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[Opinião] Trek Domane vs Emonda SL5 2021

rkixa

Well-Known Member
A compra de bicicletas aumentou por causa da pandemia, duvido que se mantenha para sempre.

Olhando para o valor de qualquer uma das bicicletas, eu não compraria sem ter a certeza de qual o modelo indicado para mim. Na domane dificilmente terás problemas, mas se estás mais inclinado para a emonda, consideraria esperar.

Sim @Carolina estou ciente disso e a compra irá ser sempre após o bikefit o que irá atrasar ainda mais a encomenda visto a Cyclos ainda estar encerrada, daí a dúvida, esperar e optar para ver o que sai de modelos 2022!

Estou mais ou menos na mesma situação que tu e temos medidas parecidas. eu tenho 1.77 com 78 cm entre pernas e em termos de flexibilidade também chego com facilidade com os dedos ao chão.

Vou comprar uma emonda. O vendedor (da loja) dizia-me que para mim era indicado o 54 e eu dizia que era o 52.

Como já fiz um bikefit na cyclos da antiga bicicleta eles já tinham la os meus dados gerais, consegui falar com eles sobre o tamanho ao que eles me dizem que o indicado para mim é o tamanho 56. O 54 daria mas ficava com cerca de 4cm de espaçadores por baixo do avanço.

Segundo eles a geometria da emonda de 2021 é igual à domane ou seja deixou de ter uma geometria de endurance.

Em relação à compra penso que vais ter de esperar o mesmo tempo se comprares agora a de 2021 como vais ter de esperar qd fizeres a compra da de 2022.
Também não acredito que a emonda de 2022 venha com muitas alterações à versão de 2021.

Nem por acaso recebi agora uma msg a dizer k a gama de 2022 vai ser antecipada...

Sem qualquer bike fit também estava inclinado para o 54 mas agora fica ainda mais claro que antes de investir tenho mesmo que lá ir primeiro para não fazer asneira.

Corrige-me se estiver errado! Quiseste dizer relativamente a geometria da Emonda que o modelo 2021 se tornou mais relaxada/menos agressiva correcto?

Se puderes partilhar as novidades que recebeste sobre novos modelos agradecia!
 

s0me0ne

Well-Known Member
Corrige-me se estiver errado! Quiseste dizer relativamente a geometria da Emonda que o modelo 2021 se tornou mais relaxada/menos agressiva correcto?
Exatamente o contrario. O modelo de 2021 a geometria é mais agressiva.

Se puderes partilhar as novidades que recebeste sobre novos modelos agradecia!
Eu estou à espera da bike à umas semana e mandei uma msg pelo instagram para a trek portugal a perguntar o tempo aproximado de espera depois da encomenta.

Eles responderam que depende do vendedor, e que a gama de 2021 vai ser antecipada. Apenas isso...
 

s0me0ne

Well-Known Member
Sem qualquer bike fit também estava inclinado para o 54 mas agora fica ainda mais claro que antes de investir tenho mesmo que lá ir primeiro para não fazer asneira.

Na minha opinião também terás de escolher o 56. Basicamente o que me explicou o Fiter da Cyclos é que temos de nos basear no stack.

A tua Coluer tem 560mm, a emonda 54 tem 541mm, ou seja para ficares com o guiador à mesma altura que tens agora tens de adicionar mais 2cm de espaçadores ao que já tens. pelo k parece na foto tens cerca de 2.5cm de espaçadores mais a caixa de direção, terias de adicionar mais 2 cm de espaçadores.

Se fores para o tamanho 56 tens 561mm de stack que é igual aos 560mm que tens agora.

Atenção que não sou especialista, mas foi o que me explicaram na cyclos durante os 45mm que tivemos ao telefone. Eles são mm excelentes e super atenciosos.
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
Como já fiz um bikefit na cyclos da antiga bicicleta eles já tinham la os meus dados gerais, consegui falar com eles sobre o tamanho ao que eles me dizem que o indicado para mim é o tamanho 56. O 54 daria mas ficava com cerca de 4cm de espaçadores por baixo do avanço.

Segundo eles a geometria da emonda de 2021 é igual à domane ou seja deixou de ter uma geometria de endurance.

está aqui alguma coisa que não faz sentido nestas duas frases... Então vais para um tamanho acima e terás menos espaçadores??? não será ao contrario??? e a Emonda é igual a Domane e deixou de ter geometria endurance... então a base da domane é endurance como é que a outra ficando igual deixou essa mesma geometria!!! ou eu é que estou a ver mal ou então não sei...
 

s0me0ne

Well-Known Member
Então vais para um tamanho acima e terás menos espaçadores???
Sim porque o stack é superior.

Imagina que tens o guiador a 1metro do chão com a coluer que tem 560mm de stack. Se na tamanho 54 tens 541mm de stack, com os mesmos espaçadores ficas com o guiador 19mm mais baixo. se quiseres continuar com o guiador a 1m do chao tens de colocar mais 19mm de espaçadores

Tem a ver com o tamanho do tubo de direção.
 

bullspot

Well-Known Member
Sim porque o stack é superior.

