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Orbea Orca

David Raquel

Well-Known Member
Boa noite pessoal,

Venho aqui deixar uma pequena análise que tiver oportunidade de fazer à bike que um amigo me emprestou por cerca de 2 semanas, com a qual fiz à volta de 400km. O bicho em questão é uma Orbea Orca (não sei o modelo específico). As alterações que fiz foram o selim e os pedais porque não tenho sapatinho de estrada. Bom, começo por dizer que a minha esperiência com roda fininha é algo primária por isso qualquer exagero da minha parte deve ser tido em conta como a sensação que uma criança tem ao receber um brinquedo novo .

Começo por fazer uma descrição da máquina:

Quadro/forqueta: Orbea Orca (2008 se não estou em erro)
Transmissão: campagnolo Record
Rodas: Campagnolo Neutron
Pneus: Schwalbe ultremo
Travões: campagnolo record
Manetes: campagnolo record
Guiador: ITM (não sei o modelo)
Avanço: Ritchey wcs 4axis
Espigão: Zeus (Orbea)
Selim: Tune Speedneedle
Pedais: shimano m540

Peso (sem pedais) 6.8kg

Sensações:

Quadro/Forqueta:

Um conjunto incrivelmente rígido! Ao início (habituado a FS de btt) achava a bicicleta muito muito dura, qualquer areiazinha no alcatrão vinha parar-me às costas, mas cedo essa sensação passou e me habituei ao quadro. Depois destes Km arrisco-me a afirmar que é até um quadro bastante confortável. A sensação de rigidez é incrível. Se a bicicleta tiver que se atravessar num sprint devido à força da pedalada ela atravessa-se, não cede nem 1mm! Apesar de o quadro ser o tamanho abaixo do indicado para mim senti-me bastante bem “encaixado” na bicicleta e achei o comprimento do tubo horizontal o ideal.

Transmissão:

Já tinha ouvido dizer que Campagnolo não era conhecido pela suavidade (um pouco como a sram no btt) mas mesmo assim fiquei supreendido. De vez em quando as mudanças entravam como autênticos pregos (e não era por falta de jeito) no entanto tiro o meu chapéu à precisão com que as mudanças entravam, sempre certo, sem falhar! O pedaleiro vai deixar saudade com q-factor muito mais reduzido do que estou habituado mas com o qual senti um grande aproveitamento da pedalada! A Combinação 53/39 aliada à cassete 11-23 fez-me ter receio de apanhar alguma subida onde levasse a marretada mais cedo mas nunca chegou a acontecer. É certo que algumas subidas custaram um pouco fazer com 39-23 . Neste ponto talvez optasse por trocar a cassete por uma 11-25. Os desviadores sempre impecáveis sem nada a apontar e de uma beleza estonteante!

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Rodas:

Estas rodas foram uma boa surpresa. Tinham (e têem) um aspecto bastante frágil, aro com enraiação assimétrica mas portaram-se muito bem, levaram algumas cacetadas mas sempre certinhas, 0 empenos. Em termos de Rigidez, nunca as senti torcer nem em sprint pelo que as considero bastante rígidas. Como são de perfil baixo serão mais confortáveis (pelo que tenho lido), mais ágeis a subir mas mais pastelonas a rolar e neste último aspecto tenho que concordar. A rolar a cerca de 45km/h sentia a sensação que as rodas podiam embalar um pouco mais.

Pneus:

Outra grande surpresa! O Piso à La Moto GP impunha respeito! Mesmo assim, nunca senti a bicicleta a fugir e andei com eles a chover bastante (estes últimos dias têem sido complicados aqui na zona de Lisboa). A resistência ao piso é 0! Uma suavidade incrível ao passar no asfalto...sentia-me a percorrer um tapete de veludo! Furos também não foram contados. Gostei bastante dos pneus, 0 falhas!

Travões:

Para quem vem dos discos Hidráulicos deixam um pouco a desejar. Não os posso comparar com outros travões de estrada pela falta de experiência mas considero-os algo fraquinhos. Apanhei alguns sustos pois pensava que podia travar mais tarde mas afinal não...

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Manetes:

O grande calcanhar de Aquiles! Não me consegui adaptar a elas. Não sei se da sua ergonomia se o defeito é das minhas mãos, mas simplesmente não consegui arranjar uma posição confortável! Super precisas e rápidas as muito desconfortáveis. Em posição de rolar (com as mãos na parte dvertical o guiador ) achei-as demasiado compridas, não as conseguia agarrar para travar.

