• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Passeio Cicloturismo Comporta - Vila Nova Milfontes FPCUB 17 Abr. 2010 (Foto Report)

Figueiredo

Active Member
Km: 79,75
Tempo: 3h09m15s
Média: 25,2

img1753ew.jpg



Mais fotos aqui: http://ciclofigueiredo.blogspot.com/2010/04/passeio-cicloturismo-comporta-vila-nova.html
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Re: Passeio Cicloturismo Comporta - Vila Nova Milfontes FPCUB 17 Abr. 2010 (Foto Repo

Vila Nova de MilFontes / Vila do Bispo 3 dia 18/04/2010

Tempo: 04:06h
Km: 89km
Media: 24.5


:mad::mad::mad::mad::mad:
Chuva e mais chuva e mais chuva
:rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Esteve bom :D:D:D


Mas os Trepadores da Figueira tiveram alguns contratempos que desenvolverei mais tarde.
 
Last edited:

Figueiredo

Active Member
Re: Passeio Cicloturismo Comporta - Vila Nova Milfontes FPCUB 17 Abr. 2010 (Foto Repo

Encontro Internacional leva ao Algarve cerca de mil cicloturistas

"...E foi como pano de fundo o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que este fim-de-semana, sexta 16, sábado 17, e domingo 18 de Abril, se realizou a 24ª edição do “Encontro Internacional de Cicloturismo Sesimbra/Algarve”, a 2ª clássica mais antiga do cicloturismo nacional, numa organização conjunta do Núcleo Cicloturista de Sesimbra Associação de Defesa do Ambiente, e da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, que juntou cerca de 1000 de participantes, divididos por 68 equipas e individuais.

A edição deste ano destaca-se pela junção de três actividades em paralelo, a clássica feita em estrada, o Btt fora de estrada por GPS, e mais uma edição de Audax.

O evento teve início na 6ª feira dia 16 com o trajecto de estrada facultativo entre Santana, Sesimbra, e Setúbal, a partida foi dada junto ao parque de campismo Valbom pelas 15 horas, numa distância de 32 kms.

No sábado dia 17, os participantes de estrada tiveram pela frente 80 kms, ligando a Comporta a Vila Nova de Mil Fontes, com passagem por, Carvalhal, Santo André, São Torpes, Porto Covo, onde chegaram cerca das 12 horas ao parque de campismo do Sitava.

No domingo 18, último dia do evento, os participantes de estrada saíram pelas 8 horas da ponte de Vila Nova de Milfontes, pela frente 95 kms, até Vila de Bispo, com passagem por, Cabo Sardão, Fataça, Odeceixe, Rogil, Aljezur, Bordeira, Carrapateira, e a chegada a Vila do Bispo a acontecer depois das 12 horas.

A parte de Btt teve início no sábado dia 17 em Tróia pelas 8 horas, com a ligação a Odemira. No domingo 18, foi a ligação de Odemira a Vila de Bispo, ambos os dias foram percorridos com GPS, numa totalidade de 265 kms.

A parte do Audax, foi realizada apenas no domingo dia 18, com os participantes a concentrarem em Porto Covo, e a saírem pelas 9,30, pela frente tiveram cerca de 108 kms para percorrer.

