• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pneus Michelin Pro Race 3 - Dúvida

J.P.

New Member
Boa noite,

Acabo de montar um par de pneus Pro Race 3.
Já montei muitos pneus.
Foi a 1ª vez que montei uns Pro Race 3.
Tive tanta dificuldade que fiquei a achar que se vier a furar estou tramado.
Demorei imenso tempo e precisei de utilizar 3 desmontas na operação (nunca tinha tido necessidade de utilizar tantos desmontas. Os pneus anteriores nem sequer precisavam de desmontas...).
O pneu fica tão justo...mas tão justo... que é uma aventura metê-lo na jante. Mesmo para meter a 1ª lateral, tive de utilizar desmontas. Nem me estava a querer acreditar. Ainda pensei que talvez tivessem defeito (mas não é razoável que assim seja).

Como há por aqui muita malta com estes pneus gostava de saber se é sempre assim ou se depois com o uso o pneu "alarga" um pouco e é mais fácil montar e desmontar.

Só pensar que posso ter um furo de noite ou com chuva me deixa mal-disposto porque se em casa foi o que foi nem quero imaginar na estrada com más condições.

Abr
 

fogueteiro

Active Member
Tocaste num assunto que é similar ao meu.

Tive uns Lithion e o problema existia. Entretanto mudei para uns Krylion Carbono, e julguei que o problema estava resolvido, mas a coisa é igual:mad::mad:.

Será o aro? Se conseguires solução diz-me, ok?
 

J.P.

New Member
As rodas são as Fulcrum 5.
Hoje quando cheguei á garagem tinha um furo na roda da frente. Claro que com tanta luta para montar os pneus ontem á noite,devo ter trilhado a câmara de ar.
Ainda não rodei com estes pneus e já me estou a passar. Daqui a um bocado vou trocar a câmara de ar e se a dificuldade for a mesma, algum amigo de pedaladas vai ganhar um set de pneus novos, porque com esta dificuldade de montagem não me servem.
A bike é para me distrair e fazer desporto não é para andar à porrada:mad::mad::mad::mad::mad:
 

gurumor

Member
Desculpem se o que eu vou sugerir é algo que já sabem, mas só vou tentar ajudar.
Ao vivo é muito simples de explicar, mas vou tentar descrever...
Já montei e desmontei muito pneu de estrada e de BTT, com arame e sem arame, com câmara ou tubless (nestes nunca precisei de bomba de alta pressão).
Raramente, mas mesmo muito raramente, uso os desmontas.
O "truque" é simples. Durante a operação, tenho sempre em mente que o centro do aro é onde está o menor diâmetro da roda, e é lá que o pneu tem de estar. Dou sempre 2 ou 3 voltas para garantir isso.
Se em determinado momento se torna mais difícil de meter o pneu no aro, volto a percorrer toda a roda e a acamar bem o pneu (que já está metido) no centro do aro. Regresso ao que ainda falta e apenas com os polegares lá vou metendo o pneu aos poucos. Nos tubless, se o pneu ficar bem centrado no centro do aro, fica de tal forma justo e selado que uma bomba vertical é suficiente para o encher. Nos com câmara, ao ajustarmos o conjunto pneu/câmara no centro do aro evita-se (quase sempre) que a mesma fique trilhada.
Para desmontar é a mesma coisa. Tiro o ar, empurro os dois lados de todo o pneu para o centro do aro (as mesmas 2 ou 3 voltas) e depois basta empurrar ao mesmo tempo as duas paredes do pneu para um dos do aro que ele sai logo um pouco e com a mão consegue-se puxar.
Espero ter ajudado!
 
Last edited:

orrap

Member
Olá J.P., já resolveste a situação?
Eu comprei á uma semana 1 pneu lithion2 e nunca tinha montado deste tipo sem arame, segui os passos que estão no pacote envolvente e correu bem, claro que para encaixar a 2 virola foi preciso os desmontas. As minhas rodas são triviais - stilus corsa -.
Boa sorte
Luis Parro
 

fogueteiro

Active Member
Gurumor

essse procedimento é o que costumo fazer. As minhas rodas são umas campagnolo Vento. Felizmente não tenho tido necessidade de os tirar muitas vezes, porque não tenho tido furos. Mas...
 
Last edited:

Scorpio

Banned
Boas pessoal,

É perfeitamente acontecer isto com os pneus sem arame, pois têm a necessidade de ficar mais "justos" ao aro para não saltarem fora.

O segredo é colocar um bocadinho de spray de silicone no pneu na zona que está a custar a entrar.