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Guiador:

Juntamente com as manetes formam (para mim) a parte mais negativa da bicicleta. O guiador tinha demasiado “offset” para o meu gosto. Seria um item a trocar...

Avanço:

Sem muita coisa a dizer, lindíssimo, muito rígido e relativamente leve.

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Espigão

Gostei bastante do espigão. Absorve alguma pancada que o quadro se recusa. Infelizmente não sei o peso mas duvido que seja muito leve.

Selim

Sem nada a dizer. Quem me conhece sabe a minha opinião sobre este selim. É O selim!

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Bom, concluindo: Só quer é velocidade a doida :D Considero a bicicleta muito equilibrada, rígida mas ao mesmo tempo confortável...leve e rápida mas estável e segura...um foguete :):)

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ALNM

Member
Análise interessante. A bicicleta também. Se calhar tens pena que não seja tua ...
Concordo contigo que a habituação às manetes Campagnolo não é fácil. A geometria das manetes não tolera erros na escolha das cotas do guiador, sobretudo o alcance. Mas a precisão na passagem das mudanças mais do que compensa.

Pelas fotografias, pareceu-me que as rodas são as Neutron e não as "Neutron Ultra". Estas têm os cubos com corpo em carbono e os aros ligeiramente mais leves - ao todo cerca de 70 gramas no par de rodas. Mas do que eu mais gostei foi do teu comentário: "ágeis a subir mas pastelonas a rolar". Muita gente pensa que as rodas leves é que são boas...
 

Burning Dogma

New Member
As Neutron são das melhores rodas que a Campagnolo produz, mas são rodas para subir e não para rolar. A nível de aerodinâmica são fracas e isso nota-se a altas velocidades. Para isso existem as Shamal, as Eurus ou idealmente as Bora Ultra.

De resto, o quadro é lindíssimo, é um dos quadros mais bonitos do mercado, na minha opinião. A transmissão dispensa apresentações. O guiador não te admires, já tive um e também não gostei do formato dele. E acredita que isso influencia imenso a opinião que tens das manetes. Esse guiador tem um drop muito grande e é complicado chegar às manetes quando se leva as mãos em baixo. Se experimentares um guiador redondo, como um Deda Newton Shallow, um Ritchey Classic ou um FSA Energy aposto que a tua opinião sobre as mesmas muda;)

Só fiquei surpreendido com a tua opinião sobre os travões, pois os Record são tidos como uns dos melhore travões de estrada. Em comparação com uns hidráulicos de BTT não sei como ficam, pois nunca usei hidráulicos.

PS: só eu não tenho amigos que me emprestem bikes destas:D
 

ALNM

Member
... melhor do que as Neutron há ainda as Hyperon Ultra. Só o David sabe o que queria dizer com "rodas pastelonas". Mas o que eu queria dizer não tem a ver com a aerodinâmica mas com o facto de que, sendo umas rodas de aro leve - ainda por cima com pneus Ultremo - são mais dificeis de manter a velocidade porque são mais sensíveis a desacelerar. Isto é sobretudo relevante quando se anda isolado.

Quanto às manetes concordo totalmente com o Gonçalo: um guiador compacto resulta melhor, tanto mais que as manetes Campagnolo são ligeiramente mais compridas do que as Shimano. Tenho um problema semelhante.

Agora travar uma bicicleta de estrada não tem nada a ver com travar uma btt com travões de disco ... mas a eficácia da travagem tem também muito a ver com a superfícies de travagem. Poderá não ser só dos travões.
 
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Burning Dogma

New Member
Ainda sobre a travagem, esses aros tem ar de estar mesmo muito sujos, o que acredito que não beneficie em nada a travagem. E se a análise da travagem foi sobre travagens à chuva (porque a bicicleta tem ar de ter apanhado uma molha), então não esperes milagres numa bicicleta de estrada. Estas bikes na chuva não travam, abrandam:D
 

Leafman

New Member
Eu adoro a minha "besta" da estrada, mas cada vez que vejo uma orca ficam-me lá as vistinhas...mas não tenho dinheiro para esses níveis, assim sendo fico um pouco mais abaixo, mas é um maquinão ;)
 
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