O Sesimbra/Algarve é sem duvida uma clássica apreciada por muitos, é certo de que a crise actual, as muitas dificuldades que se apresentam, restringe sem dúvida a participação de muitos, e as edições áureas que chegou a juntar mais de 3000 participantes, ficando na memória de muitos, são inesquecíveis, porem a edição deste ano foi positiva, e o número foi sem dúvida muito satisfatório, a organização ficou satisfeita, e o presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) José Manuel Caetano falava à nossa reportagem sobre o evento, e dizia, “Este ano voltamos ao formato anterior, depois de duas edições a fazermos o evento por equipas, roda livre, este ano voltamos a fazer o passeio com os participantes em pelotão, temos uma moldura humana muito boa, e apesar da crise, o número de presenças é sem dúvida significativo, o que prova o interesse e o peso que este evento ainda tem da parte dos cicloturistas”. Perguntamos ainda a José Manuel Caetano as origens do Sesimbra/Algarve, o qual nos dizia, “As origens foram simples, há 24 anos um grupo de amigos, pessoas que gostam de andar de bicicleta pensaram em fazer um passeio de entre Sesimbra e o Algarve, uma amigo e dono do hotel de Monte Choro no Algarve apoiou a iniciativa, e oferecia uma estadia para ficar no seu hotel, no inicio o grupo era de cerca de 50 pessoas. O secretário de estado do ambiente na altura Carlos Pimenta, sabendo da iniciativa, inseriu a mesma nas comemorações do “Ano Europeu do Ambiente”, foi feita alguma divulgação por parte do mesmo na altura e em diversos órgão de comunicação social, e juntou-se na altura umas 900 pessoas, fizemos assim o primeiro Sesimbra/Algarve, o qual terminou em Monte Choro com um grande banquete oferecido no hotel, a partir dai, nunca mais parou, e o resultado aqui está”.

O comentário final:

Foi a realização de mais uma clássica, desta vez mais um Sesimbra/Algarve, um passeio que ao longo de muitos anos tem marcado todos aqueles que nele já participaram. Foram três dias de muitas e fortes pedaladas, o primeiro e segundo dia com um trajecto bom para rolar, o último, com algumas dificuldades maiores, mas também superadas pelos participantes, a chuva que antecedeu o evento não fez desistir os participantes, pelo contrário a participação acabou por ser significativa, durante as pedaladas de sexta-feira a chuva esteve ausente o que proporcionou um bom passeio, no domingo, existiu bom tempo e mau, e algumas pedaladas ainda foram baptizadas pela chuva, as quais foram superadas pelos cicloturistas, no final, um mega almoço foi oferecido a todos os participantes pela FPCUB, uma suculenta feijoada, preparada por dois cozinheiros da marinha, que foram até ao Algarve para proporcionar um final de festa suculento, a todos os participantes, acompanhantes e organização.

Um agradecimento especial da mesma ao conselho executivo da escola E + B de S. Vicente de Vila do Bispo que cedeu o seu refeitório e as suas instalações para receber todos os participantes, ainda à Câmara Municipal de Sesimbra e Vila de Bispo, como aos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, pelo apoio dado ao evento, como ainda um agradecimento especial à Brigada de Trânsito da GNR, pelo exemplar acompanhamento que fez em prol da segurança de toda a caravana.

O ano de 2011 será de bodas de pratas, serão os 25 anos de um dos passeios que junta ainda muitos amantes das bicicletas, cicloturistas amantes de uma modalidade que domingo a domingo encanta, e faz encantar as estradas por onde os mesmos vão rolando, com o coloridos dos seus equipamentos, das suas bicicletas, e da sua alegria, com os votos de bons passeios, em 2011 cá estaremos para mostrar os 25 anos do Sesimbra/Algarve, até lá, boas pedaladas…

Fonte: http://jornalciclismo.com/encontro-internacional-leva-ao-algarve-cerca-de-mil-cicloturistas
 

Bruno Malheiro

New Member
Re: Passeio Cicloturismo Comporta - Vila Nova Milfontes FPCUB 17 Abr. 2010 (Foto Repo

Eu tive azar este ano fiz o raid de btt Setubal-Vila do Bispo 357km em 2 dias com 3700m de acumulado e quando cheguei aos balnearios da escola de Vila do Bispo as 15h30 já tive de tomar banho de agua morna,e comer a feijoada aquecida 2vezes.
É o que dá andar feito tenrinho nas falésias e a chafurdar na lama :D
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Re: Passeio Cicloturismo Comporta - Vila Nova Milfontes FPCUB 17 Abr. 2010 (Foto Repo

Olá Bruno M

Acedido que no domingo não tenha sido fácil pois O PPl da estrada apanhou muita chuva eu agora imagino o sacrifico que foi fazer esse trajecto pela magnificas paisagens da costa vicentina, para o PPl do BTT.

A respeito dos banho da nossa parte agua bem quentinha 5***** a nada a dizer, da comida como sumos algarvios juntamo-nos todos e fomos comer a um restaurante.
 
Top