Boas montagens
 

carlo 156

Member
Com pneus Michelin nunca tive problemas de montagem, já com a Hutchinson e Continental é necessário um esforço adicional.
Há cerca de dois meses montei pneus Michelin pro race 3 numas rodas ultegra SL sem qualquer problema.
 

J.P.

New Member
Pessoal, agradeço a vossa ajuda.

Acabadinho de chegar da garagem.
Trilhei nova câmara de ar , parti um desmonta e não consegui montar o pneu da frente:mad::mad::mad:.
Isto é ridiculo.:mad::mad::mad:
Já montei montes de pneus em estrada e btt. Tenho jeito para estas coisas, nunca tive problemas e normalmente só preciso de um desmonta às vezes nem isso. Quando vou com os amigos e alguêm fura até sou eu que costumo trocar a câmara de ar porque faço a coisa rápidamente. Mas esta m***da é a missão impossível.É tão estúpido que nem sei como hei-de descrever...
Já tinha utilizado ontem as vossas técnicas (conselhos) e mesmo assim foi muito difícil. Hoje nem consegui (se continuasse a tentar ia estragar mais material...)
Vou desistir dos Pro-Race 3 porque não estou para ter estes problemas na estrada. Para isso utilizava tubulares... quer dizer...com tubulares era muito mais fácil...
O que me lixa não é só a perda de 2 pneus novos é não estar a perceber o que se passa...porra consegui partir um desmonta e ainda bem que foi o desmonta e não foi o aro amolgado.
Será que sou o único a queixar-me???!!!
Será que os pneus têm defeito???!!! Por muito improvável que seja é a única explicação que encontro.
Estou mesmo lixado ainda por cima nem queria estes pneus foi uma compra de circunstãncia para desenrascar.

Mandem aí uns comentários ( tenham em conta que sei trocar pneus...)

Burning-Dogma sei que tens Fulcrum 5 com estes pneus, queres comentar.

Obrigado pessoal
 

Lyp

Active Member
Eu também tenho Pro 3 Race, com Mavic Aksium. Noto ou notei também a referida dificuldade em tirar\montar o pneu. A vantagem é que nunca furaram com cerca de 5000 km. Não te desfaças dos pneus, pelo menos na minha opinião são excelentes ;)
 

J.P.

New Member
Lyp - Compreendo o que dizes, mas para mim um pneu bom tem de se poder montar e desmontar com alguma facilidade, porque faço trajectos longos quase sempre em solitário e ás vezes ando á noite. Á bocado nem consegui montar aquela m***da, agora imagina isto longe de casa e á noite ou com chuva. Caramba, tinha uns Maxxis que para desmontar só precisava de um desmonta e para montar não precisaiva de nenhum, nunca furei com eles mas se tivesse furado tinha resolvido o problema super-rápido. Com estes acho que nem rápido nem devagar...não percebo.
 

Figueiredo

Active Member
Realmente é estranho sempre ouvi dizer bem destes pneus e só agora falaram neste problema, eu tenho uns Mondo Pro da Specialized e nem usei desmontas para os colocar...
 

Burning Dogma

New Member
Tenho o mesmo conjunto (Pro Race e Racing 5) e quando monto um pneu novo é a mesma coisa. Nunca uso desmontas mas fico com bolhas nos dedos da força que preciso de fazer para o montar. Uma coisa que ajuda minimamente e começares a meter o pneu pelo lado contrário à válvula da câmara de ar. Mas isto tudo acontece por o pneu nunca ter estado com pressão para dilatar. Posso-te dizer que já tive o azar de furar logo na 1ª volta (esteve o pneu cheio só na noite de um dia para o outro) e já não custou nem metade a montar em relação à 1ª vez porque entretanto o pneu já esteve com pressão e o material já "dilatou". Essa noite com 8Bar foi o suficiente para o pneu esticar. Se na estrada o pesadelo para o montar fosse como quando o pneu é novo, eu já tinha mudado de marca à muito tempo:D
 

salpicão

Member
Boas,
tenho uns pro3 race nas minhas ksyrium sl, já furei montes de vezes, e mudança de camara é muito fácil...
Pode ser defeito do pneu.
Abraço.
 

tdi

New Member
Boas ....
Eu tive muito tempo(6000km) os michelin com 2 furos...
Estavam montados nas Fulcrum racing zero e nunca tive stress para montar ou desmontar.
Mas o problema é dos dois lados...rodas e pneus....agora tenho gp 4000s e foram mais faceis de montar.
Não te desfaças dos pneus pois a relacão preco/qualidade/km/furos é muito boa.
 