Imagina que tens o guiador a 1metro do chão com a coluer que tem 560mm de stack. Se na tamanho 54 tens 541mm de stack, com os mesmos espaçadores ficas com o guiador 19mm mais baixo. se quiseres continuar com o guiador a 1m do chao tens de colocar mais 19mm de espaçadores

Tem a ver com o tamanho do tubo de direção.
Embora isso esteja correcto, há outra variável que sofre alteração ao subir o número do quadro: o reach. Quadro maior, stack maior, reach maior.
De pouco serve ter o stack mais elevado se depois tens que andar todo esticado para chegar às manetes, o que vai obrigar a avançar o selim, alterar avanço para um mais curto e possivelmente manter os espaçadores na mesma...
Embora eu não seja especialista na matéria, há aí qualquer coisa nessa lógica que me está a escapar.
 

rkixa

Well-Known Member
Embora isso esteja correcto, há outra variável que sofre alteração ao subir o número do quadro: o reach. Quadro maior, stack maior, reach maior.
De pouco serve ter o stack mais elevado se depois tens que andar todo esticado para chegar às manetes, o que vai obrigar a avançar o selim, alterar avanço para um mais curto e possivelmente manter os espaçadores na mesma...
Embora eu não seja especialista na matéria, há aí qualquer coisa nessa lógica que me está a escapar.

@s0me0ne o que dizes está certo mas depois entram em conta as variáveis que o @bullspot referiu e a @Carolina disse mais resumidamente!

Não digo que não assente num 56 mas aí já estou a passar para um TT sensivelmente 3cm mais longo e Reach 1,5cm que pode ser excessivo! Lá está sem fazer bike fit não vou arriscar!

Para actualizar relativamente ao meu fit já ando faz alguns km sem espaçadores por baixo do avanço e até ver estou a sentir-me bem e sem desconfortos, inclusive, por incrível que pareça, mais confortável nos drops.
 

s0me0ne

Well-Known Member
@s0me0ne o que dizes está certo mas depois entram em conta as variáveis que o @bullspot referiu e a @Carolina disse mais resumidamente!

Não digo que não assente num 56 mas aí já estou a passar para um TT sensivelmente 3cm mais longo e Reach 1,5cm que pode ser excessivo! Lá está sem fazer bike fit não vou arriscar!

Para actualizar relativamente ao meu fit já ando faz alguns km sem espaçadores por baixo do avanço e até ver estou a sentir-me bem e sem desconfortos, inclusive, por incrível que pareça, mais confortável nos drops.
Eu só estava a relatar o que o técnico da cyclos me explicou. Até porque ele estava a inserir os meus dados num software.

A questão de ir mais esticado não é necessariamente assim porque a emonda tem um ângulo de selim menor k por exemplo a minha ktm revelator 52 o k faz com que o reach e o stack da ktm 52 e da emonda 56 sejam praticamente iguais. O k altera é a distância do centro pedaleiro ao selim.
 

rkixa

Well-Known Member
Eu só estava a relatar o que o técnico da cyclos me explicou. Até porque ele estava a inserir os meus dados num software.

A questão de ir mais esticado não é necessariamente assim porque a emonda tem um ângulo de selim menor k por exemplo a minha ktm revelator 52 o k faz com que o reach e o stack da ktm 52 e da emonda 56 sejam praticamente iguais. O k altera é a distância do centro pedaleiro ao selim.

Sim, também é verdade! Duas bikes com o mesmo Reach podem medidas diferentes de ETT, basta como disseste alterar o ângulo do seat tube e com um ângulo menor tem-se um ETT menor! Isto do bike fit é mesmo uma ciência :D
 

ricasmetx

Well-Known Member
Eu fiz na Cyclos antes da compra da bike e sao 5 estrelas.
Mesmo apos ter la ido 2 vezes, ha sempre ajustes e estao sempre disponiveis.
Ate arranjei uma nova de btt e ate nisso me ajudaram remotamente.
A espera valerá certamente a pena.
 

rkixa

Well-Known Member

Obrigado pelo lembrete só vi agora! Por acaso já os seguia no Instagram, vi a publicação quase na hora e enviei logo mensagem, agora é esperar devem ter uma lista longa!

Eu fiz na Cyclos antes da compra da bike e sao 5 estrelas.
Mesmo apos ter la ido 2 vezes, ha sempre ajustes e estao sempre disponiveis.
Ate arranjei uma nova de btt e ate nisso me ajudaram remotamente.
A espera valerá certamente a pena.

Fizeste para a bike que tinhas ou diretamente para a bike que estavas para comprar?
 

ricasmetx

Well-Known Member
Fiz um fit quando ainda nao tinha decidido a bike, estava entre a Emonda e a Canyon Endurance.
Eles, recomenderam, para a Trek tamanho M, com avanço X, espigao com recuo Y, etc, se fores para a Canyon é o 52.
Paguei, mandei vir a bike.
Fui la novamente para colocar tudo ao mm.
Ha umas semanas surgiu a maluqueira do btt e aconselharam-me sem la ir.
Sao 5 estrelas, precoupam-se mesmo com o teu bem estar.
 

rkixa

Well-Known Member
Boa tarde,
Já tenho comigo a nova companheira Trek Emonda SL 2021 já com bikefit em dia e alguns Kms em cima, super confortável e as sensação da bicicleta de onde venho para esta não tem nada a haver mesmo esta sendo o quadro SL!

Vinha agora pedir algumas opiniões sobre futura aquisição de rodas onde aproveitarei posteriormente a roda traseira para usar no rolo.

Procuro um perfil 30/40mm e as escolhas estão a pender para:

Zipp 303S - 1530Gr 23mm int./27mm ext. Hookless
Speedsix Quatro - 1470Gr 19mm int./27mm
Hunt 35 Carbono Aero Disco - 1357Gr 19mm int./27mm ext.

Estou inclinado para as Zipp no entanto as Speedsix são mais leves e mais baratas e as Hunt ainda mais leves e rondam o mesmo preço das Zipp, a ideia é passar a tubeless portanto a lateral Hookless que só permitiria tubeless não será problemático.

Alguém que possa dar algum feedback ou outra opção que possa haver que não tenha conhecimento?
 

DMA

Well-Known Member
Atenção as combinações aro/pneu que podes fazer com aros hookless. Vê se as marcas tem algum tipo de tabela de compatibilidade.
 
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