidade do powermeter. Left´only fiável 1000x melhor do que left+right.
Em relação a ter mais ou menos power numa perna, não somos simétricos. há sempre dif. Vê-se uma ves e depois caga nisso, nunca mais se olha para o balance.
Abraços!
 

FSantos

Active Member
Se não estou em erro este watteam é só para pedaleiros em alumínio o que é uma pena, preço/qualidade parece ser porreiro (não comparável ao srm mas penso ser suficiente para um atleta como nós (eu), mas pelo que andei a investigar estão a trabalhar em uma versão apta para carbono mas sem data de release.
 

Wawando

Well-Known Member
Mais um Low Cost :) (já tinham colocado aqui no forum? se sim peço desculpa mas não vi nenhum post)

259 E modelo Single. Deve-se colar o PM ao crank mas penso existir a versão já "sensor colado" por mais uns E

Compra:
https://www.powermeter24.com/pt/watteam-powerbeat-single-powermeter-1167

Colagem:

Review:
Nem dado... mesmo dos q vêm montados sao poucos os fiaveis... 3a versao seja de quem for... ate o da shimano esta a dar problemas depois de tanto tempo e sendo a shimano quem é...
 
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