Já tive 4 Pro Race 3 com aros Shimano (WH 7850 C24 CL ).
Os pneus montavam-se bem com desmontas, nada que se pareça com o que descreves.
Outra questão foi o 2º jogo de pneus ter furado os 2 pneus em menos de 100 km (1 com corte, o outro com uma pedrinha), não sei se era um jogo de pneus estragado mas foram para o lixo. Passei a Continental GP4000s. O 1º jogo de pneus tinha feito cerca de 3000 kms.

Abraço.

Filipe
 

cokenim

Active Member
Á boa explicação do gurumor, eu acrescento que aplico um pouco de pó de talco na câmara.Coloco um pouco de ar,mas muito pouco para evitar que a câmara fique debaixo do pneu e depois o mesmo procedimento explicado pelo nosso colega Guromor.Utilizei este método para montar os 2 Michelin Krilion em aros Mavic aksium e tenho mais confiança em pneus que ficam bem justos.
É muito provável que a camara do JP tenha ficado debaixo do pneu.
 

J.P.

New Member
Boa noite pessoal,

Antes de mais obrigado pelos vossos comentários.

Ainda não fiz nova tentativa desde o meu último post.

Experimentei todos os truques que mencionaram e ainda mais alguns de que me lembrei.
Recuso-me a acreditar que é por falta de jeito que a coisa corre mal (e isto não é orgulho pq não sou dessas coisas) uma vez que nunca me vi numa situação destas noutras desmontagens/montagens.

Vou fazer uma ultima tentativa e depois digo alguma coisa.

Acredito que o pneu seja muito bom (é opinião geral de quem o têm), mas não posso (ou não quero) correr o risco de ficar na beira da estrada por não conseguir montar o pneu depois de um furo ou por trilhar as câmaras todas.

Os pneus ainda não rolaram e já lá vão 2 câmaras de ar novas, um desmonta, duas bolhas nas mãos e uma enorme irritação e frustração...


Burning Dogma - Mas montaste os pneus novos nas F5 ou já estavam usados quando compraste as rodas?
Faço-te esta pergunta porque sem desmontas com estes pneus e com estas rodas é de todo impossível (como já disse parti um desmonta da BBB que apesar de ser de plástico é super resistente)

Abr
 

J.P.

New Member
Bom, a "A aventura na garagem-parte III" foi assim:

Com calma, determinação, câmara de ar nova e 3 desmontas lancei mãos à obra para trocar a câmara que estava furada.
A coisa correu melhor do que estava à espera, com calma e aos pouquinhos lá consegui montar o pneu com a câmara de ar nova, precisei de 3 desmontas e levei algum tempo, mas não correu mal de todo.
Vitória???
Não, nem por isso.
Enquanto arrumava a ferramenta e lavava as mãos começo a ouvir o barulho de um furo (pequeno mas audível no silêncio da noite). Claro que vi logo de onde era; novamente a câmara de ar trilhada.
Toca a desmontar e a remendar (desta vez não iria colocar uma câmara nova). Depois desta operação começo a montar o pneu, mas agora a coisa estava mais difícil do que da vez anterior (ou eu menos paciente...sei lá) e lá vai mais um desmonta para o galheiro.
Palavra que até hoje nunca me tinha ocorrido que os desmontas partissem. Acho que é quase a mesma coisa que um gajo vir dizer que partiu o garfo ou a colher durante a refeição:D:D:D.
Posto isto o meu problema ficou resolvido porque tirei o pneu que não estava ainda completamente montado, tirei o outro que estava montado desde ontem e com 8 bar ( ainda assim o sacaninha deu luta a sair) dobrei-os bem dobrados e amanhã vou oferece-los a um amigo que por sinal anda bem necessitado e sem muito ávontade (€) para os comprar.

Depois de tudo isto em 5 minutos fui ao balde da reciclagem que tenho na garagem, buscar os meus estafados Maxxis (de quem já me tinha despedido) e deixei-os montados. Antes de me vir embora da garagem quase me apeteceu dar-lhes um beijinho de boas noites.
End of story

Amanhã de manhã a primeira tarefa do dia vai ser encomendar um set de Maxxis na CR.

Mais uma vez obrigado pelas vossas dicas. Não digo que não fico com pena de experimentar estes pneus, mas se a coisa já foi dificil na minha garagem com conforto, tempo e ferramenta, nem quero imaginar como será na beira da estrada sozinho a stressar porque está a anoitecer etc etc...No way

Boas pedaladas
 
Top